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Cultura de aprendizagem: 7 estratégias para criá-la na sua empresa

A sua empresa tem uma cultura de aprendizagem consolidada? Com que frequência as pessoas buscam conhecimento na sua empresa? E o quão rápido elas aprendem e aplicam?

Cultura de aprendizagem_como construir
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Com uma cultura de aprendizagem sólida a organização tem uma atmosfera propícia para a aquisição de conhecimento, para o desenvolvimento de habilidades e para a melhoria contínua.

Gestores de Recursos Humanos têm um papel fundamental na criação e promoção dessa cultura, proporcionando aos colaboradores oportunidades de aprender de forma contínua e autônoma.

Neste artigo, vamos explorar os caminhos para criar uma cultura de aprendizagem contínua na empresa.

Você verá sete estratégias que o RH pode usar para fomentar a cultura de aprendizagem contínua. Além disso, conhecerá os benefícios e algumas ferramentas úteis para ajudar nesse processo.

Este conteúdo foi desenvolvido com a colaboração da especialista em Treinamento e Desenvolvimento da Rhopen Consultoria Vanessa Nascimento Bizerra.

O que é cultura de aprendizagem contínua e qual a sua importância

A cultura de aprendizagem se refere ao ambiente, valores, crenças e práticas relacionadas ao aprendizado de uma organização, comunidade ou grupo social.

De acordo com Morgan (1996), atualmente as pessoas são vistas pelas empresas como fornecedoras de conhecimento e competências.

É uma perspectiva bem diferente da Era da Industrialização, na qual os funcionários eram fornecedores de mão de obra. E diverge também da Era Industrial Neoclássica, quando eram considerados como recursos da organização.

Neste sentido, as empresas exigem hoje que seus colaboradores – enquanto fornecedores de conhecimento e competências – inovem, sejam disruptivos e trabalhem com diferentes tecnologias.

Para a especialista em T&D Vanessa Bizerra as coisas tem se transformado numa velocidade muito grande nos últimos anos e nós não estamos preparados para enfrentar essas mudanças.

“Nós fomos criados para responder perguntas e não para fazer as perguntas. Estimulados a passar nas provas e não a aprender. Tudo isto, na hora que chega no mundo novo é difícil”, contextualiza.

Por isso, criar uma cultura de aprendizagem contínua na empresa é tão necessário, pois ela valoriza a educação para esse novo mundo e o crescimento pessoal e profissional dos indivíduos.

Assim, o colaborador estará sempre atualizado e munido de conhecimento estratégico para manter a empresa competitiva no mercado.

Desta forma, podemos elencar como motivos para criar uma cultura de aprendizagem:

– A velocidade das transformações;

– As novas tecnologias;

– A necessidade de ser inovador e disruptivo;

– A demanda por profissionais que aprendam o tempo todo.

Vanessa cita um estudo do Fórum Econômico Mundial de 2022 para exemplificar a velocidade de transformação das coisas e o quanto precisamos investir em educação.

“O estudo diz que um profissional especialista precisa de 100 dias do ano se recapacitando para ficar novamente relevante em sua matéria”, afirma. Ou seja, quase um terço do ano dedicado à aprendizagem.

Desenvolvendo o potencial dos colaboradores

No livro Treinamentos Comportamentais, no capítulo 20, a psicóloga Elisângela Paes Leme explica que as empresas estão entendendo a necessidade de criar um espaço que proporcione aprendizagem, uma vez que esse investimento enriquece o patrimônio humano nas organizações. Portanto, gera lucro.

Ao mesmo tempo, ressalta que ser estudioso é uma qualidade essencial do profissional contemporâneo. Essa característica é fundamental para que ele internalize a identidade institucional, ou seja, a missão, visão e valores da organização.

Sete estratégias para criar uma cultura de aprendizagem contínua

Como criar uma cultura de aprendizagem contínua? Vamos conhecer sete estratégias para nortear esse processo na sua empresa, propostos pela especialista em T&D Vanessa Nascimento Bizerra:

1 – Liderança comprometida

É essencial que a liderança esteja engajada. Os líderes devem demostrar interesse pelo aprendizado e investir em seu próprio desenvolvimento. Afinal, eles são os responsáveis por transmitir a cultura para os liderados.

2 – Visão e propósito bem descritos

Deixar claro qual é o objetivo da empresa, para que toda cultura de aprendizagem seja pautada em alcançar esse objetivo.

Chiavenato (2010) explica que a missão é como um propósito que orienta as atividades da organização, concentrando os esforços de todos.

Já a visão corresponde ao que a organização pretende ser no futuro. Funciona como um projeto do que ela gostaria de ser. A partir daí, definem-se os objetivos estratégicos.

3 – Reconhecer e recompensar o aprendizado

Valorizar o esforço do colaborador por ele buscar o seu próprio aprendizado e ainda reconhecer suas conquistas. Essas ações podem ser feitos por meio de prêmios, reconhecimentos públicos ou ofertando oportunidade de crescimento.

