Soluções empresariais de RH: como a tecnologia melhora a gestão

Investir em tecnologia é cada vez mais importante para encontrar boas soluções empresariais de RH. Afinal, sistemas automatizados e plataformas online podem ser usados de diferentes maneiras, sempre proporcionando mais eficiência e qualidade ao trabalho de gestão de pessoas.

Para manter sua empresa sempre atualizada em relação às melhores práticas corporativas, é fundamental estar por dentro de todas as ferramentas disponíveis no mercado.

Continue lendo o post e saiba como funcionam as principais tecnologias de RH para aplicar na sua organização. Confira!

Softwares de gestão de pessoas

Uma instituição que opera suas tarefas sem estruturação obviamente tem bastante retrabalho. Além disso, perde produtividade e tempo cruciais para o sucesso do negócio. Ao investir em um sistema de gestão integrado, essa falha é resolvida em um curto período, por meio da implementação de processos enxutos e ágeis.

Desta forma, as pessoas passam a distinguir os processos e obedecer à risca as indicações do software. O resultado é a otimização no tempo de resposta aos clientes e fornecedores.

Por isso, esse tipo de tecnologia integra todas as informações mais importantes para o RH em uma única plataforma, facilitando a organização de fichas, avaliações e outros dados. Assim, a busca de documentos se torna mais rápida e simples, evitando que o histórico dos funcionários se perca em meio a enormes pilhas de papel.

Outra vantagem dos softwares de gestão de pessoas é a utilização do people analytics, tecnologia que direciona ferramentas de Business Intelligence e Big Data para as rotinas de RH. Com isso, faz-se o cruzamento e a análise de dados para tomar decisões estratégicas, como a formação de lideranças e a montagem de treinamentos.

Engana-se quem pensa que implementar um sistema tecnológico é uma tarefa complicada. A oferta de plataformas no mercado está aumentando, e elas disponibilizam cada vez mais praticidade. Com aplicações intuitivas, a rotina do departamento ganha dinamismo, garantindo a qualidade dos resultados.

Treinamentos online de soluções empresariais de RH

Por meio da educação à distância, o treinamento corporativo pode alcançar um grande número de profissionais. O processo passa pela quebra de fronteiras geográficas, pelo respeito a cadência de aprendizagem de cada um e pela redução de custos.

Diversas instituições acreditam que não é mais necessário ofertar um espaço físico designado à aprendizagem. Acredita-se, agora, que o conhecimento pode ser alcançado em qualquer lugar ou momento.

Usar o e-learning nos treinamentos corporativos é a melhor maneira de capacitar profissionais com pouco tempo disponível para cursos presenciais. Uma plataforma de estudos online possibilita ao colaborador assistir às aulas em qualquer dispositivo com internet, nos lugares e horários de sua preferência.

Se o conteúdo for relevante, o método aumenta bastante a adesão da equipe aos treinamentos. Além disso, o custo para a realização dos cursos é reduzido, já que a empresa não precisa arcar com gastos estruturais, como aluguel de espaço, equipamentos e coffee break, por exemplo.

Vejamos agora algumas vantagens de optar por esse tipo de serviço:

  • menor custo de desenvolvimento de conteúdo e hora aula ministrada;
  • eliminação de gastos com deslocamento/hospedagem de aluno e instrutor;
  • padronização do treinamento;
  • melhor gerenciamento do tempo do aluno e da instituição empregadora;
  • inclusão de materiais didáticos online no módulo;
  • interatividade entre alunos, professores e tutores;
  • possibilidade de avaliação do curso e da plataforma p/feedback ao gestor de RH.

Redes sociais corporativas

Comunicar-se com os colaboradores não deve ser missão impossível. Tendo uma rede social corporativa, a emissão de dados internos acontece de modo mensurável, ágil e dinâmico, otimizando o engajamento das pessoas com o que é comunicado e mantendo o alinhamento estratégico e cultural.

Por isso, utilize-a para incentivar a colaboração e a co-criação, sem perder o foco, de modo moderado e mediado. Tenha um ambiente digital para que profissionais troquem ideias e atinjam resultados coletivos.

