O papel do profissional de RH ganhou uma importância maior do que nunca, mesmo à distância. Nestas circunstâncias, gerir uma equipe e mantê-la motivada tornou-se um desafio que tivemos que descobrir como lidar ao enfrentá-lo, sem muito tempo para planejar.
Por isso, hoje trouxemos algumas dicas que podem ajudar você a fazer tudo funcionar da melhor forma no trabalho home based. Continue lendo!
Ouça seus colaboradores
Antes de começar a trabalhar com essas mudanças, é preciso aceitá-las. Assim, você conseguirá desenvolver métodos que se enquadram na situação atual em que vivemos e, principalmente, que atendam às necessidades da sua equipe no momento.
Reuniões muito longas, por exemplo, podem não ser a melhor opção para o trabalho remoto, uma vez que, em casa, a maioria dos colaboradores está mais propensa a distrações.
Antes de tomar decisões, procure ouvir sua equipe e manter a comunicação mais transparente e clara possível. O diálogo é importantíssimo agora e a tecnologia está aí para te ajudar com isso, ainda que de maneira remota. Isso nos leva ao próximo tópico!
Comunicação rápida e eficaz
Ter um canal de comunicação específico para o trabalho é essencial para uma equipe trabalhando remotamente. Ferramentas como Hangouts e Slack são ótimas opções para conversas rápidas e simples, além disso são bem intuitivas.
Desenvolva ações para reconectar a equipe
Cada um de nós está passando pela mesma situação de maneiras diferentes, com nossas próprias batalhas e individualidades. Mais do que nunca precisamos uns dos outros. Não poder estar fisicamente perto daquele seu colega que te ajudava a atravessar os momentos difíceis do dia a dia ou te fazia relaxar no horário do cafezinho pode tornar a pandemia ainda mais desafiadora.
Por isso, pense em ações que podem reunir a equipe de alguma forma, trazendo esse sentimento de pertencimento de volta. Pequenas estratégias de desenvolver a cultura interna irão fazer toda a diferença neste momento. Pode ter certeza que os funcionários também lembrarão quando tudo isso passar.
Mantenha a transparência nas informações
Sem dúvida, um dos sentimentos que mais aflige a todos agora é a incerteza. Não sabemos como será o mundo pós-pandemia, nem o que ainda pode acontecer enquanto tivermos que continuar convivendo com o Coronavírus.
Por isso, é essencial ter uma comunicação transparente sobre o momento que o mundo, a economia e a empresa estão enfrentando atualmente. Não saber o que de fato está acontecendo, pode ser muito pior em meio a tantas preocupações e dúvidas que nos cercam.
Contornar esse sentimento de insegurança é uma função importante dos líderes. Encontros (virtuais) semanais para colocar em pauta evoluções e dificuldades podem ser uma alternativa para aliviar a tensão e compartilhar preocupações e soluções.
Mantenha a calma, vai passar
Sabemos o quanto pode ser difícil nos mantermos otimistas com o que vivemos agora. Mas lembre-se que mesmo à distância, você tem vários colegas trabalhando com o mesmo propósito que você. Converse, ouça, troque experiências. Logo logo poderemos fazer aquele happy hour de novo!