UseRH

abril 25, 2023

Pesquisa aponta: transformação digital é o segundo maior desafio do RH em 2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Uma pesquisa da consultoria Think Work em parceria com a HR Tech Atlas, com 69 executivos, apontou que promover a transformação digital do RH é o segundo maior desafio do RH em 2023, com 25% da amostragem.

Em primeiro lugar ficou o fortalecimento da cultura organizacional (35%) e, em terceiro, a necessidade de atrelar o uso de dados à gestão de pessoas (20%), usando indicadores baseados em people analytics.

Neste artigo vamos ver os principais pontos deste relatório sobre transformação digital e como começar esse processo no RH na sua empresa.

    • – O que é transformação digital?
    • – Impactos da transformação digital no RH?
    • – 5 dicas práticas para promover a transformação digital no RH
    • – Conclusão

 

Continue a leitura deste artigo e prepare a sua equipe para a transformação digital no RH!

O que é transformação digital?

3 maiores desafios do rh em 2023

De acordo com Geber Rabalho, professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conselheiro do CESAR e professor extraordinário da CESAR School, a transformação digital implica em:

“Mudanças profundas em cultura, processos, competências, produtos/serviços e modelos de negócio, visando tirar o máximo proveito das oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais”.

Ou seja, a transformação digital é um mergulho profundo em mudanças e melhorias possíveis através da tecnologia.

O conceito, explorado no livro Transformação Digital: Uma jornada possível, de Eduardo C. Peixoto, alerta que no centro desse movimento estão os negócios e as pessoas.

Enquanto o livro era escrito, durante a pandemia de Covid-19, a pressão sobreveio a milhares de negócios para se digitalizar. Outros, porém, que já nasceram digitais, experimentaram a oportunidade de crescer.

Os colaboradores também foram inundados de novidades, entre elas a necessidade do trabalho remoto, novas tecnologias e atribuições.

Agora, três anos após o início da pandemia, conseguimos entender melhor o trabalho remoto e eleger os principais pontos de melhoria desse modelo que, de acordo com a pesquisa da Think Work, são:

  • Fazer a manutenção da cultura corporativa (32%)
  • Gerir equipes à distância (22%)
  • Gerir/compartilhar conhecimento (20%)

 

A partir desses dados, podemos ver que o RH enfrenta desafios referentes à adaptação a uma nova gestão de pessoas, que é digital e à distância.

Impactos da transformação
digita no RH?

Como vimos, muitas empresas ainda estão em fase de adaptação, o que indica que não é apenas o uso de novas tecnologias, como ferramentas e softwares, que provocam a transformação digital, mas sim uma mudança cultural voltada à inovação.

Com líderes e gestores atentos às necessidades da empresa, propondo soluções que atendam a essas necessidades de forma estratégica, temos um RH impactado com:

  • – Melhora da rotina do setor: ferramentas de gestão de RH, por exemplo, automatizam tarefas, agilizam atividades burocráticas, fornecem dados e indicadores. Então, promovem maior eficiência da equipe, propiciam decisões mais assertivas e aumento da produtividade;

 

  • – Redução de erros: o uso de softwares e tecnologias diminuem o risco de falhas humanas ao tornarem os processos mais simples e menos dependentes de operação humana;

 

  • – Movimentos estratégicos: automatizando tarefas e aumentando a eficiência da equipe, o RH tem mais tempo para ser estratégico. Aqui também entra o benefício de analisar dados e indicadores de desempenho de RH, para propor novas ações alinhadas aos objetivos da empresa.

 

Vale destacar que a transformação digital é um processo contínuo e que deve ser revisto regularmente para que o RH acompanhe as mudanças de mercado e as necessidades da empresa.

5 dicas práticas para promover a
transformação digital no RH

Já que a transformação digital no RH traz impactos positivos para as empresas, preparamos 5 dicas práticas para você e sua equipe darem o primeiro passo.

1 - Identifique as necessidades e desafios do RH

Antes de dar início a uma mudança transformadora na sua empresa, é necessário entender quais são as reais necessidades e desafios do seu setor de Recursos Humanos.