Assim, percebe-se que essa estratégia é uma das maiores vantagens de usar tecnologia nas soluções empresariais de RH e aprimorar o fluxo de comunicação entre os membros da organização. Elas são o maior exemplo disso, tornando possível a criação de grupos de discussão e a troca de informações sobre projetos com total segurança.

Plataformas colaborativas

Um dos papéis mais importantes do setor de RH é fomentar a inovação e a criatividade nos processos de trabalho. Nesse cenário, as plataformas colaborativas vêm ganhando espaços cada vez maiores nas organizações.

Elas consistem em sistemas online nos quais colaboradores internos, funcionários externos e até clientes podem sugerir soluções para os projetos da empresa. Nesse método, também conhecido como crowdsourcing, a organização tem acesso a diversas ideias, aumentando a possibilidade de solucionar demandas de forma surpreendente.

No entanto, a prática requer uma mente muito aberta por parte dos líderes, já que aceitar contribuições vindas de fora costuma exigir certo desapego de gestores centralizadores.

Por meio de uma plataforma colaborativa na nuvem, ainda, as empresas contam com variadas ferramentas. Sistemas de videoconferência, VoIP, redes sociais corporativas, aplicativos de mensagens instantâneas e gerenciadores de tarefas figuram como as principais.

Cloud computing

No fim, o que realmente importa é o investimento da companhia em soluções preparadas para potencializar seus resultados. Isto significa que é necessário que cada investimento realizado tenha como base a estratégia corporativa.

É preciso se planejar para alinhar a modernidade aos objetivos do empreendimento. Com a tecnologia em nuvem, o gestor atribui a especialistas a obrigação pelo auxílio, atualizações do sistema e manutenção preventiva.

Assim, dá ao seu time disponibilidade para executar tarefas com foco em demandas estratégicas, algo fundamental para gerar resultados. Separamos os benefícios dessa metodologia para as gestões:

  • redução de custos;
  • mais confiabilidade e segurança;
  • maior acessibilidade e mobilidade;
  • otimização e automatização de processos.

Big Data

Big Data opera independentemente de qualquer campo ou tamanho do negócio, pois a gestão pode ser feita em todos os âmbitos. Em suma, Big Data é toda informação existente dentro de um vasto universo de dados.

Por isso, os desafios do Big Data envolvem curadoria de dados, análises, armazenamento e informações sobre a privacidade dos dados, potencializados pelo aumento de pessoas identificáveis.

Listamos os grandes benefícios de aplicar esse método na empresa:

  • coleta de dados do mercado e dos clientes;
  • melhoria do funcionamento interno e da eficiência geral;
  • negociação financeira eficaz;
  • compreensão eficaz dos processos de negócios.

Mapeamento de perfil comportamental

Gerir por meio do comportamento é saber encontrar o perfil de desempenho de cada membro da equipe, entendendo o que é ou não valor para eles. Assim, o gestor desenvolve um trabalho de posicionamento e engenharia de cargo ideal com cada um dos colaboradores a partir das competências comportamentais.

O gestor de RH pode, também, se fundamentar nas qualidades mais intensas de cada funcionário, em vez de procurar aprimorar aquelas que ainda não apresentam alto nível ou apenas não convém com o estilo de vida atual.

Adotando essas medidas, é possível reduzir drasticamente o turnover, diminuindo a rotatividade dentro da companhia. Além disso, as práticas tornam o ambiente de trabalho mais amigável, com um clima agradável para todos.

Em resumo, saber como executar as soluções empresariais de RH figura como um ponto chave no caminho da obtenção do sucesso e da qualificação da gestão.

Conhecendo as ferramentas mais usadas no mercado, faça uma análise das suas necessidades e escolha aquelas adequadas para a empresa. É importante ficar sempre de olho nas tendências e manter suas práticas atualizadas!

Gostou do post? Aproveite para receber notícias atualizadas e siga nossa página no Facebook! Também estamos no Twitter, no YouTube e no LinkedIn!

conteúdo cedido a partir de uma parceria com a RHOPEN CONSULTORIA.