Os benefícios do treinamento EAD para sua equipe

Vivemos em um mundo de constantes mudanças com as quais precisamos aprender a lidar e também nos adaptar. Com o surgimento de novas tecnologias e também com a pandemia, a educação é uma das áreas que tem passado por uma transformação digital, tornando-se muito mais dinâmica com o objetivo de engajar cada vez mais os alunos. Com o suporte de boas ferramentas e o uso de metodologias modernas, o Ensino a Distância pode, inclusive, trazer uma série de vantagens para o mundo corporativo. Continue lendo para saber mais!

Como deve ser um modelo eficiente de treinamento

Os cursos e aulas a distância têm conseguido conquistar seu espaço, principalmente entre aqueles que eram céticos quanto a eficácia do treinamento virtual, devido a todo potencial que mostra para treinar um maior número de pessoas com controle total do aprendizado de modo muito mais acessível para gestores e organizações atingirem excelentes resultados.

Um bom modelo de EAD deve tornar o aluno parte ativa e autônoma processo e desenvolver habilidades não somente técnicas. Vamos falar um pouco mais sobre isso.

Tipos de treinamento EAD

O EAD Corporativo pode ser utilizado em situações diversas, já que uma de suas grandes vantagens é a possibilidade de personalizar conteúdos, ajustando-os aos objetivos e expectativas da empresa. Desta forma, você pode oferecer diferentes tipos de treinamentos para os colaboradores, como:

- Cursos de capacitação continuada: focados em especializar o profissional em sua área de formação;

- Treinamentos de equipes: objetivam necessidades pontuais como mudanças em processos;

- Treinamentos para gestores e liderança;

- Treinamentos de processos internos: cursos mais curtos para ensinar os colaboradores a executar determinadas tarefas;

- Integração de novos colaboradores: conteúdos de conhecimentos gerais da organização para tornar o novo colaborador apto o mais rápido possível.

Desenvolvimento além de características técnicas

Além do desenvolvimento técnico que o EAD Corporativo possibilita, é possível e também necessário, utilizá-lo para aperfeiçoar características mais subjetivas, como a habilidade de trabalhar em equipe e a proatividade.

Organização e disciplina

No EAD, grande parte do sucesso do aprendizado depende do próprio aluno, por isso a organização é fundamental. Mesmo sem um cronograma fixo, ele precisará sistematizar o ensino da melhor forma para si mesmo, escolhendo um local adequado, encaixando os estudos no horário ideal, de acordo com suas tarefas diárias e muitas vezes estabelecendo metas e prazos de entrega.

Outro aspecto interessante que é desenvolvido com os cursos remotos é a autodisciplina, uma vez que você não cumprirá suas atividades por ordens de outra pessoa, mas para sim seu próprio desenvolvimento. Esse senso de responsabilidade traz inúmeros benefícios, não só para a vida profissional, mas também pessoal.

Isso sem mencionar todo o autoconhecimento que é aprimorado durante o processo. É necessário saber em quais horários é possível ser mais produtivo, como se organizar melhor, quais tipos de conteúdo são mais úteis ao aprendizado e com quais tipos se adapta melhor, quais são as suas dificuldades, seus limites e como superá-los.

Se você planeja ter uma Universidade Corporativa e fortalecer todas essas competências em seus funcionários, conheça a UseRH. Somos uma plataforma de gestão integrada de pessoas pensada por profissionais de recursos humanos. Agende uma demonstração e saiba como funciona!