Roi de treinamento: Potencializando o retorno sobre investimento
Treinar os profissionais de uma empresa é uma das ações estratégicas mais importantes na hora de otimizar a gestão de pessoas e aumentar o engajamento dos profissionais no dia a dia. Mas não basta apenas oferecer o treinamento: é preciso, também, analisar se ele está gerando o efeito esperado.
E um deles é se há um retorno sobre o investimento realizado ao oferecê-lo para os profissionais – ou seja, o ROI de treinamento. Veremos a seguir mais sobre essa métrica fundamental para identificar o sucesso nos investimentos em capacitação e tire suas dúvidas sobre o assunto.
O ROI de treinamento é uma métrica que avalia o retorno sobre investimento feito ao oferecer treinamentos para seus profissionais (ROI é a sigla para Return Over Investments), ou seja, consegue identificar o quanto aquele investimento foi capaz de proporcionar avanços importantes para a empresa, no quesito financeiro.
Por exemplo, o curso para a implementação de uma tecnologia nova conseguiu diminuir os custos por realização de tarefas? Minimizou a ocorrência de erros que estavam prejudicando o dia a dia da empresa? Então isso entra como retorno sobre o que foi investido para aquele time.
Ele é importante para definir ações estratégicas, identificar novas estratégias de capacitação, pensar em iniciativas de desenvolvimento para os profissionais, identificar como os treinamentos estão contribuindo para o crescimento do negócio, entre outros pontos.
E, além disso, é um parâmetro importante para evidenciar para os gestores do negócio o quão essencial são essas atividades e proporcionar maior incentivo para que a área de capacitação continue recebendo investimentos ao longo do tempo.
A fórmula de cálculo padrão do ROI é:
(Receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos
Já para quem quer o resultado em percentual, pode já fazer isso com a seguinte fórmula:
(Receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos
O pulo do gato aqui é definir, justamente, o que entra como receita gerada e, também, o que pode ser considerado como custo e investimento para além do valor direto investido na capacitação. Por exemplo, o tempo de trabalho investido para o curso e, consequentemente, paralisação das atividades é um investimento a ser considerado.
Alguns pontos que devem ser considerados, portanto, são:
O importante é sempre colocar tudo na ponta do lápis e considerar todas as variáveis no cálculo, para certificar-se de que o cálculo será preciso.
Calcular o ROI de treinamento pode ser altamente estratégico para as empresas. Alguns dos principais motivos para adotá-lo são:
O ROI de treinamento é uma métrica que permite identificar, objetivamente, os benefícios das capacitações em uma empresa. Além disso, quando você tem esse dado em mãos, é possível pensar em estratégias para otimizar ainda mais os resultados e potencializar o retorno.
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