UseRH

EAD Corporativo no mundo pós-Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Já parou pra pensar nos aprendizados que a pandemia trouxe para o dia a dia da sua e de outras empresas? Muitas das medidas tomadas e das soluções encontradas durante o período de isolamento serão levadas daqui pra frente, pois provaram ser importantes, eficazes e até mesmo econômicas. O EAD Corporativo é uma delas. 

Se antes mesmo da pandemia que estamos enfrentando, o ensino à distância já estava em escalado, quando tudo isso passar, ele vai estar ainda mais presente no dia a dia das empresas. A modalidade traz inúmeras vantagens tanto para as companhias, quanto para seus(suas) colaboradores(as). E a prova é que a busca por EAD aumentou 70% durante a quarentena. Continue lendo e prepare-se para o futuro!

Planejamento e qualidade no ensino

Mais de 1,6 bilhão de estudantes do mundo todo ficaram impedidos de frequentar instituições de ensino devido ao isolamento social imposto pela pandemia. Isso levou muitas dessas escolas e universidades a adotar medidas de ensino à distância, mas sem muito preparo, afinal, fomos todos pegos de surpresa. Com mais tempo para planejamento e mais conhecimento sobre o EAD, é de se acreditar que este método de ensino será oferecido aos alunos com muito mais qualidade.

O EAD pode e deve ser personalizado de acordo com as necessidades de cada turma, curso e aluno(a), por isso é importante ter um diagnóstico prévio dessas carências e também saber os objetivos que você deseja alcançar ao implementar o método de ensino. É fundamental ter um bom planejamento. Assim, você também vai mensurar os resultados de maneira mais assertiva.

Métodos diferenciados serão utilizados

Para estabelecer um aprendizado ativo por parte dos alunos, será necessário utilizar novos métodos de ensino, que estimulem o engajamento nos treinamentos virtuais. Hoje, já existem plataformas especializadas, construídas especialmente para promover maior participação dos estudantes, mesmo à distância. A gamificação é uma das tendências, que aposta em um sistema de recompensas parecido com o dos jogos, capaz de melhorar o trabalho em equipe e estimular a criatividade, mesmo à distância.

Além disso, será necessário estimular a interação entre alunos(as) e professores, criando espaços de conversas e discussões. Afinal, essa é uma das principais críticas que o modelo recebe: a desumanização do ensino. Mas quando bem planejado e disponibilizado com as ferramentas corretas, isso não será mais uma fragilidade do EAD, principalmente se avaliarmos todos os seus benefícios.

Presencial e à distância

Para os que ainda são céticos em relação ao assunto, mas tiveram que adotar o ensino à distância durante a pandemia, acredita-se que devam adotar o ensino híbrido: presencial e à distância. O EAD pode também ter ajudado a melhorar a autonomia de boa parte dos(das) alunos(as) no aprendizado, e deve deixar uma herança tecnológica que pode ser benéfica em várias situações.

Plataformas LMS

No EAD corporativo, as oportunidades são infinitas: Universidades Corporativas à distância, treinamentos e cursos, tudo baseado nas diretrizes da empresa e focado nas necessidades dos(das) colaboradores(as). Neste cenário, as plataformas LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem), devem ganhar ainda mais força. Este tipo de sistema disponibiliza vários recursos que auxiliam no aprendizado online, permitindo planejamento, implantação e avaliação de atividades.

Quer saber mais sobre como aproveitar as vantagens do EAD na sua empresa? Agende sua demonstração gratuita da USERH! 

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome: