Resultados da avaliação de desempenho: o que fazer e como analisar?

A maneira mais eficiente que a empresa tem de acompanhar a evolução dos seus colaboradores é por meio do resultado da avaliação de desempenho. Com ela é possível identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria no perfil dos colaboradores. Essa ferramenta, portanto, é uma importante aliada na gestão de RH e auxilia a liderança a identificar o que precisa ser melhorado na equipe para aumentar a performance da organização.

Quer saber mais sobre como analisar o resultado da avaliação de desempenho? Então, continue a leitura!

O que fazer com os resultados da avaliação de desempenho?

Os resultados da avaliação de desempenho estimulam a conscientização dos profissionais quanto ao seu nível de desenvolvimento frente às metas estipuladas para eles. Além disso, o resultado proporciona um momento em que os gestores podem receber um feedback do time sobre a empresa. Veja, a seguir, como proceder internamente com os resultados da avaliação!

Faça um acompanhamento contínuo

Para que a avaliação de desempenho seja relevante para os resultados da empresa, ela deve ser realizada de forma periódica. Isso torna possível que os resultados do processo sejam verificados de tempos em tempos para analisar se as questões evidenciadas estão sendo solucionadas.

Receba devolutivas sobre o ambiente de trabalho

É preciso estar aberto para ouvir o feedback do funcionário também, pois o rendimento do colaborador pode estar abaixo do esperado por fatores que não dependem só dele, mas que precisam da atenção da empresa. São comuns situações como falta de equipamentos e falta de infraestrutura prejudicarem a performance profissional.

Trace um plano de metas

Para colaborar com o desenvolvimento do funcionário, é importante ajudá-lo a traçar um plano de objetivos. A proposta é que ele possa melhorar os seus pontos fracos apontados na avaliação de desempenho e manter os aspectos positivos no desempenho de suas funções. 

Mas, atenção! Não adianta estipular metas inalcançáveis, por isso, três objetivos a cada ciclo já é uma boa meta. Dessa forma, o profissional pode ter uma referência no seu cotidiano de como pode buscar o seu aperfeiçoamento.

Trabalhe os dados com um feedback direto

Não é suficiente coletar as informações e analisar o desempenho do profissional. É preciso dar um retorno para que ele possa entender como foi elaborada a avaliação e, assim, tenha condições de perceber seus erros e acertos. Com isso, terá condições de melhorar seu desempenho cada vez mais.

Sem o feedback, a avaliação de desempenho se torna uma ferramenta sem funcionalidade. Por isso, é fundamental que você ofereça aos colaboradores a chance de se aprimorar no trabalho, o que beneficia tanto o profissional, quanto a própria organização.

Como fazer um plano de ação com o resultado da avaliação de desempenho?

Além dos devidos retornos para os profissionais, é muito importante pensar em planos de ação para a empresa, com base nos resultados obtidos.

Esse plano de ação pode contemplar participação em treinamentos, capacitação da liderança e de agentes internos para apoiar o desenvolvimento da equipe ou, ainda, outra ação que possa contribuir para isso. O apoio da alta gestão é fundamental para o sucesso da estratégia traçada.

Como podemos observar, o resultado da avaliação de desempenho é uma ferramenta importante do RH estratégico nas empresas, já que traz a possibilidade de melhoria contínua no que se refere à gestão de pessoas.

Se você gostou deste post sobre resultados da avaliação de desempenho, confira também sobre o como melhorar a geração de resultados no setor de RH.

conteúdo cedido a partir de uma parceria com a RHOPEN CONSULTORIA.