UseRH

janeiro 3, 2022

Você sabe o que é capital intelectual e sua importância nas empresas?

Capital intelectual é todo o conhecimento, sabedoria e vivência que os profissionais de uma empresa possuem.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Capital intelectual é todo o conhecimento, sabedoria e vivência que os profissionais de uma empresa possuem. Em um negócio, é de suma importância estimular e criar uma rede de compartilhamento, gestão e aprimoramento contínuo desse ativo.  

Assim como outras áreas e ativos de uma empresa (gestão de pessoas, talentos, financeiro, marketing, clientes), o capital intelectual é mais um elemento que precisa ser bem gerenciado para aumentar ainda mais o potencial da organização.

O que é capital intelectual?

O capital intelectual refere-se ao nível de conhecimento, inteligência e criatividade acumulado pela equipe de colaboradores de uma empresa. Trata-se de um ativo imaterial que, quando bem administrado, contribui com a geração de valor para a organização. Por isso, é um dos principais recursos que valem o investimento da empresa.

Como é um diferencial que tem relação com a capacidade de um negócio de gerar inovações e conhecimentos que promovam o desenvolvimento corporativo, o capital intelectual pode ser dividido em três classes:

 – Humano – Refere-se aos recursos humanos da empresa. Abrange elementos como conhecimento, competência, habilidades e experiência do colaborador;

Estrutural – Diz respeito às ferramentas e informações da empresa, ou seja, metodologias, bancos de dados, documentos e outros processos que garantem o funcionamento do negócio;

Credibilidade – Tem a ver com a capacidade que o colaborador tem de atrair e reter clientes.

Por que investir no capital intelectual?

Quando a empresa investe em recursos que potencializam o conhecimento e as habilidades dos colaboradores, ou seja, no capital intelectual, tem como retorno um time com ideias inovadoras, disposto a gerar melhores resultados. Assim, fica claro que investir na formação da sua equipe é mais vantajoso do que prejudicial.

Conheça as vantagens de gerenciar o capital intelectual:

Redução da taxa de turnover

Quando a empresa investe na capacitação da equipe, tem como resultado colaboradores mais engajados com ideias e habilidades que podem ajudar a promover o crescimento da organização. Esse fator reduz a taxa de turnover, diminuindo a quantidade de desligamentos.

Aumento da motivação dos colaboradores

Quando a empresa se prontifica a investir na capacitação de seus colaboradores, tem como retorno o aumento no engajamento e na motivação.

Criação de um diferencial competitivo

O investimento no capital intelectual é essencial para garantir um diferencial competitivo. Em uma gestão que prioriza a capacitação dos colaboradores, os resultados individuais de cada profissional são potencializados.

Incentivo à inovação

A gestão efetiva do capital intelectual de uma empresa tem como objetivo utilizar todo o potencial criativo e inovador da equipe. Para isso, são aplicados métodos que incentivam os colaboradores a buscarem por ideias inovadoras que potencializam os resultados obtidos.

Como gerir o capital intelectual das empresas

Agora que você já sabe o que é capital intelectual e qual a sua importância para o crescimento e desenvolvimento da empresa, veja como gerenciá-lo de forma correta.

Forneça capacitação à equipe

Quando as habilidades e as competências dos colaboradores são desenvolvidas e aperfeiçoadas, a empresa tem maiores chances de se destacar no segmento em que atua. Por esse motivo, é essencial disponibilizar treinamentos de capacitação de forma planejada e bem organizada.

Invista em gestão de conhecimento

Ao investir em treinamentos de capacitação, naturalmente se favorece a gestão de conhecimento. O objetivo é incentivar o compartilhamento de experiências e aprendizado entre os membros da equipe, a fim de favorecer o surgimento de ideias inovadoras.

Viabilize a aplicação do conhecimento

Dê autonomia e liberdade para seus colaboradores expressarem suas opiniões e apresentarem suas ideias. A empresa pode criar o hábito de reunir a equipe para discutir sobre um assunto de maneira que todos tenham liberdade para expor suas soluções para o problema.

Analise os dados

Em uma organização em que recursos humanos e tecnológicos estão bem alinhados, a possibilidade de alcançar resultados é ainda maior. Por esse motivo, é crucial que a equipe saiba fazer uso de ferramentas tecnológicas capazes de analisar e interpretar dados externos e internos de forma eficiente.

Com base nessas informações, fica claro que investir no capital intelectual da sua equipe é essencial para promover o crescimento, desenvolvimento e sua da sua empresa.

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome: