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Universidade Corporativa: saiba tudo sobre, agora!

Um dos ingredientes do sucesso de muitas empresas é o investimento na qualificação dos seus colaboradores por meio de uma universidade corporativa. Veja agora!

universidade corporativa
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Uma das principais ferramentas da educação corporativa e da cultura de aprendizagem contínua é a universidade corporativa.

Empresas de sucesso e conhecidas internacionalmente investiram nessa ferramenta e alcançaram êxito em suas estratégias de desenvolvimento humano organizacional.

Um exemplo é a Disney, em treina os colaboradores sobre a cultura do negócio na Universidade Disney.

No entanto, ter uma universidade corporativa não é uma exclusividade das grandes corporações.

Pelo contrário, atualmente existem diversas plataformas e softwares que oferecem estrutura para montagem de universidade corporativa e que atendem empresas de médio porte.

Este conteúdo foi produzido em parceria com o especialista em Treinamento e Desenvolvimento, Educação Corporativa, EAD e Gamificação e Consultor Técnico do grupo Rhopen, Flávio dos Anjos.

Continue a leitura e compartilhe com sua equipe!

O que é uma universidade corporativa?

A universidade corporativa é um espaço educacional dentro de uma empresa, e que é gerenciado pela organização.

O objetivo da universidade corporativa é institucionalizar a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais.

Ou seja, assegurar que a empresa irá se manter competitiva no mercado por ter profissionais capacitados de acordo com as necessidades corporativas e alinhados a elas.

ilustração sobre capacitar profissionais por meio de uma universidade corporativa

Por que ter uma universidade corporativa

Um dos principais motivos para ter uma universidade corporativa é o fato das instituições acadêmicas tradicionais não proporcionarem a formação exigida pelo mundo do trabalho, que está em constante reestruturação.

Com isso, a universidade corporativa se consolida como a grande saída para os problemas educacionais da atualidade e, também, para a construção das soft skills necessárias para a conquista de crescimento e desenvolvimento.

Objetivos de uma universidade corporativa

O objetivo principal de uma universidade corporativa é desenvolver nos colaboradores as competências críticas do negócio, mas também:

Focar no Aprendizado: privilegiar o aprendizado organizacional, fortalecendo a cultura corporativa e o conhecimento coletivo, e não apenas o conhecimento individual.

Atender às necessidades do negócio: concentrar-se nas necessidades do negócio, criando um escopo de treinamentos estratégicos.

Identificar e desenvolver competências críticas: conceber e desenhar ações e programas educacionais a partir das estratégias de negócios, identificando as competências críticas empresariais.

Alcançar os públicos-alvo da empresa: adotar o conceito de educação inclusiva, desenvolvendo as competências críticas nos públicos de interesse internos e externos, como familiares, clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros comerciais e comunidade.

Entregar resultado: Aumentar a competitividade empresarial.

Principais características de uma universidade corporativa

Dentro deste cenário, a universidade corporativa tem ganhado destaque como ferramenta estratégica para o desenvolvimento de talentos nas organizações, sendo composta por quatro características principais:

Envolvimento dos líderes

Outra característica fundamental de uma universidade corporativa é o envolvimento direto dos líderes da organização.

Isso implica que os líderes não apenas endossem a ideia da universidade corporativa, mas também participem ativamente do seu desenvolvimento e implementação.

Os líderes desempenham um papel crucial ao estabelecer a visão e os objetivos da universidade corporativa, alinhando-os com os objetivos estratégicos da empresa.

Eles também são responsáveis por alocar recursos necessários para o funcionamento eficaz da universidade corporativa, seja em termos de financiamento, tempo ou pessoal.

Os líderes podem atuar ainda como mentores e defensores do aprendizado contínuo, incentivando os funcionários a participarem dos programas oferecidos pela universidade corporativa.

Realização de parcerias com universidades

Uma universidade corporativa muitas vezes busca estabelecer parcerias estratégicas com instituições acadêmicas, como universidades e escolas de negócios.

