Busca por EAD aumenta 70% na quarentena: conheça as vantagens

A pandemia do Corona Vírus está sendo um tempo de aprendizado para todos, inclusive para equipes de gestão de recursos e processos, que buscam formas de usar a tecnologia no RH. Há alguns anos, principalmente desde o surgimento da internet, já viemos mudando o jeito como fazemos atividades simples do dia a dia, como compras, movimentações bancárias e até mesmo aulas e cursos.

O Ensino à Distância (EAD), já é conhecido de muitas pessoas que optavam pelo método, mesmo antes da quarentena. Para elas, este modelo de aprendizado sempre teve suas vantagens, como as aulas on demand, disponíveis quando você quiser ou puder estudar e, muitas vezes, os custos reduzidos. 

No cenário de distanciamento social e trabalho home based, um levantamento realizado pela Catho Educação mostra que a plataforma registrou um aumento de 68% em matrículas para cursos por educação à distância (EAD) ou semipresenciais, entre o período de 21 de março e 6 de abril. Dentre as disciplinas mais procuradas estão: Administração, Gestão de RH, Biomedicina, Ciências Contábeis e Logística. Os dados demonstram que as pessoas têm procurado alternativas para estudar, adquirir novas competências profissionais e estarem mais preparadas do que nunca para o futuro incerto que iremos enfrentar.

A pesquisa verificou ainda que, para 79% dos recrutadores, o formato de qualificação - seja EAD ou presencial - não é critério determinante de avaliação para recrutar profissionais. Desta forma, a real qualificação do profissional para a vaga é muito mais importante do que como ele adquiriu essas habilidades.

EAD corporativo: um novo desafio para as empresas

Empresas que passam por processos de atualização que necessitam de treinamentos constantes precisam achar uma maneira de continuar dando todo suporte para que os funcionários possam continuar contribuindo para o desenvolvimento do negócio. É aí que entram as plataformas de EAD corporativo. Se você era cético sobre o assunto e achava que um ensino à distância nunca iria se equiparar a aulas presenciais, mais do que nunca, é hora de começar a repensar sobre esta forma de capacitar os colaboradores da empresa.

89% das empresas já utilizam o EAD

Dados da 4ª Pesquisa Nacional sobre Práticas e Resultados da Educação Corporativa, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), mostram também que em 2012, o EAD estava presente em 33% das empresas com universidade corporativa. Em 2018 a modalidade chegou a 89% das companhias. Além disso, houve redução da proporção dos programas totalmente presenciais.

Isso porque as empresas já perceberam que desta forma podem aumentar a base de funcionários atendidos, já que o conteúdo disponibilizado está online. Além disso, o EAD corporativo oferece a possibilidade de customização dos treinamentos, de acordo com o nível de habilidade dos alunos, focando nas suas maiores necessidades. Isso aumenta o nível de satisfação de quem está aprendendo e o seu retorno sobre o investimento.

Redução de custos para a empresa

Outro ponto que o levantamento traz para justificar o crescimento do EAD nas corporações é a redução de custos, já que a empresa economiza com as despesas de viagem e hospedagem dos funcionários, pois muitas vezes essas capacitações aconteciam em outras cidades ou estados.

Estes números tendem a continuar escalando, já que a situação que vivemos atualmente irá fazer muitos profissionais terem que procurar esta forma de ensino. E uma vez que perceberam todas essas vantagens, podem continuar repetindo esta prática.

Saiba como a UseRH pode contribuir para o EAD corporativo na sua empresa! Agende uma demonstração da nossa plataforma.