UseRH

julho 8, 2022

Treinamentos corporativos: como transmitir aulas ao vivo, gravar e disponibilizar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Aulas ao vivo online se tornaram uma alternativa eficiente para treinamentos corporativos com maior interação e engajamento com os colaboradores.

Optando pelo modelo de educação a distância, as empresas podem economizar até 90% dos custos com treinamentos, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

Vamos ajudar você a tirar o máximo proveito dessa estratégia, que pode ser aplicada para desenvolver a sua equipe e alcançar objetivos estratégicos!

Se você deseja conhecer uma ferramenta completa para realizar as suas aulas ao vivo e muito mais, clique aqui.

Neste artigo você vai ver:

  • – O que é uma aula ao vivo online
  • – As vantagens de realizar treinamentos corporativos utilizando aulas ao vivo
  • – Como transmitir, gravar e disponibilizar as aulas ao vivo para os seus colaboradores
  • – Ferramentas úteis para realizar as suas aulas ao vivo + bônus

O que é uma aula ao vivo online?

No contexto da pandemia, as diversas limitações para executar encontros presenciais fizeram explodir o volume de transmissões (lives), reuniões online e aulas ao vivo, acelerando o processo de digitalização de muitas organizações, que precisaram adaptar também o modo de treinar suas equipes.

Um dos formatos que se popularizou e conquistou definitivamente o seu lugar no cenário de trabalho e educação atual é a aula ao vivo online.

Este formato é geralmente realizado com data e horário marcados, como em um encontro presencial, porém em uma sala virtual. Para isso, o professor utiliza câmera webcam, microfone e computador conectados à internet para fazer a transmissão.

As principais vantagens de realizar treinamentos corporativos no formato de aulas ao vivo são:

  • – Interatividade: a experiência de aprendizado tem diálogo, e a possibilidade de tirar dúvidas com o instrutor em tempo real;
  • – Relacionamento: os alunos podem partilhar informações e trocar ideias;
  • Dinamismo: o instrutor consegue atualizar o conteúdo e adaptá-lo ao contexto do dia;
  • – Personalização: a aula pode ser personalizada às características da turma, em linguagem, velocidade de aprendizado, conhecimento sobre o tema, entre outras coisas;
  • – Dados em tempo real: As soluções permitem que o instrutor realize atividades e colha dados com agilidade para apresentar resultados em tempo real;
  • – Telepresença: não há limite geográfico de presença.
 

Esses aspectos diferem as aulas ao vivo das aulas gravadas, muito comuns em cursos prontos.

Passo a passo para realizar as suas aulas ao vivo

1 – Organize os equipamentos

Atualmente, notebooks e celulares têm câmeras e microfones com qualidade suficiente para realizar transmissões de imagem e áudio pela internet, sendo este o material básico necessário 

2 – Escolha um local adequado

Além de um equipamento conectado a uma rede estável, você vai precisar de um local silencioso, com boa iluminação para realizar um encontro online ao vivo tranquilo e com qualidade de som e imagem.

3 – Defina por onde realizará a transmissão

Por último, mas não menos importante, pesquise e defina por meio de qual plataforma será realizada a transmissão. Leve em consideração o público que receberá o treinamento, o conteúdo e o que você deseja fazer durante e após o término da aula ao vivo.

Pensando nisso, você conseguirá definir critérios e avaliar com objetividade os recursos das plataformas disponíveis no mercado.

Ferramentas úteis para realizar as suas aulas ao vivo + bônus

Para tirar o máximo proveito dos seus treinamentos corporativos, você tem a opção de gravar as aulas ao vivo online e depois disponibilizá-las para seus colaboradores. 

Desta forma, quem participou pode consultar o conteúdo e tirar dúvidas. Igualmente, quem não esteve na aula terá a oportunidade de assistir e ficar atualizado junto com a equipe.

Quer conhecer uma plataforma que te permite fazer tudo isso? Clique aqui.

Softwares de reuniões

As duas plataformas são voltadas para o público corporativo, sendo possível agendar e realizar reuniões online, interagir via chat e compartilhar telas de apresentações.

No entanto, as plataformas Microsoft Teams e Google Meet só têm o recurso de gravação nas suas versões pagas, e as formas de interação são limitadas. 

Além disso, não há repositório para o conteúdo ser consultado depois. Para resolver, seria necessário dispor de uma ferramenta de gestão de conteúdo ou drive em nuvem.

Redes sociais

Redes sociais, como o Youtube, Facebook e Twitch também funcionam para transmissões ao vivo, com a opção de deixá-las gravadas em suas contas, e são gratuitas.

Porém, não permitem controlar os acessos com eficácia, não sendo recomendadas para tratar de temas organizacionais sensíveis ou falar dados que exigem proteção.

Plataforma USERH 

Existem ferramentas que dispõem das três funcionalidades: transmitir, gravar e disponibilizar as aulas ao vivo, como a plataforma da USERH:

Ao transmitir a aula, a partir de um sistema chamado “BigBlueButtton”, acione o modo de gravação e, depois, disponibilize o vídeo como um curso da sua Universidade Corporativa, com acesso restrito ou liberado para todos os colaboradores.

E as aulas ao vivo podem ser ainda mais interativas, com a aplicação de enquetes ou o uso de um “quadro branco” – no qual os alunos desenham na tela -, além da criação de salas paralelas e do chat, tudo de maneira fácil e intuitiva.

Agora que você já sabe como fazer treinamentos corporativos em formato de aula ao vivo, e os diferenciais de fazer isso com a USERH, que tal dar um passo à frente?

Faça um teste gratuito (Bônus)

Preencha este formulário para assistir uma demonstração e garantir acesso gratuito à USERH e todas as suas funcionalidades por 7 dias!

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome: