Como aproveitar a educação corporativa ao máximo na sua empresa

Continuar aprendendo e se atualizando sempre é uma forma de destacar-se no mercado e aumentar a competitividade não somente para profissionais em busca de oportunidades, mas também para empresas que planejam evoluir e alcançar o sucesso. Por isso, investir na educação corporativa e no capital humano tem um retorno garantido tanto para a companhia, quanto para seus(suas) colaboradores(as).

Treinamentos e cursos podem transformar a cultura organizacional, aumentar a eficiência da equipe e a produtividade da empresa, impactando diretamente no lucro da mesma. Além disso, você faz os participantes sentirem-se valorizados e mais satisfeitos, diminuindo os índices de turnover.

No post de hoje, você vai descobrir como aproveitar a educação corporativa ao máximo e garantir ótimos resultados. Continue lendo!

Entenda o que precisa ser melhorado

Analisar e planejar é uma das etapas mais importantes para garantir o sucesso do treinamento corporativo. É necessário estudar a empresa e seus setores, por meio de indicadores de performance, por exemplo, conversar com os(as) colaboradores(as) e compreender onde estão as dificuldades e o que pode ser melhorado.

Desta forma, é possível identificar quais tipos de treinamento e temáticas das quais eles iriam se beneficiar e que seriam capazes de aprimorar os processos. Diferentes setores podem ter necessidades diferentes, por isso realizar esse diagnóstico é essencial. Com ele, você facilita o seu trabalho e conquista mais produtividade e melhores resultados para a empresa.

Comunicação com a equipe

Um dos papéis mais importantes do RH é manter o contato com a equipe e comunicar decisões e processos da empresa. Uma comunicação clara e sem ruídos aumenta a confiança dos(as) colaboradores(as) e os faz trabalhar de forma mais objetiva, cientes de tudo que está acontecendo.

Levando isso em consideração, você deve explicar para eles as necessidades e benefícios que o treinamento corporativo irá trazer para o dia a dia de trabalho, para o conhecimento pessoal e, claro, para a empresa. Essa conscientização é capaz de criar uma cultura de aprendizado, inovação e empreendedorismo corporativo, que aumenta o engajamento nos cursos. Para isso, mostre cases de sucesso e invista em bons tutores e materiais para as aulas.

Avaliação e feedback

Continuando nossa conversa sobre a importância da comunicação entre a equipe, fazer uma avaliação após o fim do treinamento é essencial para verificar o impacto que ele teve sobre os diferentes setores e até mesmo sobre cada um que participou. É possível verificar a satisfação dos(as) funcionários(as), como se o comportamento e o pensamento deles mudou, se houve aumento na eficiência dos processos e na qualidade do atendimento ao cliente e até mesmo uma possível melhora no clima organizacional.

Você pode fazer isso através de contribuição voluntária ou de questionários anônimos e daí tirar insights para os próximos treinamentos, realizando as alterações necessárias e sempre trabalhando para que empresa e equipe tirem o máximo de proveito deles.

Apoio da liderança

O respaldo dos líderes é super importante o sucesso da educação corporativa. O líder deve reforçar a relevância dos treinamentos e valorizar os resultados e o bom desempenho dos(as) colaboradores(as). Gerentes, supervisores, diretores devem apoiar e dar exemplo para impulsionar o engajamento da equipe. Afinal, o sucesso de cada um influencia no sucesso de todos!

Aposte no EAD Corporativo

Uma possibilidade muito interessante hoje é trabalhar com o EAD Corporativo, seja para cursos específicos ou com as Universidades Corporativas. Este método proporciona diversas vantagens, como a redução de custos, a flexibilidade de horários e a personalização de conteúdos. Saiba mais sobre nossa plataforma de EAD e descubra como podemos ajudar a sua empresa!