Parcerias assim podem ser mutuamente benéficas, permitindo à universidade corporativa acessar conhecimentos especializados e recursos educacionais oferecidos pelas instituições acadêmicas.

Por outro lado, as universidades também podem se beneficiar da colaboração com empresas, obtendo insights práticos sobre as necessidades de formação e desenvolvimento de habilidades no mundo corporativo.

As parcerias podem assumir diferentes formas, desde o desenvolvimento conjunto de programas de ensino até a realização de projetos de pesquisa e consultoria.

Ensino a distância

Com o avanço da tecnologia, o ensino a distância tornou-se uma opção popular para as universidades corporativas.

Isso permite que as organizações ofereçam programas de aprendizagem flexíveis e acessíveis, que podem ser acessados remotamente por funcionários em diferentes localizações geográficas.

O ensino a distância pode incluir uma variedade de formatos, como cursos online, webinars, podcasts e recursos de aprendizagem interativa.

Uma universidade corporativa online permite que os funcionários aprendam no seu próprio ritmo e conciliem o desenvolvimento profissional com suas responsabilidades de trabalho e vida pessoal.

Medição dos resultados e Balanced Scorecard

Para ter uma universidade corporativa eficaz, ela precisa não apenas oferecer programas de aprendizagem, mas também avaliar constantemente seu impacto e eficácia.

Isso envolve a medição dos resultados do aprendizado, como o aumento das habilidades e competências dos funcionários, a melhoria do desempenho no trabalho e o impacto nos resultados organizacionais.

O Balanced Scorecard é uma ferramenta comum usada para medir e gerenciar o desempenho da universidade corporativa.

Desta forma, as organizações avaliam o desempenho da universidade corporativa em várias perspectivas, como financeira, cliente, processos internos, aprendizado e crescimento.

Assim, o Balanced Scorecard ajuda a averiguar se e o investimento em desenvolvimento de talentos contribui diretamente para o sucesso organizacional.

Como é a estrutura de uma universidade corporativa?

A universidade corporativa é dividida em diversas áreas que viabilizam seu funcionamento:

Dados: consolida as informações de capacitações e indicadores do negócio.

Conteúdo: constrói as experiências, storytellings, roteiros e conteúdos instrucionais.

Mídia: traduz de maneira visual as experiências e roteiros construídos.

Já a gestão da universidade corporativa varia de acordo com a organização. Em algumas, ela é submetida à área de RH e segue as estratégias estabelecidas pelo time de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO).

Em outras, a universidade corporativa se conecta diretamente à alta gestão da empresa.

Fica a cargo de cada organização decidir como será a gestão da universidade corporativa, de acordo com seus objetivos estratégicos e competências críticas.

As metodologias de ensino também variam de acordo com a estratégia definida pela empresa.

Cinco funcionalidades indispensáveis em uma universidade corporativa online

Se a sua empresa já está considerando ter uma universidade corporativa online, existem algumas funcionalidades que as plataformas precisam ter e que são prioridade para que a estratégia tenha a eficácia desejada. Confira!

Responsividade

Uma universidade corporativa eficaz deve ser acessível em diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.

A responsividade garante que os funcionários possam acessar os materiais de aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer momento, facilitando a integração do aprendizado em suas rotinas ocupadas.

Flexibilidade para utilização em formatos de cursos ou trilhas

A capacidade de oferecer uma variedade de formatos de aprendizagem, como cursos individuais ou trilhas de aprendizagem personalizadas, é crucial.

Isso permite que as organizações atendam às necessidades específicas de desenvolvimento de cada funcionário, adaptando-se aos diferentes estilos de aprendizagem e níveis de habilidade.

Flexibilidade de objetos de ensino-aprendizagem

Uma universidade corporativa deve oferecer uma variedade de recursos educacionais, como vídeos, documentos, questionários interativos e simulações.

A flexibilidade na escolha e criação desses objetos de ensino-aprendizagem permite uma experiência de aprendizagem mais envolvente e eficaz.

