UseRH

janeiro 26, 2023

Top 10 dicas para fazer treinamento de integração

Assim como encerrar o ciclo em uma empresa é um marco na vida profissional de uma pessoa, o início em outra abre um novo mundo de desafios e interações. É fundamental que a empresa esteja preparada para recepcionar e integrar de maneira eficaz essa pessoa que está chegando.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Assim como encerrar o ciclo em uma empresa é um marco na vida profissional de uma pessoa, o início em outra abre um novo mundo de desafios e interações.

É fundamental que a empresa esteja preparada para recepcionar e integrar de maneira eficaz essa pessoa que está chegando.

Além de dar boas-vindas com um kit de onboarding, transmitir as informações básicas sobre o dia a dia da empresa, sua história e cultura é igualmente importante para que o novo colaborador não se sinta perdido e tenha segurança para iniciar bem o seu trabalho.

Essa etapa do onboarding se chama treinamento de integração ou treinamento de onboarding.

Continue a leitura e confira 10 dicas para fazer o treinamento de integração de novos colaboradores bombar.

O que significa treinamento de integração

O treinamento de integração é aquele que serve para introduzir o novo colaborador de uma empresa à realidade da organização.

No treinamento de integração o novo profissional será preparado para iniciar seu trabalho na empresa. Mas, ao contrário do que era praticado há pouco tempo atrás, ele não vai ser integrado somente à função que vai executar.

O treinamento de integração apresenta para o novo colaborador a missão, visão, valores, regras, procedimentos e filosofias da empresa, de forma a deixá-lo ciente de tudo o que é necessário para fazer bem o seu trabalho no novo ambiente.

Por fazer parte do processo de onboarding do novo colaborador, o treinamento de integração tem papel importante na garantia de uma boa experiência inicial do profissional com a empresa.

Geralmente, dedica-se um dia do onboarding para o treinamento de integração. O objetivo final é ajudar o colaborador a se sentir parte do novo trabalho e equipe.

Banner - LMS - universidade corporativa lifelong learning

Quem faz o treinamento de integração

O treinamento de integração é planejado pelo setor de Recursos Humanos juntamente com os gestores das equipes. Todo novo colaborador deve fazer o treinamento de integração.

De acordo com a especialista em treinamento e desenvolvimento da Rhopen Consultoria, Fabiola Costa, essa é uma etapa muito importante para o onboarding e que contribui para um clima organizacional positivo.

Segundo ela, a integração entre os times mantém as equipes motivadas para evoluir profissionalmente.

Como elaborar um treinamento de integração

O treinamento de onboarding é uma ferramenta de integração de novos colaboradores. Por isso, ao estruturar um treinamento de integração você estará construindo um modelo para ser aplicado sempre que um novo contratado for iniciar na empresa.

Primeiramente é preciso definir qual será o formato do treinamento de integração dos novos colaboradores: presencial, remoto, híbrido, online e ao vivo são algumas opções.

A partir disso, qual será o conteúdo tratado no treinamento e quais os formatos dos conteúdos para, então, preparar o material.

Com essas predefinições, você também poderá distribuir o que será passado no treinamento, para que não fique massante e para que o novo colaborador tenha tempo de assimilar. Afinal, tudo é uma novidade!

Agora que você sabe como elaborar um treinamento de integração de novo colaborador, veja 10 dicas das especialistas em treinamento e desenvolvimento da Rhopen Consultoria Fabiola Costa e Vanessa Nascimento para torná-lo ainda melhor.

ilustração treinamento de integração

10 dicas para fazer o treinamento de integração bombar

1 – Estabeleça um plano de ação

Tenha um planejamento para o treinamento de integração do novo colaborador, dando direcionamento de quem são as pessoas, áreas envolvidas e ações preparatórias para o dia do treinamento, para que não fiquem “pontas soltas”.

2 – Elabore uma política de boas-vindas para o começo da jornada

Produza um documento contendo respostas objetivas e claras sobre o que deve ser feito pelo novo colaborador, de que maneira e qual o prazo. Também crie um material com o descritivo das funções do novo colaborador para entregá-lo.

3 – Conte a história da empresa e como tudo começou

Contextualize o novo colaborador sobre a origem da empresa, seus marcos, personagens centrais e como chegou até ali.

4 – Apresente ao novo colaborador à empresa

Faça uma visita guiada por toda a empresa, mostre os ambientes e seus usos.

5 – Apresente os pilares da cultura organizacional

É hora de falar sobre o trium missão, visão e valores, além do propósito. 

6 – Apresente as políticas internas

Explique as políticas internas (normas e regulamentos), as rotinas burocráticas e o código de ética da empresa.

7 – Não se esqueça do organograma

Informe quem são os líderes do negócio e quais áreas são responsáveis. 

8 – Apresente os produtos e serviços

É fundamental apresentar os produtos e serviços da organização. Do mais alto cargo ao chão de fábrica, todos devem saber o que é o negócio, o que ele vende e faz. 

9 – Leve-o para conhecer as áreas do negócio e o apresente 

Principalmente nos treinamentos presenciais e híbridos há a possibilidade de apresentar o novo colaborador a cada uma das áreas. 

10 – Acolha

Fique com o novo colaborador no primeiro dia, o leve para almoçar, integre-o na equipe 

De acordo com as especialistas, seguindo essas dicas, seu treinamento de integração será um processo completo com início, meio e fim. Assim, é possível alcançar melhores resultados e trazer benefícios para a organização.

Onde fazer o treinamento de integração

Para a especialista em treinamento e desenvolvimento da Rhopen Consultoria, Vanessa Nascimento, o local onde o treinamento de integração será feito também é uma peça central para o sucesso da estratégica da integração.

Segundo ela, hoje as empresas devem alinhar o local de treinamento à política de trabalho adotada: seja presencial, home office ou híbrido.

Com isso, evita-se desgastes de, por exemplo, uma pessoa contratada para trabalhar remotamente ter que se deslocar para uma estrutura física muito distante a fim de participar do treinamento.

Ou até a frustração de uma pessoa que irá trabalhar no presencial em uma grande empresa e ficar restrita a conhecer apenas a sala na qual vai trabalhar.

Desta forma, as dicas são aplicáveis a todos os modelos de trabalho, fazendo adaptações.

Em caso de treinamento presencial, o planejamento vai considerar custos de locação ou manutenção do ambiente, agendamento de horário, materiais necessários, entre outros.

Enquanto no modelo híbrido, parte do treinamento pode se dar remotamente usando uma plataforma de treinamento própria, onde seja possível disponibilizar não só o treinamento, como também materiais de apoio, tirar dúvidas e realizar encontros ao vivo.

banner - plataforma completa para gestão de rh autoavaliação de desempenho capital intelectual treinamento e desenvolvimento

No módulo de Universidade Corporativa da UseRH, criado especificamente para atender às demandas de treinamento e desenvolvimento das empresas, existem recursos específicos que facilitam a realização de treinamento de onboarding, entre outros.

Nela, sua empresa pode criar uma trilha de treinamento de integração com todas as informações institucionais necessárias e disponibilizar documentos em diferentes formatos, além de realizar testes de aprendizagem.

A ferramenta é ideal para treinar equipes remotas, híbridas e presenciais com grande número de colaboradores e alta demanda de treinamentos.

Em breve, a UseRH também lançará o módulo de onboarding, que poderá ser integrado ao de Universidade Corporativa.

Desta forma, as empresas terão todo o fluxo de onboarding montado e automatizado para receber novos colaboradores, incluindo a etapa de treinamento de integração, recebendo a informação sobre o status do treinamento automaticamente.

Para assistir a uma demonstração da plataforma de Universidade Corporativa da UseRH, solicite gratuitamente pelo WhatsApp.

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome: