A cada dia, principalmente ao observar cases de sucesso em grandes corporações, mais empresas têm reconhecido a importância da educação corporativa e implantado métodos para difundir conhecimento de várias áreas entre seus(suas) colaboradores(as).
Mesmo treinamentos com teor mais técnico possuem uma capacidade essencial para a evolução de qualquer negócio: alinhar comportamentos às estratégias da empresa e posicioná-la no mercado em vantagem com relação a seus concorrentes. Para isso, é necessário ter objetivos bem definidos e construir um bom planejamento. Saiba mais neste post.
Construa uma reputação interna e externamente
Adotar o EAD corporativo como prática dentro da sua empresa promove a imagem dela diante do mercado e o employer branding internamente. Assim, você garante funcionários mais felizes e satisfeitos e constrói sua reputação, mantendo-se competitivo no seu ramo de atuação.
Os treinamentos devem ser muito bem pensados e de preferência baseados em pesquisas que reconhecem necessidades específicas em cada equipe, capacitando os(as) colaboradores(as) e os preparando para o mercado, de acordo com os princípios que guiam o seu negócio.
Essa qualificação pode ser feita de diversas formas, como cursos pontuais ou mais extensos, como ocorre na Universidade Corporativa, a ferramenta perfeita para você passar conhecimentos essenciais que influenciam diretamente a sua empresa para a equipe e alavancar a produtividade.
É comum pensarmos em cursos mais técnicos, quando falamos de educação corporativa, mas não podemos esquecer que você também pode aplicar treinamentos comportamentais e até mesmo estimular o empreendedorismo corporativo. Os benefícios são incontáveis! Continue lendo.
Como desenvolver um treinamento estratégico
Bons treinamentos, isto é, produtivos e que fazem a diferença, devem ser alinhados às estratégias da sua empresa. Ficar atento a alguns passos pode te ajudar:
Determine um propósito
Faça questionários, converse com pessoas e avalie quais os principais pontos que devem ser trabalhados nos treinamentos. Isso irá te ajudar a entender em que pé as coisas estão antes de promover alguma mudança e estabelecer objetivos mais claros para os(as) funcionários(as) e para a empresa.
Assim você também consegue compreender a personalidade da sua equipe e escolher que métodos irão promover resultados mais promissores para alinhar os conhecimentos que serão compartilhados com a estratégia da companhia.
Seja organizado e informe sua equipe
Desde o início, os objetivos do treinamento corporativo devem estar claros, tanto para a equipe, quanto para as lideranças. Reforce que o curso é um compromisso que trará muitos benefícios para os alunos e para o trabalho e estimule o engajamento através de e-mails e lembretes. Além disso, determine prazos que ajudarão na autodisciplina e criarão hábitos de estudo, não deixe nada para a última hora, para que não haja desculpas!
Personalize e direcione os treinamentos
Com o diagnóstico inicial, é possível identificar necessidades específicas. Nem toda corporação precisa de todos os treinamentos, mas não se esqueça, que mesmo cursos diferentes devem buscar o mesmo sentido para a empresa.
Aprenda a distância
O EAD Corporativo tem se tornado cada vez mais comum e provou que veio para ficar, mesmo após a pandemia, já que oferece tantas vantagens. Com o uso de uma plataforma LMS, por exemplo, é possível personalizar sua interface, seu conteúdo e ainda oferecer cursos em diferentes formatos para sua equipe. Você consegue gerir todo o processo de maneira autônoma e ainda acompanhar os resultados de cada aluno.
Agende uma demonstração gratuita da USERH e saiba como funciona!