Analise os processos já existentes para identificar gargalos e oportunidades de melhoria que podem ser atendidos com soluções digitais;

2 - Adote uma plataforma de gestão de RH

Como já dissemos, uma plataforma de gestão de RH ou software de gestão de pessoas pode centralizar processos, como gestão de desempenho, treinamento e desenvolvimento, departamento pessoal e onboarding.

A plataforma também pode automatizar tarefas administrativas e operacionais do RH, liberando tempo para atividades estratégicas.

Existem diferentes soluções no mercado atualmente. Por isso, é indispensável saber o problema a ser solucionado para não contratar ferramentas que apenas aumentaram o número de processos e oneram o departamento.

Identifique as necessidades, defina as características do software, defina o orçamento, pesquise e estude as soluções, faça um benchmarking, solicite uma demonstração e faça um teste quando escolher as ferramentas. Siga esses passos para escolher o software de RH ideal para a sua empresa.

banner - plataforma completa para gestão de rh autoavaliação de desempenho capital intelectual treinamento e desenvolvimento

3 - Utilize análise de dados

O uso de análise de dados pode auxiliar a sua empresa a tomar decisões mais assertivas e embasadas sobre a gestão de talentos. É possível, por exemplo, identificar padrões e tendências em relação a desempenho, satisfação, desenvolvimento, entre outras métricas de RH.

Ferramentas que ofereçam relatórios e um dashboard com visualização clara dos dados facilitam na hora de analisar dados e acompanhar indicadores.

4 - Invista em educação e capacitação

Para inovar, promover a transformação digital e a adoção de novas tecnologias, é necessário investir em educação e capacitação dos funcionários, não só do RH, mas da liderança e dos colaboradores.

Treinamentos e capacitações além de manter os colaboradores atualizados contribuem para um pensamento voltado para a melhoria contínua, e pode ser usado para motivar a busca por novas soluções.

Empresas que já adotam o regime remoto ou híbrido de trabalho podem utilizar uma plataforma de gestão de conhecimento para ter o próprio ambiente de treinamento online.

Assim, é possível treinar colaboradores à distância e com conteúdo personalizado, criando trilhas de capacitação, aplicar testes e avaliações e acompanhar o progresso individualmente.

5 - Faça parceria com fornecedores
de tecnologia

As HR Techs, como a UseRH, são empresas que se especializaram em soluções digitais para RH. Desta forma, parcerias com esses fornecedores podem abrir janelas de oportunidade para resolver problemas de forma personalizada e integrada.

A UseRH hoje tem soluções em gestão de desempenho e educação corporativa e, em breve, em Onboarding.

Isso significa que o resultado da avaliação de desempenho — disponível no módulo de Avaliações — irá orientar a criação do PDI. Já o PDI poderá estar conectado aos cursos e capacitações ofertados no ambiente de treinamento online da empresa — módulo de Universidade Corporativa —, entre outras inúmeras possibilidades.

Desta forma, as empresas podem ter uma gestão integrada, sem precisar contratar ferramentas diferentes para gerir seus processos.

Você também pode gostar:

Conclusão

Ao longo deste artigo apresentamos o conceito de transformação digital e como ele pode ser aplicado dentro do RH.

Também apontamos alguns dos benefícios que uma mentalidade inovadora associada à adoção de tecnologia pode trazer para o RH e as empresas.

Vimos também 5 dicas práticas para dar início à transformação digital no RH da sua empresa. Entre elas, contratar uma plataforma de gestão de recursos humanos, investir em educação corporativa e fazer parceria com empresas de soluções digitais para RH.

Apresentamos ainda a UseRH como um exemplo de RH Tech que oferece soluções digitais integradas para gestão de pessoas. Entre elas estão os módulos de Avaliação de Desempenho, Universidade Corporativa e, em breve, de Onboarding.

Para conhecer todas essas soluções, converse com um de nossos especialistas pelo WhatsApp e agende uma demonstração agora mesmo!

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo do RH, com uma seleção de conteúdos para enriquecer a sua gestão de pessoas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome: