Elaborar um plano de cargos e salários é essencial para a gestão de recursos humanos em qualquer organização.
Criar um bom plano de cargos e salários é fundamental para manter a equipe da corporação ainda mais engajada, além de trazer mais transparência para toda a estrutura de promoções.
Para desenvolver esse tipo de documento, vale a pena entender quais são as principais etapas e como adaptá-lo para a sua realidade.
Tal cuidado é determinante para a redução do turnover e o aumento da produtividade, além de favorecer a retenção de talentos.
Se você quer saber como elaborar um plano de cargos e salários completo para sua empresa, continue a leitura e confira nossas recomendações!
O plano de cargos e salários é uma ferramenta estratégica que pode ser usada no RH das empresas, visando estruturar e organizar as funções existentes na companhia para garantir eficiência em todos os setores.
Além disso, esse plano ajuda a alinhar as respectivas faixas salariais e serve como um guia transparente para os colaboradores entenderem a hierarquia interna e as responsabilidades associadas a cada cargo.
Por fim, o plano de cargos e salários também contribui para a motivação dos colaboradores. Isso porque ele oferece uma visão clara das oportunidades de crescimento e desenvolvimento na organização.
O desenvolvimento do plano de cargos pode trazer diversos benefícios para a empresa, ajudando a melhorar os resultados e alcançar as metas determinadas.
Entre as principais vantagens que podem ser alcançadas estão:
1. ajuda na atração de novos talentos;
2. traz mais segurança para a empresa;
3. reduz o turnover;
4. aumenta a transparência;
5. proporciona equilíbrio para o quadro de funcionários;
6. gera clareza sobre as funções necessárias para a empresa.
Lembre-se ainda de que um plano de cargos e salários bem implementado é uma ferramenta essencial para a gestão eficaz de recursos humanos.
Por isso, vale a pena aprender como elaborá-lo adequadamente.
Após entender quais são os benefícios que podem ser alcançados a partir da elaboração desse plano, que tal entender os passos que você deve seguir para colocá-lo em prática em seu negócio?
A seguir, destacamos várias dicas.
Continue lendo e confira!
O primeiro passo para elaborar o plano de cargos é fazer um bom planejamento.
Essa fase pode envolver um diagnóstico das funções existentes para identificar responsabilidades, requisitos e competências necessárias para desempenhar cada cargo.
É preciso ainda fazer uma classificação hierárquica de cada função. Assim, você consegue estabelecer de maneira mais adequada o que está certo e o que pode ser ajustado dentro da sua empresa.
Outro passo importante é estabelecer faixas salariais coerentes com a realidade financeira da empresa, considerando a capacidade de pagamento e os objetivos estratégicos.
A partir desses pontos, consegue-se iniciar o planejamento.
Ao mesmo tempo que o planejamento está sendo desenvolvido, é preciso realizar pesquisas para entender melhor como a sua empresa está posicionada no mercado.
Esse cuidado permite realizar um plano de cargos e salários atrativo.
Por exemplo, é fundamental conduzir uma pesquisa de mercado para compreender as práticas salariais do setor e da região no qual o negócio está inserido.
Esse cuidado acaba garantindo a competitividade e equidade externa.
Além disso, pode-se pensar em maneiras de se diferenciar dos concorrentes a fim de chamar a atenção dos bons profissionais.
Contar com empresas especializadas nesse tipo de pesquisa pode ser uma boa opção.
As descrições das atividades são fundamentais para o plano de cargos e salários.
Para fazê-la, você pode usar as informações coletadas no planejamento e na pesquisa de mercado, destacando quais são as competências necessárias para as funções já existentes e também para as que serão criadas.
Considere também as responsabilidades associadas a cada cargo, as tarefas diárias que realiza, as metas específicas e entregáveis esperadas, além de consultar os colaboradores e líderes para obter insights sobre as nuances das funções.
Vale lembrar de utilizar uma linguagem clara e objetiva, evitando jargões desnecessários.
Por fim, é importante promover uma revisão regular das descrições de atividades em colaboração com os ocupantes de cada cargo, a fim de manter as tendências e novas habilidades sempre destacadas.
Esse cuidado ajuda os colaboradores a investir em desenvolvimento para ocupar tais cargos.
O organograma é um recurso visual que apresenta a hierarquia utilizada na empresa, usando caixas ou retângulos para cada cargo, conectando-os por meio de linhas que estabelecem a estrutura de autoridade da empresa.
Além disso, esse documento pode incorporar informações sobre níveis salariais de cada cargo.
Para trazer ainda mais informações, é possível incluir detalhes adicionais como código do cargo, descrições específicas, requisitos essenciais e demais informações relevantes.
Ao longo do tempo, também é necessário ajustar esse documento, considerando mudanças estruturais relevantes.
Tal documento não contribui apenas para a visualização da estrutura hierárquica, mas também serve como ferramenta de comunicação para esclarecer as diretrizes estabelecidas no plano.
Por fim, é necessário estabelecer quais benefícios contribuem para manter sua equipe engajada.
Nesse quesito, além de avaliar quais são as principais práticas adotadas pelos concorrentes, vale questionar a própria equipe sobre as possibilidades disponíveis para os benefícios.
Existem opções desde as mais tradicionais, incluindo vale-alimentação, premiação por desempenho e participação nos resultados, até opções menos convencionais como viagens, vale-cultura e presentes.
O mais importante é que os benefícios sejam valorizados pela equipe, atendendo às suas principais demandas.
Afinal, esse tipo de recurso apenas cumpre seu propósito quando consegue engajar e envolver o time.
Ao implementar todas essas etapas, você consegue elaborar um plano de cargos e salários personalizado para atender às necessidades da sua equipe.
Assim, além de melhorar o clima organizacional por meio do aumento na transparência, é possível mostrar aos colaboradores qual caminho trilhar para alcançar melhores posições junto à corporação.
Já pensou em implementar esse tipo de planejamento no seu departamento de RH?
Então, deixe um comentário e compartilhe quais os principais desafios que você enfrenta na gestão de pessoas!