Transformação digital: como implementar na sua empresa

É comum associarmos a transformação digital diretamente com tecnologias, como softwares, internet das coisas, apps e big data, para citar alguns exemplos. No entanto, nada disso é aproveitado, de fato, sem que seja implementada um cultura digital na empresa. Isso significa que o desafio é muito maior, pois também envolve o lado humano dos negócios.

De acordo com o site The Enterprisers Project, a “transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas da empresa, mudando fundamentalmente a forma de operar e entregar valor aos consumidores. Também é uma mudança cultural que exige desafio ao status quo, experimentação e se sentir confortável com as falhas” (tradução livre).

Os colaboradores devem ser incentivados a ousar, desenvolver novos processos, participar de treinamentos e pesquisar novidades. Dessa forma, a empresa estará realmente preparada para quando as oportunidades surgirem.

Continue lendo o post e saiba mais!

Os benefícios da transformação digital

Transformar-se digitalmente pode trazer diversos benefícios para a empresa, como o aprimoramento da eficiência, o aumenta da vantagem competitiva e também da satisfação dos clientes. Além disso, com processos simplificados com o uso da tecnologia a seu favor, é possível facilitar a rotina empresarial e ter maior controle sobre as atividades executadas e seus resultados.

Cultive uma cultura de transformação digital

A cultura organizacional deve sempre estar alinhada com os valores e objetivos da empresa, por isso se você enxerga que a transformação digital pode trazer benefícios para o seu negócio, é muito importante promover mudanças nesta área tanto quanto na parte tecnológica. Aqui vão algumas dicas:

Seja um líder visionário

Líderes devem desenvolver seu papel de atuar como um agente que inspira e motiva os colaboradores, neste caso, com uma visão digital. Isso é essencial para o desenvolvimento do mindset digital!

Estimule uma cultura de inovação

Para isso, ofereça um ambiente que dê a estrutura necessária e forneça ferramentas que promovam a conexão com outras pessoas, contrate pessoas com um espírito inovador e invista em métodos que favoreçam o surgimento de novas ideias, como o design thinking e o empreendedorismo corporativo.

Modifique posturas de comunicação

Sempre que falamos sobre transformações que envolvem pessoas, não podemos deixar de mencionar que a comunicação é um dos fatores que interferem diretamente para o sucesso ou fracasso do que será implementado. E a tecnologia veio para tornar a comunicação mais rápida e simples, então a utilize para isso em todas as etapas!

Pense globalmente, mas aja localmente

Claro que é muito importante ficar por dentro das últimas novidades, mas nem sempre elas vão fazer sentido para o seu negócio e para os seus objetivos, então não se esqueça de considerar as variáveis antes de tomar decisões precipitadas.

Invista em capital humano

Uma mudança cultural na organização requer engajamento dos colaboradores, por isso invista neles! A utilização de novas ferramentas requer treinamentos e cursos para que elas sejam aproveitadas ao máximo.

Busque parceiros

Mudanças organizacionais sempre são um desafio, mas podem se tornar mais simples com o auxílio de fornecedores especializados, por isso busque companhias que compreendam os objetivos da sua empresa e apliquem a transformação digital em sua caminhada.

Nossa plataforma digital pode te ajudar nessa jornada de transformação digital! Ela foi criada por profissionais de RH para os executivos que precisam focar seu tempo em estratégias e que acreditam que são pessoas que vão fazer seus negócios crescerem. Simples e intuitiva, a UseRH promove oportunidades de otimização de tempo e maior engajamento na gestão de pessoas. Agende uma demonstração e veja como é simples!