UseRH

Projeto de RH: como sair do papel e colocar em prática?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Depois que você identifica os processos que precisam de melhorias, elenca os objetivos e as soluções possíveis para resolver os problemas e encontra apoiadores para dar voz ao planejamento, chega o momento de traçar um esboço para dar início à estruturação do seu projeto de RH. 

Na prática, você vai precisar montar uma lista simples para ser respondida de forma escrita e trazer para você mais definições para a implementação da iniciativa. Confira abaixo:

– Diagnóstico (o que quero resolver?);

– Objetivos do projeto (o que posso fazer para solucionar as falhas identificadas?);

– Equipe do projeto (quem está me apoiando nesta proposta?);

– Custos envolvidos (qual a estimativa de investimento?);

– Tempo de execução (qual prazo posso estabelecer para adotar as soluções?).

Depois que fizer esse levantamento geral, será importante que você detalhe cada etapa com muita atenção. É isso que vai garantir a segurança e a viabilidade de implementação dos seus projetos de RH.

Para isso, listamos a seguir os principais passos para aumentar as suas chances de sucesso na apresentação e aprovação do seu projeto de RH.

1. Construa credibilidade

Para ter seu projeto de RH apresentado ao gestor de RH ou de outro departamento e ele ser levado em conta, é preciso ter credibilidade junto à equipe.

Afinal, seus líderes e colegas precisam confiar em você, no seu potencial e ter a certeza que você saberá executar o que está propondo.

2. Exponha o problema

Ao apresentar um projeto de RH, tenha muita clareza sobre qual é o problema que ele ataca. Traga números, pesquisas e todo o tipo de dado que prove que o assunto em questão merece ser levado em conta.

Se o problema for apontado de forma vaga, provavelmente será considerado irrelevante, e o projeto não será levado para frente.

3. Defina objetivos

A partir do problema identificado, indique explicitamente quais objetivos o projeto de RH pretende alcançar.

Por exemplo: se o problema a ser solucionado for a alta rotatividade de funcionários, os objetivos podem ser implementados a partir do employer branding, melhorar o clima organizacional ou provocar uma mudança cultural na organização.

4. Elabore uma justificativa

Considere os objetivos estratégicos da empresa ao elaborar uma justificativa para o seu projeto de RH. Por mais que ele seja super importante, a necessidade de ações ainda mais urgentes pode inviabilizar a sua ideia.

Por isso, antes de apresentar um projeto que você ache relevante, analise o cenário da empresa e tenha bons argumentos para defender seu ponto de vista.

5. Apresente a metodologia

A parte central de apresentar um projeto de RH é contar como ele vai funcionar. Dê detalhes da ideia e de como os objetivos serão alcançados, com um passo a passo completo de todas as etapas.

Inclua também um estudo de riscos, com previsões sobre possíveis falhas e como elas serão contornadas. Quanto mais o projeto puder entregar, maiores serão as chances de ele ser aceito.     

6. Elabore um orçamento

Liste todos os recursos que serão utilizados no projeto de RH. Isso envolve contratação de profissionais, salário da equipe e tempo que cada um dedica à  atividade. Considere também fornecedores, sistemas e equipamentos necessários para colocar a ideia em prática.

Essa lista deve ser acompanhada dos custos de cada item, para que os gestores tenham uma noção exata do tamanho do investimento que será feito no projeto.

7. Defina métricas

Ao apresentar o projeto de RH, seja qual for o objetivo dele, mostre como será feita a análise dos resultados. Isso deixará os gestores mais seguros e aumentará a chance de a ideia ser aprovada.

8. Monte um cronograma

Ao apresentar um projeto de RH, é primordial apresentar um cronograma de execução das etapas.

Estipule datas para a contratação de fornecedores, montagem da equipe, implementação do projeto e avaliação dos resultados. Coloque tudo em uma tabela e informe os prazos a todos os envolvidos. Sem isso, dificilmente o projeto sairá do papel.

9. Cuide do visual

Para tornar a apresentação do seu projeto de RH mais atrativo, capriche no visual buscando apresentar um documento bonito, clean e bem organizado, mas não exagere no preciosismo.

O apoio visual pode facilitar na apresentação do projeto de RH, além de influenciar na percepção que o gestor terá sobre a ideia.

Como você pode ver, seguir os passos acima ao apresentar seu projeto de RH pode ser a chave para ver a sua ideia sair do papel. Coloque o que você leu em prática e seja sempre claro e objetivo nas suas argumentações. Seguramente, o seu projeto de RH irá fazer a diferença no planejamento estratégico da sua empresa.     

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome:

Quero treinar e desenvolver meus colaboradores com a plataforma da UseRH:










Cargo Atual:

Funcionários:
Eu concordo em receber comunicações: