Promover a evolução integral das equipes é um diferencial estratégico. Isso representa dedicar atenção ao desenvolvimento pessoal dos colaboradores.
Não são apenas atributos técnicos que importam na formação de grandes talentos. Skills comportamentais e inteligência emocional no trabalho são requisitos que estão sendo cada vez mais valorizados em programas de capacitação.
A pandemia reforçou ainda mais essa necessidade. Uma pesquisa global sobre requalificação realizada pela McKinsey apontou que o número de empresas que buscam empatia e habilidades interpessoais na força de trabalho dobrou em 2020.
Os três aspectos priorizados em perfis profissionais são:
– Liderança;
– Pensamento crítico e tomada de decisão;
– Gestão de projetos.
Investir em ações internas para o crescimento dos colaboradores ajuda a reter talentos, aumenta a produtividade e reflete positivamente nos resultados dos negócios.
Por que estimular o desenvolvimento dos colaboradores?
Mesmo já sendo importantes antes, recentemente especialistas apontaram mudanças que elevaram o patamar de importância das soft skills entre os profissionais, de modo que as tornaram muito mais agregadoras no mundo corporativo atual.
É uma consequência da adesão das empresas a ferramentas de Inteligência Artificial (IA), a soluções automatizadas para muitos procedimentos e às mudanças no modelo de jornada de trabalho convencional.
Podemos observar, por exemplo, que habilidades ligadas à comunicação estão sendo fundamentais para um bom convívio de equipes trabalhando à distância. O trabalho híbrido trouxe, consigo, essa exigência.
Um levantamento da McKinsey apurou que, para os trabalhos futuros – frente à rápida digitalização dos processos corporativos -, a busca das empresas será por profissionais que possam:
– Conviver bem e exercer sua função em ambientes digitais;
– Sugerir inovações e contribuir com ideias que vão além do que é feito por sistemas e máquinas automatizadas;
– Adaptar-se a mudanças de trabalho e ocupações.
Como saber se as ações de incentivo ao desenvolvimento pessoal na sua empresa estão dando resultado e seguir evoluindo?
A palavra-chave para o sucesso é continuidade e sua equipe deve saber disso também.
Um bom ritmo de desenvolvimento das pessoas certamente refletirá nos resultados do negócio, como:
– Êxito na gestão de ocasionais conflitos;
– Diminuição do estresse dos colaboradores;
– Alta performance da equipe;
– Maior possibilidade de inovações;
– Retenção e atração de bons profissionais.
Quando aprimoramento técnico e emocional caminham juntos, esses são alguns dos exemplos de ganhos para a sua empresa.
E você sabia que nós temos uma plataforma ideal para otimizar os seus processos de treinamento e desenvolvimento pessoal? A USERH é uma plataforma onde você pode criar sua universidade corporativa em poucos passos. Isso mesmo! Entre em contato conosco e saiba as condições especiais que temos para você.