Quando o assunto é definir objetivos estratégicos no RH, é preciso pensar na companhia como um todo. Assim, é possível tomar decisões mais acertadas e também aumentar o envolvimento dos funcionários, direcionando-os para as ações desejadas pela empresa.
Quando o assunto é definir objetivos estratégicos no RH, é preciso pensar na companhia como um todo. Assim, é possível tomar decisões mais acertadas e também aumentar o envolvimento dos funcionários, direcionando-os para as ações desejadas pela empresa.
Para isso, é preciso pensar em uma série de questões, a fim de levantar as necessidades das pessoas, da organização e alinhá-las, além de buscar recursos para colocar o plano em prática.
Para ajudar você a entender como definir os objetivos estratégicos do setor de RH com eficiência, preparamos este artigo. Acompanhe!
De forma prática, os objetivos estratégicos correspondem ao ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica, sendo um conceito bastante utilizado na área de administração, o que engloba o RH.
Contar com objetivos estratégicos é importante porque a globalização aumentou a concorrência entre países e mercados, fazendo com que as empresas fossem obrigadas a buscar diferenciais para se destacar no mercado.
Nesse cenário, o RH estratégico atua na formulação do planejamento da companhia para que, baseado nesse plano, tenha condições de desenvolver o seu próprio planejamento focado no desenvolvimento de pessoas, fazendo com que elas entreguem os resultados desejados pelo negócio.
Isso possibilita que o setor de Recursos Humanos possa fazer o seu planejamento organizacional por meio das técnicas que norteiam o setor, como treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, entre outros.
Com isso, o setor de RH colabora para que as companhias ampliem a sua competitividade frente ao mercado.
Agora que você já sabe o que são objetivos estratégicos, veja, a seguir, como montar para o setor de RH da sua empresa!
O primeiro passo para estabelecer os objetivos estratégicos do setor de RH é fazer uma análise dos pontos fortes e fracos da companhia. Essa visão geral do negócio dará ao gestor de RH os direcionamentos necessários para nortear as ações mais alinhadas com as necessidades da corporação.
Analisando dados concretos é possível deixar a subjetividade de lado, aumentando as chances de sucesso do plano estratégico de RH. Alguns indicadores muito utilizados para o RH estratégico são:
Indicadores empresariais: responsáveis por mensurar os resultados de alguns processos de gestão e revelam a eficácia, o desempenho e a produtividade dos colaboradores, entre outros fatores.
Indicadores operacionais: esses dizem respeito à capacidade de atração e também de manter talentos, desenvolvimento de pessoal.
Indicadores financeiros: esses correspondem ao orçamento empregado na gestão de RH, contabilizando os custos, e investimentos do departamento.
Um dos grandes gargalos das gestões atuais é atuar como “apagadores de incêndio”. Você pode mudar isso ao criar o planejamento estratégico, pois ele torna possível mudar a postura reativa por condutas baseadas em planejamento, o que possibilita se antecipar aos problemas.
Assim, mais eficiente do que procurar solucionar conflitos internos é atuar de forma estratégica, concentrando-se nas atividades do setor, previamente mapeadas, para poder agir com eficiência e no tempo certo, respeitando os colaboradores e os interesses da empresa.
Para isso, é preciso fazer o levantamento das situações que precisam ser melhoradas, sendo que o objetivo deve sempre ser o de contribuir para que a companhia alcance os seus objetivos estratégicos.
O alinhamento da equipe de trabalho com todos os setores da empresa é fundamental para que haja sinergia, o que permite que os trabalhos aconteçam de forma mais fluida e também eficiente. Para isso, o setor de RH deve atuar como agente integrador, garantindo que o capital humano da empresa consiga atender às necessidades dos diferentes departamentos, dando feedback para todos os colaboradores.
Ao contrário da postura paternalista que muitas organizações adotam, é papel do RH conhecer o capital humano da empresa, tornando-se responsável pelo bom desempenho desses profissionais.
Isso é possível desde que o planejamento estratégico do setor de RH consiga desenvolver iniciativas para contribuir com o desenvolvimento de seus profissionais, como implantar uma comunicação efetiva na empresa. Caso isso seja feito com êxito, é possível colher resultados cada vez mais expressivos para a companhia.
Para manter uma empresa competitiva no mercado, é preciso contar com profissionais capacitados e bem treinados, investindo no capital intelectual da empresa.
É por essa razão que investir em treinamento e outras ações de capacitação é fundamental para atualizar o conhecimento dos profissionais que já fazem parte da empresa. Assim, o planejamento estratégico da companhia ainda deve contemplar planos estruturados de aprimoramento, seleção e remuneração dos funcionários.
Ainda é preciso investir em iniciativas capazes de transformar a empresa em um ambiente que estimule a criatividade e a inovação e, para isso, é preciso investir em iniciativas de valorização de pessoas, como oportunidade de crescimento, o que também ajuda na redução do turnover.
Quando a empresa investe massivamente na sua marca empregadora, ela se torna capaz de atrair e reter os melhores talentos do mercado, o que significa mais competitividade para qualquer organização.
Além disso, os benefícios de uma marca empregadora forte se estendem também ao público externo, como clientes e acionistas, pois estes passam a criar uma percepção positiva a respeito da empresa, gerando mais valor para os produtos e serviços dela.
O RH 4.0 já é uma realidade em grande parte das organizações, por isso, incluir o uso de ferramentas tecnológicas no plano de desenvolvimento estratégico do RH é fundamental.
Com o uso de plataformas de RH, por exemplo, já é possível otimizar a gestão de desempenho e performance, e acompanhar mais de perto o desenvolvimento do colaborador, medir o clima organizacional e avaliar competências técnicas e comportamentais.
Também já é possível treinar colaboradores a distância, aplicando estratégias de gamificação e usar automação em diversas etapas. A visualização de dados e medição de indicadores também é facilitada nessas plataformas, o que contribui para tomadas de decisões assertivas.
Atualmente, a UseRH oferece soluções para todas essas demandas e muito mais, por meio dos módulos de Avaliações e Universidade Corporativa.
Como vimos ao longo desta leitura, como definir objetivos estratégicos do setor de RH requer entender quais são as forças e fraquezas da organização, investir no desenvolvimento de pessoas, contar com a ajuda da tecnologia, entre outras ações. Todas as atividades devem acontecer de acordo com a necessidade da organização e podem ser revistas periodicamente, a fim de manter a empresa competitiva.
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