Universidade Corporativa tem se destacado como uma solução efetiva diante de um dos principais desafios das equipes de Treinamento e Desenvolvimento atuais: aplicar a educação corporativa de forma estratégica. Ou seja, para alcançar os objetivos de uma empresa.
Embora investir na capacitação de colaboradores não seja uma novidade, grandes empresas como Ambev, Petrobras e Banco do Brasil enxergaram além da formação de profissionais e da educação continuada e construíram suas próprias universidades corporativas.
Satisfação e produtividade aumentam com educação
De acordo com o estudo National Center on the Educational Quality of the Workforce, o aumento de 10% no nível educacional do time interno, no setor industrial, resultou em um crescimento de 8,6% em produtividade.
Já o relatório Center for Positive Organizational Scholarship nos revela que funcionários satisfeitos com a empresa são, em média, 31% mais produtivos e três vezes mais criativos.
Esses dados são exemplos reais de como um plano de educação corporativa estratégico e bem executado propicia cenários favoráveis para as empresas.
Desta forma, algumas das vantagens competitivas de se ter uma Universidade Corporativa são:
– Atração e retenção de talentos;
– Fortalecimento da cultura da empresa;
– Reforço da marca, por meio de um canal de interação e conhecimento;
– Otimização do planejamento do RH estratégico;
– Desenvolvimento da liderança para sucessão;
– Apoio à inovação e à colaboração;
– Personalização do conteúdo para a realidade e objetivos da empresa;
– Formação contínua;
E muitos outros benefícios que, aliados a processos de gestão de desempenho, permitem uma visão estratégica sobre o futuro das organizações.
A partir de agora, sua equipe de Treinamento e Desenvolvimento começa a percorrer a mesma trajetória de sucesso de outras grandes empresas.
Saiba tudo sobre como criar e implementar uma Universidade Corporativa na sua empresa
Defina objetivos:
Estes serão os pontos de partida. Por isso, defina os principais objetivos da Universidade Corporativa e mapeie o máximo de informação possível, incluindo: número de colaboradores, orçamento para o projeto, tecnologias disponíveis, profissionais necessários, recursos técnicos essenciais, entre outros.
Aqui se identifica se um time interno assumirá todo o planejamento, execução e gestão ou se será necessário uma consultoria externa.
Eleja a liderança:
Ter um líder para o projeto é essencial. Caberá a ele centralizar as informações, gerir o planejamento e delegar os próximos passos;
Faça uma avaliação de necessidades:
Identifique e analise as dificuldades encontradas pela empresa e pelos profissionais para realizar atividades e alcançar metas.
Filiais e franquias, por exemplo, podem apresentar dificuldade em seguir os padrões de qualidade da empresa, enquanto a liderança da matriz tem enfrentado problemas com feedbacks.
Escolha os cursos e metodologias:
Após o apontamento das necessidades é possível selecionar as áreas e atividades que farão parte do programa de ensino e iniciar o planejamento.
Por sua vez, o planejamento pode ser desenvolvido na metodologia de gamificação, aplicando conceitos de jogos, ou PBL (Problem Based Learning), desafiando os colaboradores a encontrar soluções para situações complexas.
Cabe ao planejamento traçar o caminho para alcançar os objetivos definidos por meio da resolução dos problemas identificados, com a metodologia que melhor se encaixa no perfil do público da empresa e ser alinhado à cultura da empresa.
Considere ainda a estrutura visual e a experiência de aprendizagem.
Monte trilhas de desenvolvimento:
Associe diferentes cursos e treinamentos para desenvolver um time ou equipe de trabalho.
Você pode criar níveis diferentes de aprendizado e separá-los também em trilhas.
Avalie os custos:
Com base no orçamento e no planejamento, avalie os custos da ação e veja se há sustentabilidade financeira para o projeto.
Produza o conteúdo:
Esta fase é tão trabalhosa quanto importante, uma vez que é no conteúdo que se materializa todo o planejamento e acontece o processo de aprendizagem.
No primeiro tópico, instruímos que fossem mapeados tecnologias disponíveis, profissionais necessários e recursos técnicos essenciais.
Isso porque, muitas vezes, a própria liderança pode se tornar instrutora e o conteúdo ser gravado e produzido na própria empresa. Estando tudo pronto, é horá de montar as aulas na plataforma da Universidade Corporativa.
Ou entende-se que a demanda só poderá ser sanada por instrutores especializados e não há braço suficiente na empresa para confeccionar vídeos e outros materiais. Sendo, assim, necessário contratar terceiros.
Lembre-se também de agendar revisões periódicas do conteúdo, para que esse não se torne obsoleto.
Escolha a plataforma de aprendizagem:
É uma das fases decisivas para o sucesso da Universidade Corporativa da sua empresa, uma vez que ela será o ambiente agregador dos conteúdos, de aprendizagem dos alunos e de interação entre empresa e colaboradores.
Esse ecossistema precisa oferecer os recursos necessários para a montagem dos cursos e trilhas, além de ter fácil navegação, tanto para a sua equipe quanto para os alunos. O engajamento, a produtividade e a motivação do seu time estão intrinsecamente ligados a esta fase.
Aplique testes, solicite feedbacks e monitore os dados:
Inclua atividades de proficiência e também avaliações de reação nos seus cursos, para entender o aprendizado dos colaboradores e o aproveitamento do conteúdo.
E, não negligencie os dados da dashboard da sua Universidade Corporativa. Ou seja, acompanhe periodicamente os índices de engajamento e os níveis de desenvolvimento de colaboradores e times.
Comece:
Não se preocupe em entregar uma super universidade com conteúdos extremamente elaborados. Conteúdos “caseiros”, desde que bem planejados e tenham objetivos claros de desenvolvimento, podem ser o pontapé inicial da sua Universidade Corporativa.
Você já havia pensado na organização da sua Universidade Corporativa desta forma?
Para te ajudar ainda mais neste processo, veja quais aspectos devem ser considerados na hora de escolher a plataforma que receberá a sua Universidade Corporativa:
– É possível hospedar vários cursos diferentes ao mesmo tempo?
– Suporta diferentes formatos de materiais (vídeo, apresentação, pdf, etc)?
– A plataforma permite criar cursos segmentados e distribuir acessos exclusivos?
– Ela é de fácil navegação?
– A montagem dos cursos é intuitiva?
– Podemos personalizar o domínio e incluir a identidade da minha empresa na página da plataforma?
– Tem indicadores de desempenho?
– Consigo realizar testes e avaliações pela plataforma?
– Há limite de usuários?
– Qual o custo que terei com a ferramenta?
Outros pontos podem ser acrescentados de acordo com o que você delimitou no planejamento.
Quer conhecer uma plataforma para Universidade Corporativa onde é possível fazer tudo isso e alcançar os seus objetivos de Treinamento e Desenvolvimento?