Você sabe o que é employer branding? Atrair e reter os melhores talentos do mercado é o desejo de toda empresa, mas está longe de ser uma tarefa fácil. Para ter sucesso nessa missão, é preciso muito planejamento e políticas estruturadas. Nesse cenário, o employer branding desponta como uma das principais estratégias de gestão do mundo corporativo.
Para ajudar você a entender melhor essa prática, preparamos um guia sobre o assunto. Quer saber mais? Confira a seguir!
O que é employer branding?
Employer branding é uma estratégia que consiste em construir uma boa reputação para a empresa como lugar para trabalhar. Essa imagem é conhecida como employer brand (marca empregadora, em inglês).
É a melhor forma de potenciais candidatos avaliarem se a organização oferece um bom plano de carreira, qualidade de vida e desenvolvimento para os colaboradores, entre outros fatores. Portanto, um trabalho estruturado nesse sentido pode render à empresa um grande diferencial em relação à concorrência.
Qual é a importância de investir nessa estratégia?
São muitos os benefícios de investir em employer branding. Confira os principais a seguir.
Atração e retenção de talentos
Contratar o candidato ideal não é fácil, mas o employer branding ajuda a tornar as coisas mais simples. Quando a empresa tem reputação de boa empregadora, naturalmente atrai os melhores profissionais. Desse modo, a qualidade das contratações aumenta e o tempo gasto com recrutamento e seleção é reduzido.
Além disso, a retenção de talentos também melhora. Em uma organização com bom ambiente e condições de trabalho, os funcionários ficam motivados a permanecer e se comprometem a fazer o negócio crescer. Estando satisfeitos, eles pensarão duas vezes antes de buscar oportunidades em outros lugares.
Redução de custos
A retenção de talentos leva a outro importante benefício do employer branding: a redução de gastos. Contratações, demissões e processos seletivos custam caro. Ao diminuir a rotatividade de funcionários, não há necessidade de grandes investimentos para buscar novos talentos.
Aumento da produtividade
Construir uma employer brand forte significa valorizar o bom clima organizacional, engajar os funcionários e oferecer condições de trabalho excepcionais. Em um ambiente como esse, os funcionários se sentem felizes e orgulhosos do lugar onde trabalham.
Isso aumenta o envolvimento e o comprometimento com a empresa, gerando mais produtividade, mais qualidade nas entregas e melhores resultados para o negócio.
Como aplicar o employer branding na empresa?
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Conheça a cultura organizacional
Para implementar o employer branding, é essencial conhecer as crenças, hábitos e valores que orientam os processos de trabalho. Com isso, o RH poderá compartilhar essas práticas com os candidatos nos processos seletivos da empresa, atraindo pessoas que estejam alinhadas com os propósitos da organização.
Engaje os líderes
Para implementar o employer branding é essencial propagar o conceito e seus benefícios entre os líderes da empresa. Por se tratar de uma estratégia que exige mudança de postura, é comum encontrar resistência no começo, sobretudo em companhias mais tradicionais.
Explique, por meio de dados e cases de sucesso, todas as vantagens da prática, e deixe claro aos gestores que eles são parte fundamental do processo. Divulgue os resultados na medida em que eles forem surgindo. Isso ajudará a incorporar as novas atitudes no dia a dia.
Dê protagonismo aos colaboradores
Os colaboradores da empresa têm o poder de propagar a imagem da companhia entre seus amigos, familiares e rede de contatos no mercado de trabalho. Por isso, procure dar protagonismo aos funcionários na divulgação da employer brand.
Compartilhe vídeos e textos com funcionários dando seus depoimentos sobre como é o dia a dia na empresa. Dar a chance de os talentos expressarem opiniões reais confere credibilidade à construção da imagem da organização como empregadora.
Agora que você já sabe o que é employer branding, basta colocar em prática tudo o que aprendeu e colher os resultados! Lembre-se sempre: para a estratégia ter sucesso e se manter de pé, é imprescindível que haja colaboração de todos os membros da empresa.
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