Flexibilidade de objetos de ensino-aprendizagem

Uma universidade corporativa deve oferecer uma variedade de recursos educacionais, como vídeos, documentos, questionários interativos e simulações.

A flexibilidade na escolha e criação desses objetos de ensino-aprendizagem permite uma experiência de aprendizagem mais envolvente e eficaz.

Relatórios de acompanhamento e gestão

A capacidade de gerar relatórios detalhados sobre o progresso e o desempenho dos funcionários é essencial para avaliar a eficácia dos programas de aprendizagem.

Os relatórios de acompanhamento e gestão fornecem insights valiosos sobre o engajamento dos funcionários, as áreas de melhoria e o impacto do aprendizado no desempenho organizacional.

Ser acessível em internet de baixo volume de dados

Considerando que nem todos os funcionários têm acesso a uma conexão de internet de alta velocidade, é importante que a universidade corporativa seja acessível em redes com baixo volume de dados.

Essa é uma garantia que todos os funcionários, independentemente de sua localização ou recursos tecnológicos, possam participar dos programas de aprendizagem sem dificuldades de conectividade.

Benefícios de uma universidade corporativa

A implementação de uma universidade corporativa pode ser um diferencial estratégico significativo para as organizações, trazendo uma série de benefícios tangíveis e intangíveis. 

Entre os mais relevantes para as organizações, estão: 

1 – Aumento da vantagem competitiva

A gestão do conhecimento é responsável pela maior vantagem competitiva que uma empresa pode ter perante o mercado e os concorrentes.

2 - Melhoria da produtividade individual e coletiva

A melhoria da produtividade individual e coletiva também está associada dos colaboradores está associada à investimento em educação continuada.

Os impactos podem ser sentidos em diversos indicadores de gestão, como: qualidade das entregas, cumprimento dos prazos, incidência de falhas, redução de custos operacionais, satisfação dos clientes, volume de vendas, faturamento e lucratividade.

3 - Atração e Retenção de Talentos

A estratégia para atração e a retenção de talentos está entre as prioridades de boa parte das empresas. Esses profissionais costumam dar grande importância as possibilidades de desenvolvimento pessoal.

Em um estudo realizado pela Microsoft, 87% dos brasileiros afirmaram que a capacitação pode ser um fator de retenção.

4 – Processos mais eficientes

A educação corporativa torna as equipes capazes de realizar análises mais detalhadas sobre as rotinas diárias, identificando problemas, gargalos, operações críticas e atividades que não agregam valor.

E assim, podem encontrar novas oportunidades de melhoria, criando processos ainda mais eficientes.

5 – Imagem e reputação

Essa iniciativa colabora para a formação de equipes de alta performance e também reforça a própria imagem e a reputação da empresa. Essa reputação, por si só, já é suficiente para atrair diversos potenciais candidatos, facilitando muito os futuros processos de recrutamento e seleção.

6 - Motivação e engajamento

Profissionais treinados através de um programa de educação corporativa, são mais motivados e engajados aos objetivos da empresa.

Por isso, segundo a ABTD, no Brasil, cerca de 87% dos colaboradores fazem parte de projetos de capacitação dentro de suas organizações, com aproximadamente 45 horas anuais de treinamento.

7 - Inovação e Criatividade

A educação corporativa também deve incentivar o pensamento criativo, a inovação e a busca por novas respostas e alternativas para o negócio.

Esse comportamento pode ser apoiado, através de um ambiente de trabalho que encoraje novas ideias, por meio de conhecimento, pesquisa e leitura.

Neste sentido, 27% da empresas já adotaram a tecnologia móvel ou mobile learning, como forma de manter as equipes informadas e atualizadas, e 21% do orçamento anual de T&D é dedicado ao ensino a distância, videoconferências ou e-learning.

Com todo esse conhecimento sobre universidade corporativa e das funcionalidades essenciais que ela precisa ter no formato online, é hora de conhecer as principais plataformas do mercado.

Confira neste artigo:

10 universidades corporativas para capacitar profissionais

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