Técnicas de recrutamento e seleção: consiga bons profissionais!

Um dos maiores desafios do setor de gestão de pessoas de uma empresa é encontrar o candidato ideal para preencher as suas vagas. Cada vaga tem uma necessidade e um perfil específico de profissional que pode efetivamente agregar valor para a sua empresa.

A utilização de técnicas de recrutamento e seleção eficientes e adequadas as suas necessidades é essencial para garantir um processo seletivo bem-feito. Entenda, neste artigo, as técnicas que vão gerar bons resultados para a sua empresa.

A importância de um bom recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção é um processo complexo, que tem a intenção de identificar competências técnicas, comportamentais e valores dos candidatos para selecionar o melhor profissional para preenchimento de um cargo. Ele exige planejamento e combinação de diferentes métodos para ser eficaz.

Avaliar competências técnicas e habilidades dos candidatos é importante, porém a adequação de valores e as características comportamentais e de personalidade não podem ser deixadas de lado. Isso porque são elas que garantem que o profissional vá colocar em prática as habilidades adquiridas ao longo da carreira de maneira alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.

Assim, a escolha das melhores técnicas e ferramentas de recrutamento e seleção é essencial para garantir que a sua equipe de RH consiga encontrar o profissional mais completo para ocupar o cargo da sua empresa. 

Técnicas de recrutamento e seleção

Existem diversas técnicas e métodos que podem ser utilizados para aumentar a qualidade do seu processo de recrutamento e seleção. A adequação de cada um depende dos objetivos e necessidades específicas da sua organização.

Porém, conhecer cada uma delas e entender os resultados que elas podem trazer é essencial para realizar uma escolha mais acertada. Acompanhe, então, quatro técnicas de recrutamento e seleção.

1. Mapeamento de valores 

O candidato ideal para sua empresa precisa possuir conhecimento técnico e competências comportamentais adequadas ao cargo que ele pretende ocupar.

Porém, além dessas características, é essencial que os seus valores sejam alinhados aos da organização para garantir a adaptação ao ambiente e à cultura da empresa. Dessa forma, utilizar ferramentas de mapeamento de valores no processo seletivo da sua empresa pode aumentar a eficácia. 

2. Uso de testes psicológicos

Os testes psicológicos são ferramentas desenvolvidas para mensuração de diversas características. Eles têm embasamento científico e só podem ser aplicados e interpretados por profissionais formados em Psicologia.

Existem diversos testes psicológicos no mercado com objetivos variados. Eles podem mensurar inteligência, personalidade, atenção, raciocínio lógico e outras características dos seus candidatos. Dessa forma, você amplia as informações sobre os profissionais e leva embasamento científico para a tomada de decisão ao final do processo seletivo.

3. Gamificação

Você pode utilizar a estratégia de gamificação para mensurar alguns aspectos comportamentais e de personalidade dos candidatos. Essa técnica consiste na utilização de princípios de jogos digitais no seu processo de Recrutamento e Seleção.

Com isso, você é capaz de simular situações reais ou fictícias e avaliar de forma leve e descontraída a forma como os candidatos reagem a elas. Isso gera mais informações sobre o comportamento real dos seus candidatos, aumentando o seu poder de predição sobre como eles vão se comportar dentro da sua organização.

4. Mapeamento de competências

O mapeamento de competências consiste em utilizar algumas atividades para avaliar quais as competências — conhecimentos, habilidades e atitudes — cada um dos seus candidatos possui ou não. Para isso, você precisa definir algumas competências que têm relevância no seu processo seletivo.

A partir dessa definição, você cria situações que induzam os candidatos a utilizá-las. Dessa forma, você consegue identificar quais possuem e quais não possuem essas competências, assim como o nível de desenvolvimento de cada uma em cada candidato.

Agora que você conheceu algumas das técnicas de recrutamento e seleção em alta no mercado, avalie quais delas podem levar à melhoria da qualidade do seu processo seletivo. Com isso, você será capaz de melhorar o seu processo e atrair mais talentos para a sua empresa. E, se quiser saber mais sobre como melhorar o seu setor de RH, assine a nossa newsletter!

conteúdo cedido a partir de uma parceria com a RHOPEN CONSULTORIA.