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Futuro do RH: 10 ferramentas para colocar o seu RH no futuro

Qual será o futuro do RH na sua empresa? Estamos chegando ao fim de 2023, e este é o momento de olhar para frente e planejar o próximo ano.

ferramentas para o futuro do RH
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Isso inclui trazer para dentro da gestão ferramentas que aumentam a eficiência da equipe e auxiliam na entrega de melhores resultados.

Além de atender as necessidades atuais da empresa, o RH ainda deve considerar as tendências do mercado de trabalho globalizado.

Então, continue a leitura, se você busca soluções para todos os subsistemas de RH para deixar o seu RH no futuro.

Vamos de recomendações desde atração, recrutamento e seleção até educação e gestão de desempenho, para deixar o seu RH no futuro!

Neste artigo, vamos apresentar as principais tendências e desafios do RH do futuro e as ferramentas que farão a diferença para a produtividade, engajamento e retenção dos colaboradores da sua empresa.

O futuro do RH na era da globalização

O futuro do RH chegou, ou está mais perto do que se imaginava há três anos. E o setor de recursos humanos tem apresentado um papel progressivamente mais impactante e estratégico nas organizações.

Mudanças provocadas no mercado em função da pandemia de Covid-19, como a aceleração do desenvolvimento tecnológico e popularização do trabalho híbrido e remoto, demandam novas soluções ao setor.

A chegada de novas gerações no mercado de trabalho e o aumento da competitividade e da volatilidade do cenário global também estão exigindo um novo posicionamento da gestão de pessoas.

Esse novo posicionamento se destaca pela tomada de decisões estratégicas e menos foco no operacional. Para isso, tornou-se essencial o uso de ferramentas que permitem a digitalização e a automação de processos, assim como o fornecimento e análise de indicadores.

As ferramentas do futuro do RH

A gestão do talento humano é uma das áreas mais afetadas pela aceleração do uso da tecnologia. Por isso, trouxemos uma lista das principais ferramentas para dar suporte ao seu RH e prepará-lo para os desafios do futuro.

Ilustração check list futuro do RH

Para ajudar você, RH, a implementar uma cultura de feedback e tornar os gestores e colaboradores da empresa aptos a dar feedback constante, separamos essas 7 dicas:

Mirando em ser digital, global e menos burocrático? É recomendável investir em uma plataforma para gestão de RH.

Entre os principais atributos, destacam-se: a automação de processos, a integração de diferentes recursos e ferramentas de gestão em um único ambiente e o arquivamento de dados em nuvem.

Isso significa que o RH perde menos tempo com tarefas operacionais e dispõe de dados e indicadores de gestão dos colaboradores com mais facilidade, sem precisar navegar entre dezenas de planilhas e softwares diferentes.

Para mais, ainda é acessível de qualquer lugar sem a necessidade de manter arquivos físicos.

A tendência é ter uma gestão facilitada, com soluções integradas e que forneçam insights para a tomada de decisão estratégica.

Ter um ambiente online próprio para treinamento dos colaboradores – uma Universidade Corporativa – permite o desenvolvimento personalizado e estratégico dos profissionais para a empresa.

Em uma plataforma de gestão de conhecimento (LMS), por exemplo, é possível criar cursos, trilhas de conhecimento e disponibilizar conteúdo em diferentes formatos.

O T&D tem a força de capacitar e transformar profissionais em líderes flutuantes, gestores burocráticos em gestores empáticos e assim por diante. É, portanto, um grande diferencial competitivo para as organizações do futuro.

Espera-se que o T&D promova o autodesenvolvimento, atuando como um facilitador do conhecimento, fornecendo ferramentas e recursos de educação para uma cultura lifelong learning – ou de aprendizado ao longo da vida.

3 - Sistema de controle de ponto digital

Com a popularização do trabalho remoto, é necessário ter uma ferramenta que registre os horários de trabalho, descanso e extra, controlando a jornada do colaborador, quando em regime CLT.

No mercado, existem aplicativos que realizam o registro do ponto digitalmente, permitindo acompanhar o expediente e contabilizar as horas trabalhadas.

Porém, antes de contratar esse serviço, certifique-se de que o sistema segue a legislação trabalhista vigente.

4 - Assessments

Assessments são avaliações de tendência comportamento, que permitem compreender as habilidades e aptidões tanto de candidatos quanto de funcionários.

Esse tipo de informação é muito útil para realizar contratações assertivas, principalmente para cargos de gestão, além de movimentações, como promoção ou realocação.

Portanto, a aplicação de assessments permite a alocação correta de profissionais nas oportunidades existentes na organização e, consequentemente, a formação de times de alta performance.

Para o RH do futuro, isso significa impacto direto nos resultados da empresa.

Fundamental para empresas que desejam ter um time engajado e alinhado com os objetivos estratégicos do negócio.

Em um sistema de gestão de desempenho é possível realizar avaliação de desempenho de maneira mais rápida e prática, porque ele facilita a criação de formulários, a aplicação das avaliações e a visualização dos resultados.

Sistemas completos de gestão de desempenho, além da avaliação, possuem estrutura para montagem e acompanhamento de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e gestão de metas.

