UseRH

Novo decreto regulamenta Lei da Igualdade Salarial

A Lei da Igualdade Salarial busca garantir que homens e mulheres sejam remunerados igualmente ao ocuparem a mesma função. Veja!
igualdade salarial
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sancionada em julho de 2023, a Lei 14.611/23 dispõe sobre a igualdade salarial, e busca garantir que homens e mulheres sejam remunerados igualmente ao ocuparem a mesma função.

Recentemente, um novo decreto regulamentou a aplicação da lei. O Decreto nº 11.795/2023, publicado em novembro de 2023, estabelece, por exemplo, a obrigatoriedade de empresas com 100 ou mais empregados disponibilizarem na internet um “Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios”.

O que diz o novo decreto

O decreto determina também a fiscalização dos relatórios pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), podendo exigir informações complementares das empresas.

Caso haja descumprimento da lei, sendo identificada a desigualdade salarial, as empresas deverão elaborar e implementar um “Plano de Ação para Mitigação da Desigualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios entre Mulheres e Homens”, estando sujeitas ainda a outras sanções, como multa e pagamento de diferenças salariais devidas.

Saiba mais

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome:

Quero treinar e desenvolver meus colaboradores com a plataforma da UseRH:










Cargo Atual:

Funcionários:
Eu concordo em receber comunicações: