UseRH

6 dicas para realizar um onboarding de novos funcionários

O onboarding de novos funcionários é o processo de integração. Para você aplicar na sua empresa da melhor forma possível, separamos algumas dicas. Veja!
onboarding-de-novos-colaboradores
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O onboarding de novos funcionários é uma prática que deve ser adotada por toda empresa que deseja manter seus melhores talentos.

Isso porque, o processo de integração é fundamental para que o novo funcionário se sinta acolhido, e também tenha as informações mais relevantes para que possa se adaptar o mais rápido possível no novo cargo.

O onboarding tem início já nos primeiros contatos do candidato com a companhia, até o momento da sua efetivação e adaptação.

Nesse cenário, é preciso ficar atento a algumas questões, e também contar com a ajuda da tecnologia nesse momento, para otimizar os trabalhos.

Para ajudar você a realizar o onboarding de novos funcionários com eficiência, preparamos este artigo.

Acompanhe!

1. Organize o ambiente

É altamente recomendado que os primeiros dias de trabalho dos colaboradores na empresa sejam dedicados ao onboarding.

Para isso, organize o ambiente, que pode ser uma sala de treinamento, auditório, ou outro espaço que a empresa tenha disponível.

Receba os funcionários com um pequeno coffee break e procure reunir o maior número de novos contratados possíveis.

Assim, você otimiza o tempo das apresentações.

2. Apresente a história da empresa

Quando o assunto é onboarding de novos funcionários, também é recomendado que o RH crie apresentações sobre a história do negócio, mercado de atuação e divisão interna dos setores.

Além de apresentar o organograma da empresa.

Isso ajudará os novos funcionários a terem uma visão geral do negócio.

3. Realize um tour pela empresa

Depois de expor a parte teórica, apresentar as dependências da empresa é um procedimento importante quando o assunto é onboarding de novos funcionários.

Isso porque, a depender do tamanho da organização e do nicho de mercado, muitos colaboradores não terão uma chance de conhecer mais profundamente como funcionam os setores da companhia.

Para que o tour pela empresa seja realizado com sucesso, avise e agende com os supervisores das áreas, para que eles possam receber o grupo e dar uma breve explicação sobre como o setor funciona e suas particularidades. 

4. Organize um kit de boas-vindas

Os kits de boas-vindas são ótimas estratégias para motivar os novos colaboradores, além de conter itens que serão usados no dia a dia no trabalho, como mochilas de notebook, mouse pad, caderno de anotações, canetas, e outros. 

 

5. Ofereça uma recepção memorável

Receber bem deve ser a missão do setor de RH quando o assunto é onboarding de novos colaboradores.

Por isso, além do coffee break, apresentações, tour pela empresa e kit de boas-vindas, solicite que o gestor da área dos contratados o receba com uma pequena apresentação de boas-vindas com a equipe na qual eles vão trabalhar.

Aqui, a experiência do colaborador pode ser elevada com um almoço de integração com toda a equipe.

Tenha em mente que o orçamento não precisa ser muito alto. Às vezes, um almoço bem organizado no refeitório da empresa pode ser o suficiente para motivar e engajar toda a equipe.

Adeque à realidade da sua empresa.

6. Conte com a tecnologia

O processo de onboarding pode ser bem longo, a depender do tamanho da empresa e de suas particularidades.

Por isso, contar com a tecnologia para otimizar tempo é fundamental.

É possível, por exemplo, usar plataformas digitais para abrigar a apresentação de cada setor e outras informações relevantes.

Assim, o colaborador pode acessar as informações sempre que tiver alguma dúvida, ou mesmo consultar alguma informação que pode ter passado despercebida.

No módulo de Universidade Corporativa da UseRH, por exemplo, você consegue criar treinamentos de integração e onboarding a partir de trilhas de aprendizado organizadas e setorizadas.

Além disso, você também otimiza o processo de admissão através do nosso módulo de Onboarding, ganhando tempo para dar mais atenção ao novo colaborador ao invés de se ocupar com atividades operacionais.

Como vimos ao longo desta leitura, realizar o processo de onboarding de novos funcionários requer planejamento e organização, e todo o processo fica mais fácil seguindo essas dicas.

Se você gostou deste artigo sobre onboarding de funcionários na empresa, entre em contato e conheça as nossas soluções!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome:

Quero treinar e desenvolver meus colaboradores com a plataforma da UseRH:










Cargo Atual:

Funcionários:
Eu concordo em receber comunicações: