O que é uma Universidade Corporativa?

Manter-se atualizado no seu mercado de atuação é fundamental para conseguir um bom emprego. Isso a maioria dos candidatos à procura de trabalho já sabe. Agora, cada vez mais, as empresas e profissionais de RH percebem que investir no treinamento e em aprimorar as habilidades dos funcionários é um passo essencial para o bom funcionamento, evolução e sucesso dos negócios. Com isso, surge a Universidade Corporativa (UC). Você sabe como ela funciona? Confira neste post!

O conceito de Universidade Corporativa

A UC nasce como uma ferramenta de desenvolvimento dos colaboradores dentro de uma organização, para a empresa aprimorar seus talentos. Ela é responsável por criar e replicar conhecimento entre eles de maneira ágil e bastante específica, com o DNA do negócio.

Ter uma Universidade Corporativa é uma forma eficaz de fortalecer a marca empregadora. Isso porque cada uma dessas instituições de ensino é vinculada com uma organização, que percebe a importância de cursos e se interessa em investir nos profissionais e parceiros, promovendo o crescimento de todos os envolvidos.

O controle interno do ensino e a demonstração dessa preocupação com os colaboradores é uma forma de branding com resultados efetivos e duradouros.

Como são avaliados os alunos?

Uma vez que a Universidade Corporativa é controlada internamente, os critérios de avaliação são definidos pelos profissionais responsáveis pelas aulas e treinamentos. Este é um dos fatores que diferem a UC de uma universidade tradicional, que geralmente possui critérios mais padronizados, definidos pelo Ministério da Educação (MEC). Desta forma, podem-se exigir níveis de conhecimento e habilidades mais individuais. Além disso, é válido lembrar que o certificado é apenas de participação, logo, não gera nenhum grau de formação ao profissional que participa do curso.

EAD X Presencial

As aulas na Universidade Corporativa podem acontecer tanto presencialmente, quanto à distância. Geralmente, elas acontecem na sede da companhia ou online, o que permite maior flexibilização, de acordo com os horários dos trabalhadores, padronização dos conteúdos, além de redução de custos para a empresa e capacitação de diversos colaboradores ao mesmo tempo.

Geralmente, o acesso aos cursos online é feito por meio de uma plataforma que facilita a gestão dos conteúdos ensinados, dos prazos de entrega de atividades, a avaliação dos alunos, a mensuração dos resultados, gerando relatórios de desempenho e sobre as competências desenvolvidas por cada um dos colaboradores.

Por que ter uma UC?

A Universidade Corporativa permite um maior controle sobre o que é ensinado, tornando as aulas e treinamentos mais assertivos. É possível passar aos colaboradores exatamente o que eles precisam aprender, enquanto em uma universidade tradicional, muitas vezes estariam tendo conteúdos que não utilizariam no trabalho.

A ferramenta também pode ensinar como estimular o empreendedorismo coorporativo e aumentar a competitividade organizacional de maneira saudável. Além disso, a mensagem transmitida é sempre alinhada à cultura e aos valores do negócio.

Hoje em dia, a tecnologia permite que as UCs sejam implementadas também em pequenas e médias empresas, mostrando-se inclusive como uma opção com menores custos. Cursos online, por exemplo, podem ser replicados quantas vezes for necessário e não há necessidade de gastos com hospedagem e locomoção.

Como ter uma UC na minha empresa?

O primeiro passo para construir sua própria Universidade Corporativa é contar com uma boa plataforma para armazenar as aulas e disponibilizá-las aos alunos. A UseRH é uma plataforma digital de desenvolvimento humano simples e acessível, criada por profissionais de RH que permite a criação da sua UC de forma rápida e independente. Agende uma demonstração da nossa plataforma e saiba mais.