UseRH

junho 10, 2022

Universidade corporativa: ações de T&D online dobraram em dois anos

Atualmente, 69% das ações de capacitação nas organizações já são online, de acordo com a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2021/2022. Veja como uma universidade corporativa pode ajudar!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Conhecida como uma grande impulsionadora para o crescimento das empresas, a tecnologia também contribui para elevar o setor de treinamento e desenvolvimento para um patamar estratégico.

Atualmente, 69% das ações de capacitação nas organizações já são online, de acordo com a pesquisa Panorama 2022. Esse canal vem crescendo em detrimento do formato presencial.

Em 2019, por exemplo, 29% dos treinamentos realizados em empresas brasileiras foram online, enquanto 71% foram presenciais. Em 2021, o cenário se inverte. A modalidade online alcançou 69% de aplicação e, os presenciais, 31%, de acordo com o mesmo estudo.

É claro que o fator “pandemia” foi uma das razões para essa virada de chave. No entanto, outros motivos sustentam o comportamento pós-pandemia, como custos consideravelmente mais baixos, facilidade para acompanhar a progressão dos colaboradores e dados consistentes para avaliação de impacto e retorno de investimento em grandes projetos.

Universidades Corporativas ganham espaço

Uma das principais ferramentas desta nova fase dos times de Treinamento e Desenvolvimento é a Universidade Corporativa online, presente em 35% das empresas brasileiras, conforme números da pesquisa.

Essas plataformas, próprias para educação corporativa, dispõem de um ambiente virtual com recursos variados para a gestão de conhecimento. É possível, por exemplo, montar cursos e trilhas de treinamentos, utilizar diferentes formatos de conteúdo (vídeo, .pdf, apresentações etc) e visualizar dashboard de monitoramento, com diferentes indicadores e relatórios.

Os ganhos para o setor são compatíveis com os desafios cotidianos de diversas gestões, como: diminuir custos com reciclagens de treinamentos e custo/hora com o time, otimização do tempo ao fazer gestão em massa de usuários.

Aulas ao vivo ainda são maioria em treinamentos online

Segundo a pesquisa Panorama 2022 do Treinamento no Brasil, as aulas online, EAD com professor ao vivo, correspondem a 33% do universo de treinamentos contra 28% não ao vivo.

Ou seja, mesmo que tenha ocorrido uma migração de formato – do presencial para o online – ainda há um movimento semelhante ao presencial na execução das capacitações.

Avaliação de reação é a mais comum para mensurar o qualidade dos treinamentos

Embora a aprendizagem seja o mais importante em um projeto de educação, essa avaliação é a segunda mais aplicada: 33% dos projetos de Treinamento e Desenvolvimento têm avaliação de aprendizagem contra 66% de reação.

Além disso, apenas 8% têm avaliação de resultados (impacto no negócio) e 2% de ROI (retorno sobre o investimento), sendo indicados para projetos mais estratégicos.

Plataforma para gestão de treinamentos

Para acompanhar a tendência de um setor de Treinamento e Desenvolvimento mais estratégico e atualizado, conheça hoje mesmo a plataforma de Universidade Corporativa da UseRH.

Esta ferramenta integrada fornece a gestores de RH e profissionais de T&D um ambiente virtual para gerir cursos e acompanhar o progresso dos colaboradores.

Esta plataforma pode ser testada por 7 dias. Agende agora mesmo uma demonstração e teste grátis.

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome: