UseRH

julho 12, 2022

Employer Branding: como reter talentos construindo uma imagem positiva através da educação 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O mercado de trabalho passa por uma intensa transformação pós-pandêmica. Cada vez mais profissionais priorizam o trabalho remoto ou híbrido, em busca de flexibilidade e qualidade de vida. E o que o Employer Branding tem a ver com isso?

O principal benefício do Employer Branding passou a ser o grande desafio das organizações na atualidade: reter os melhores profissionais e atrair talentos.

Mas o que é employer branding?

Employer Branding ou Marca Empregadora é uma estratégia de marketing corporativo que tem por objetivo construir uma boa imagem da empresa como um bom lugar para trabalhar. Ou seja, como um lugar atrativo para pessoas qualificadas do mercado.

Apesar do conceito associado ao marketing, essa é uma prática fundamental do setor de Recursos Humanos. 

Certificações, como o Great Place to Work (GPTW), aferem e reconhecem os melhores ambientes de trabalho ao redor do mundo, e são um exemplo de ferramenta usada nessa estratégia.

Quer saber mais sobre o assunto e ficar por dentro desta estratégia? Continue lendo este artigo.

Qual a importância do Employer Branding?

Proporcionando uma experiência de trabalho mais agradável e enriquecedora ao colaborador, há aumento do tempo de permanência na empresa e consequente redução do turnover. 

Esse mesmo colaborador hoje compartilha a sua história com a organização por meio de redes sociais, como LinkedIn, mostrando os desafios, exibindo os reconhecimentos, comentando sobre o clima na empresa, apontando as dificuldades do dia a dia e as soluções encontradas. 

De forma “orgânica”, ele dissemina os valores e a cultura da empresa. Multiplicando essa atitude por dezenas, centenas ou milhares, compreendemos o resultado: a formação da imagem.

Então, a empresa não só passará a reter mais talentos como também se tornará atrativa para profissionais qualificados em busca de uma oportunidade em um ambiente que haja valorização.

Quais os benefícios do Employer Branding?

Como já foi dito, o principal benefício do Employer Branding é reter os melhores profissionais e atrair talentos para a empresa. Mas ele também provoca:

Aumento da produtividade: empregados satisfeitos se preocupam em manter a performance no trabalho e entregar bons resultados;

Redução de custos: com contratações mais assertivas e redução de turnover;

Percepção comercial positiva: em uma visão cíclica, o consumidor se importa com a integridade do colaborador que produziu o produto que ele irá consumir. Afinal, “que qualidade terá algo feito por alguém insatisfeito? E que respeito a marca terá comigo, consumidor, se trata mal seus empregados?”.

Educação Corporativa e Employer Branding

Entre as ferramentas e incentivos que podem ser utilizadas no Employer Branding está a educação corporativa.

Mesmo não sendo uma estratégia de marketing, mas sim do setor de Treinamento e Desenvolvimento, é uma das práticas mais eficazes para valorizar as pessoas, aumentar a motivação do trabalhador, disseminar a cultura interna, melhorar a comunicação e elevar a produtividade.

E para fazer uma aplicação eficiente da Educação Corporativa, as empresas podem contar com uma plataforma de Universidade Corporativa, para realizar os treinamentos, acompanhar o progresso dos colaboradores e monitorar indicadores de desempenho de T&D.

Conheça a solução de Universidade Corporativa da USERH e tenha uma estrutura que permite:

– Criar cursos e trilhas para estratégias diversas, como Onboarding, Capacitações e Reciclagens;

– Gerir conteúdos e pessoas em massa;

– Emitir certificados de forma automatizada;

– Aplicar testes e avaliações com correção automática;

– Acompanhar o progresso de colaboradores e equipes de trabalho;

– Comunicar-se com toda a base de colaboradores sobre os treinamentos e capacitações usando um sistema de notificações automáticas e manuais;

– Desenvolver estratégia de gamificação personalizada por pontuação;

– Analisar indicadores para melhoria da estratégia;

– Utilizar diferentes formatos de conteúdo (vídeo, PDF, Excel, PPT e etc).

Esses são alguns exemplos de recursos que facilitam o dia a dia da equipe de T&D.

Quer mais detalhes sobre a USERH? Faça um teste de 15 dias na nossa plataforma!

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome: