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Roi de treinamento: Potencializando o retorno sobre investimento 

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Treinar os profissionais de uma empresa é uma das ações estratégicas mais importantes na hora de otimizar a gestão de pessoas e aumentar o engajamento dos profissionais no dia a dia. Mas não basta apenas oferecer o treinamento: é preciso, também, analisar se ele está gerando o efeito esperado.

E um deles é se há um retorno sobre o investimento realizado ao oferecê-lo para os profissionais – ou seja, o ROI de treinamento. Veremos a seguir mais sobre essa métrica fundamental para identificar o sucesso nos investimentos em capacitação e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é o roi de treinamento

O ROI de treinamento é uma métrica que avalia o retorno sobre investimento feito ao oferecer treinamentos para seus profissionais (ROI é a sigla para Return Over Investments), ou seja, consegue identificar o quanto aquele investimento foi capaz de proporcionar avanços importantes para a empresa, no quesito financeiro. 

Por exemplo, o curso para a implementação de uma tecnologia nova conseguiu diminuir os custos por realização de tarefas? Minimizou a ocorrência de erros que estavam prejudicando o dia a dia da empresa? Então isso entra como retorno sobre o que foi investido para aquele time. 

Ele é importante para definir ações estratégicas, identificar novas estratégias de capacitação, pensar em iniciativas de desenvolvimento para os profissionais, identificar como os treinamentos estão contribuindo para o crescimento do negócio, entre outros pontos. 

E, além disso, é um parâmetro importante para evidenciar para os gestores do negócio o quão essencial são essas atividades e proporcionar maior incentivo para que a área de capacitação continue recebendo investimentos ao longo do tempo. 

Como calcular o roi de treinamento

A fórmula de cálculo padrão do ROI é: 

(Receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos 

Já para quem quer o resultado em percentual, pode já fazer isso com a seguinte fórmula: 

(Receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos 

O pulo do gato aqui é definir, justamente, o que entra como receita gerada e, também, o que pode ser considerado como custo e investimento para além do valor direto investido na capacitação. Por exemplo, o tempo de trabalho investido para o curso e, consequentemente, paralisação das atividades é um investimento a ser considerado. 

Alguns pontos que devem ser considerados, portanto, são: 

  • – Se o curso foi feito fora do horário de trabalho (por exemplo, em uma plataforma EaD), pode ser considerado uma economia; 
  • – O tempo investido no treinamento durante a jornada de trabalho entra como investimento; 
  • – O valor utilizado para assinatura de uma plataforma de treinamento é considerado investimento; 
  • – Dispender uma sala para treinamento presencial leva a custos como gastos com luz, internet, coffee break, deslocamento do profissional para sua empresa, entre outros; 
  • – O tempo economizado na realização de uma tarefa a partir da tarefa realizada é receita gerada; 
  • – A melhora do desempenho é considerada uma receita gerada;  
  • redução de taxa de refação de tarefas é, também, uma receita gerada; 
  • – Aumento na satisfação do cliente também é considerado como receita. 

O importante é sempre colocar tudo na ponta do lápis e considerar todas as variáveis no cálculo, para certificar-se de que o cálculo será preciso. 

Por que calcular o roi de treinamento

Calcular o ROI de treinamento pode ser altamente estratégico para as empresas. Alguns dos principais motivos para adotá-lo são: 

  • – Ajuda a tomar decisões mais bem embasadas sobre treinamentos; 
  • – Permite evidenciar a importância da capacitação para a empresa e justifica a necessidade de investir nessas questões a médio e longo prazo; 
  • – Valoriza o departamento de treinamento, mostrando que suas atividades são essenciais para a empresa; 
  • – Mostra o alinhamento dos treinamentos com as estratégias da empresa. 

 

O ROI de treinamento é uma métrica que permite identificar, objetivamente, os benefícios das capacitações em uma empresa. Além disso, quando você tem esse dado em mãos, é possível pensar em estratégias para otimizar ainda mais os resultados e potencializar o retorno. 

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