Desta forma, economiza-se tempo e espaço que seria gasto em planilhas e arquivos de documentos, além ter várias etapas operacionais do processo automatizadas.

Trata-se de uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores, para a melhoria contínua e outras estratégias, como Plano de Cargos e Salários, Plano de Carreira e Plano de Sucessão.

Deixe as planilhas complicadas de lado_avaliação de desempenho

6 - Software de Recrutamento e Seleção - ATS

ATS é a sigla em inglês para Applicant Tracking System (ou “sistema de rastreio de candidatos”), e é a ferramenta utilizada para acompanhar candidatos em um processo seletivo.

Esse sistema coleta e armazena currículos e outras informações sobre candidatos em um banco de dados, com padrões rigorosos de segurança.

O ATS é consultado pela equipe de Recrutamento e Seleção para encontrar os candidatos que melhor se enquadram à descrição de uma vaga, aplicando filtros de busca, agilizando o processo seletivo.

O processo de admissão é burocrático, com recolhimento de documentos, realização de exames, assinatura de contrato e outras providências para formalização.

Na sequência, ocorre a integração do profissional ao corpo de colaboradores da empresa e à cultura da organização.

Quanto mais fluido e eficiente for esse processo, melhor a experiência do colaborador e mais rápida a sua adaptação.

Enquanto o colaborador que passa por um onboarding sólido é 91% mais propenso a se conectar a equipe, 9% dos funcionários deixam uma empresa por ocasião de uma experiência de integração ruim.

Por isso, contar com uma plataforma de admissão e onboarding, que organize e agilize o processo, conectando o RH a todos os envolvidos e o colaborador ao RH, é um diferencial para as empresas.

Existem plataformas especializadas nessa etapa em que é possível:

– Criar fluxos personalizados de contratação.
– Criar automações de notificação.
– Receber, enviar e armazenar documentos com segurança e validá-los online.
– Integrar as áreas envolvidas no processo de onboarding, além do RH.
– Ter uma visão completa da jornada do novo colaborador.
– Acompanhar indicadores de desempenho de onboarding, determinar parâmetros de entrega.

Com isso, o RH consegue economizar tempo de tarefas operacionais e promover um onboarding muito mais eficaz.

8 - Gestão de tarefas online

Outra ferramenta que se tornou indispensável em tempos de trabalho remoto é o gestor de tarefas online.

Além de facilitar a organização de projetos e administração das tarefas diárias do setor, as ferramentas fornecem indicadores para entender a capacidade produtiva da equipe e identificar gargalos.

Geralmente o workflow é personalizável, podendo ser adequado ao processo de trabalho do setor.

Essa ferramenta facilita a autogestão, tão necessário para equipes remotas, além de facilitar a comunicação entre o time.

9 - Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) no RH refere-se ao uso de algoritmos e técnicas de aprendizado de máquina para automatizar tarefas, realizar análises preditivas e tomar decisões com base em dados.

Pode envolver sistemas que automatizam a triagem de currículos, analisam padrões de desempenho e até mesmo fornecem assistência virtual para funcionários.

Algoritmos de machine learning analisam grandes conjuntos de dados para identificar padrões, prever tendências e fornecer insights valiosos.

10 - People Analytics

Já o people analytics, por outro lado, é uma abordagem mais ampla que se concentra na análise de dados relacionados a pessoas dentro da organização.

Embora a IA seja frequentemente usada em iniciativas de people analytics, o termo engloba todas as formas de análise de dados aplicadas ao capital humano.

Portanto, people analytics é a tecnologia capaz de coletar, organizar e analisar dados sobre pessoas, cruzando informações de diferentes fontes. É usada para otimizar a gestão de pessoas, fornecendo insumos para decisões mais assertivas.

Há uma infinidade de objetivos para os quais a tecnologia pode ser empregada, como:

– Prever quais funcionários têm maior probabilidade de deixar a organização.
– Monitorar a diversidade, apontando possíveis desequilíbrios.
– Identificar padrões de absenteísmo e comportamentos que possam indicar problemas de saúde mental, entre outros.

Conclusão

O papel estratégico do setor de recursos humanos evoluiu, influenciado por mudanças significativas no mercado, como a aceleração tecnológica e a popularização do trabalho remoto.

Este artigo explorou as principais tendências e desafios que moldarão o futuro do RH, oferecendo uma visão abrangente das ferramentas essenciais para a gestão de pessoas.

Desde a atração de talentos até a gestão de desempenho, destacamos ferramentas inovadoras, como softwares de gestão de RH, universidade corporativa, sistemas de controle de ponto digital, assessments, sistemas de gestão de desempenho, ATS, plataformas de admissão e onboarding, gestão de tarefas online, inteligência artificial e people analytics.

Essas ferramentas não apenas aumentarão a eficiência operacional, mas também possibilitarão uma tomada de decisão estratégica e uma gestão de pessoas mais centrada no desenvolvimento individual e no engajamento.

Ao adotar essas soluções, as empresas estarão melhor posicionadas para enfrentar os desafios do futuro, garantindo um RH alinhado com as expectativas do mercado globalizado e impulsionando o crescimento sustentável.

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