A inovação, a tecnologia e a transformação digital são temas sempre presentes no cenário empresarial atual. No contexto da gestão de pessoas, esses conceitos desempenham um papel fundamental na busca por soluções eficientes e estratégicas.
Reconhecendo a importância desses temas, convidamos a CEO da UseRH e especialista em recursos humanos, Jaciara Pinheiro, e o CTO da UseRH e especialista em tecnologia e inovação Ueliton Tonon para responderem perguntas essenciais sobre inovação, tecnologia e inteligência artificial aplicada a recursos humanos.
Neste artigo, abordaremos as respostas desses especialistas, buscando trazer clareza e insights para os diretores das organizações e gestores de RH.
E, no decorrer das perguntas e respostas, abordamos as possíveis aplicações da inteligência artificial no RH.
Leia até o final e ateste.
Tonon: Falando das principais dores das organizações em relação à gestão de gente, tudo gira em torno de pessoas e processos, independente da atividade do negócio.
Esse conjunto de pessoas e processos, quando apoiado por tecnologia, tem seus resultados potencializados. Porque a tecnologia vai suportar as metodologias de gestão de pessoas. Não se perdem, por exemplo, os processos implantados quando usamos sistemas e ferramentas aderentes a eles.
Visto que a operação de todas as empresas está acima de processos e pessoas, quando estes estão sustentados por tecnologia, se tornam mais organizados e sustentáveis, adquirindo perenidade.
De que forma?
Com o uso de tecnologia, mitiga-se o risco de perder um procedimento, por exemplo, com a troca de uma pessoa de função ou com a saída de um gestor. A perpetuação desse trabalho é muito mais provável de acontecer do que sem a tecnologia para registrar e organizar esses processos.
Tonon: A transformação digital inicia tendo as pessoas com os papéis bem definidos dentro da organização e processos implantados, desenvolvidos. A partir disso, se você utiliza ferramentas e tem procedimentos manuais, comece inserindo alguma ferramenta de tecnologia, plataforma ou sistema para padronizar e informatizar esses procedimentos.
Na gestão de pessoas, isso pode significar programas de desenvolvimento de pessoas, de avaliações, de acompanhamento da performance e resultados, das entregas e projetos.
Geralmente, quando as empresas são pequenas, ainda não são informatizadas. A tecnologia vem para substituir as atividades manuais e implantar processos automatizados e informatizados.
E a transformação digital tem grandes ganhos para as empresas. Diferenciais em produtividade, eficiência, assertividade e segurança, com processos estruturados e perpetuados.
Jaciara: Já é o presente. Mas acredito que toda inovação tem um tempo de adaptação do mercado. Então, nós temos um conflito de gerações em termos de uso de tecnologia. Estamos num mundo onde existem RHs falando de inteligência artificial e outros onde a digitalização ainda está na planilha. E tem aqueles que fazem tudo na mão.
Então, temos realidades muito diferentes do que é o avanço que a tecnologia traz para a área de recursos humanos. Não estamos todos minimamente nivelados.
Nós ainda vivemos também uma adaptação da onda pós-pandemia. A inteligência artificial ainda não é democrática no sentido de condições de acesso a todos, em função dos desafios estruturantes enfrentados pelo RH e que causam dissonância.
Por exemplo, áreas de RH de cidades maiores são diferentes de RHs de cidades menores; RHs de grandes empresas, com mais investimento e aporte, em detrimento a outras que ainda brigam para ter orçamento para fazer uma atividade de endomarketing, por exemplo, porque as empresas ainda não reconhecem.
Nesse sentido, enfrentamos ainda muita disparidade de acesso à inteligência artificial e outras tecnologias.
Jaciara: Já existem muitas atividades e processos do RH que podem ter sua eficiência melhorada com o uso de inteligência artificial. Ou seja, produzir mais em menos tempo, liberando os responsáveis pela gestão de pessoas de atividades operacionais para outras que exijam sua capacidade estratégica. Dentre eles, podemos citar o uso do Chat GPT para, por exemplo:
Construção de descritivo e anúncio de vagas: Usando o Chat GPT, um recrutador consegue criar textos em poucos minutos com todas as especificidades do descritivo da vaga, poupando tempo na construção de características. Além disso, consegue criar um texto para atrair os candidatos para a vaga.
Criação de e-mail de boas-vindas: Apresentando um pequeno briefing para o Chat GPT, com o nome da empresa, nome do novo contratado e as instruções para o início do trabalho, é possível solicitar um texto para um e-mail de boas-vindas.
Elaboração de roteiro de entrevistas: Também com o uso do Chat GPT, é possível obter ajuda para formular questões personalizadas por função ou área de atuação.
Levantamento de conteúdo para treinamento e desenvolvimento: Pode ser solicitado ao Chat GPT um roteiro de treinamento ou materiais sobre um assunto x, com sugestões de conteúdos, livros e artigos.
Além disso, existem ferramentas de inteligência artificial que contribuem para a análise de dados comportamentais, compilação e classificação de informações de acordo com banco de dados. Essas tecnologias podem ser usadas para analisar currículos e avaliar o desempenho, por exemplo.
Jaciara: Analisando os dados desmistificamos crenças e temos respostas baseadas em análises pragmáticas. Fazendo as perguntas corretas, questionando o porquê dos comportamentos, dos padrões e dos resultados, você tem o caminho para a inovação a partir dos dados.
Atualmente, usamos o people analytics nos processos envolvidos com ATS (Application Tracking System), ou seja, gestão de recrutamento e seleção para identificar perfis mais aderentes às vagas.
O people analytics além de facilitar a inovação, ele ajuda a construir mecanismos progressivamente mais personalizados. Ter conhecimento dos dados pode ajudar a criar respostas ainda mais personalizadas, a partir da curva de tendência.
Desta forma, o RH pode desenvolver práticas de gestão mais aderentes ao público da empresa.
Neste artigo, ficou claro que a tecnologia pode potencializar os resultados da gestão de pessoas ao apoiar metodologias e processos, garantindo a organização e a sustentabilidade das operações.
E ainda que a transformação digital traz ganhos significativos em produtividade, eficiência, assertividade e segurança.
Vimos também que a inteligência artificial já é uma realidade presente no RH, podendo ser aplicada em diversas atividades, otimizando processos e liberando os profissionais para atividades estratégicas.
Abordamos ainda o uso de people analytics para analisar dados e obter insights valiosos para a inovação.
Para empresas que desejam embarcar nessa jornada de transformação digital e aproveitar os benefícios da tecnologia na gestão de pessoas, a UseRH oferece soluções tecnológicas que atendem as dores do RH.
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Não fique para trás, aproveite o poder da tecnologia e alcance resultados surpreendentes na gestão de pessoas.