O Ensino à Distância (EAD) já vinha crescendo de maneira massiva e agora também tem se mostrado uma ferramenta poderosa para as empresas, sejam elas de grande porte ou não. Com um maior nível de especialização de funcionários, as corporações podem evoluir ainda mais rápido e este fato já está no radar de quem busca crescer de maneira sustentável, beneficiando os colaboradores e também os negócios. Confira o post de hoje!
O que é EAD?
O EAD surge como um modelo de aprendizagem para atender às necessidades do mundo moderno e é uma das principais soluções empresariais de RH que envolvem a tecnologia. Este tipo de ensino ocorre de maneira remota, por meio de um ambiente virtual que pode incluir espaços para interação entre aluno e professor, materiais para download disponível, vídeos, exercícios, atividades avaliativas, entre outras opções.
Assim como outras tecnologias, o EAD tem evoluído, diminuindo cada vez mais a sensação de distância física e ausência da sala de aula. Além disso, com maiores possibilidades oferecidas pelas plataformas de ensino, novas áreas têm incluído o ensino remoto em seu cotidiano, como é o caso do EAD Corporativo, uma excelente opção para desenvolver habilidades de colaboradores de uma empresa. Continue lendo!
Por que oferecer este tipo de ensino aos colaboradores?
A flexibilidade que o EAD oferece é uma vantagem indiscutível, principalmente para os trabalhadores que possuem diversas outras tarefas e acabam nunca iniciando um novo curso, pois não conseguiram encaixar as aulas no seu dia a dia corrido.
Os materiais ficam disponíveis para serem acessados de qualquer lugar ou em qualquer horário. Desta forma, é possível atender um grande número de pessoas, que se organizam individualmente para realizar os estudos e cumprir os prazos das atividades.
O EAD também mostra-se financeiramente vantajoso para as empresas, que muitas vezes têm que arcar não só com o custo do curso, mas também com hospedagem, alimentação, transporte, compra ou aluguel de espaços e equipamentos técnicos, entre outras preocupações e gastos. Além disso, aulas online podem ser replicadas o número de vezes que for necessário para quantas pessoas você quiser.
A padronização dos cursos é outra grande vantagem, principalmente para empresas de grande porte. Desta forma, é possível ter maior controle sobre o processo de aprendizagem e, consequentemente, sobre a evolução dos funcionários.
Tendências do EAD Corporativo
Como abordamos anteriormente, o cenário do EAD Corporativo é de plena evolução e algumas tendências vêm norteando esse caminho. Entre elas:
> O microlearning: pequenas pílulas de conteúdos fáceis e rápidas de entender;
> O gamification: uso de técnicas geralmente utilizadas em games para auxiliar na compreensão de algum conteúdo;
> As trilhas de aprendizagem: seleção de conteúdos que funcionam em conjunto, de forma que o aluno consegue ter acesso ao próximo quando terminar o conteúdo anterior.
Como engajar os funcionários
Quando o assunto é EAD Corporativo, ter uma plataforma descomplicada e interativa é muito importante para manter os colaboradores da companhia interessados e motivados. Por isso, a tecnologia utilizada para dar acesso às aulas e materiais de ensino deve estar de acordo com as tendências que mencionamos e ser de simples utilização.
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