4 – Promover a aprendizagem colaborativa

Propor espaços e plataformas para a troca de conhecimentos e experiências, como fóruns, rodas de conversa e treinamentos ministrados por colaboradores mais experientes.

5 – Acompanhamento e avaliação de resultados

Monitorar e medir os impactos da aprendizagem contínua na organização. Aqui ajuda a identificar o que deu certo e o que pode ser mudado.

Existem diferentes indicadores de T&D que podem ser usados para mensurar a efetividade, o retorno do investimento e a aplicação do conhecimento.

6 – Investir em Treinamentos

Oferecer treinamentos específicos e relevantes para a organização.
A forma mais eficaz de definir esses treinamentos é fazendo um levantamento de necessidades e traçando um plano de treinamento e desenvolvimento.

Veja como montar um plano de T&D em dez passos no artigo que fizemos para o blog.

7 – Estimular a curiosidade

Estimular os colaboradores a fazerem perguntas, explorarem novos conhecimentos. O RH deve manter canais de comunicação abertos para receber sugestões e tirar dúvidas.

Os momentos de orientação entre a gestão e o colaborador, como os encontros 1:1, também são excelentes oportunidades para explorar necessidades de conhecimento.

Benefícios da cultura de aprendizagem nas empresas

Quando uma organização promove a cultura de aprendizagem contínua, ela está proporcionando oportunidades para que seus colaboradores expandam o conhecimento, aprimorem as habilidades e alcancem melhores resultados.

Segundo Bizerra, ao investir na educação e no crescimento dos colaboradores, a organização colhe benefícios, como maior engajamento, retenção de talentos, produtividade e uma força de trabalho mais adaptável e inovadora.

Gera-se um impacto positivo no potencial competitivo da empresa no mercado. Retendo talentos e inovando, a organização está preparada para enfrentar os desafios do ambiente de negócios com qualidade e excelência.

Entre os benefícios, podemos citar:

Retenção de talentos: uma cultura de aprendizado contínuo mostra aos colaboradores que a empresa valoriza seu desenvolvimento pessoal e profissional, isso aumenta a satisfação no trabalho;

Liderança interna fortalecida: a cultura de aprendizagem permite identificar potenciais líderes internos e desenvolvê-los. Isso é essencial para trabalharmos a sucessão e para a sustentabilidade do negócio;

Clima organizacional positivo: o investimento numa cultura de aprendizagem contínua cria um ambiente de trabalho mais engajador e estimulante, onde os colaboradores se sentem valorizados e motivados a contribuir com o sucesso da empresa;

Reputação da marca empregadora: é um excelente combustível para o employer branding, uma vez que contribui para a jornada profissional dos colaboradores;

Inovação: uma cultura de aprendizagem contínua promove um mindset de busca constante por conhecimento e melhoria. Assim, estimula a criatividade e inovação dentro da organização fazendo-a mais competitiva;

Adaptação as mudanças: com colaboradores constantemente atualizados, a empresa está mais preparada para adotar mudanças;

Maior produtividade: colaboradores treinados e atualizados são mais produtivos;

Melhoria na qualidade do trabalho: colaboradores atualizados são capazes de oferecer um trabalho de melhor qualidade e atender as demandas dos clientes de maneira mais eficaz.

Outras vantagens de usar a plataforma da UseRH são as verificações e comunicações automáticas de pendências, além da proteção dos dados e da dispensa de arquivos físicos.

Ferramentas úteis para apoiar a aprendizagem contínua

Como já foi dito, o RH desempenha um papel fundamental no apoio à aprendizagem dos profissionais da organização. Para isso, pode lançar mão sobre algumas ferramentas.

As plataformas de educação corporativa, por exemplo, são sistemas de aprendizado online que oferecem cursos, treinamentos e materiais educacionais de acordo com a estratégia de T&D elaboradas.

Grandes empresas fazem uso desses recursos e obtém sucesso na formação de colaboradores engajados e imersos na cultura organizacional, por meio das universidades corporativas.

Elas têm programas de treinamentos internos que promovem sessões de workshops, seminários para abordar tópicos específicos da organização, capacitar e fomentar a interação e a conexão das áreas.

Os treinamentos podem ser potencializados utilizando gamificação. Ou seja, aplicando elementos de jogos, como pontos, recompensas e rankings, tronando o processo mais atrativo.

A mentoria também é uma ferramenta onde profissionais mais experientes orientam e compartilham conhecimento com os mais novos e muito utilizada na formação da liderança.

Outra ferramenta indispensável é a avaliação de desempenho complementada pelo feedback.

Realizar avaliações regulares de desempenho que incluam uma avaliação do progresso do aprendizado do colaborador é uma forma eficaz de promover a aprendizagem. Fornecendo ainda feedbacks construtivos para incentivar o crescimento contínuo.

Já o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) auxilia os colaboradores a gerenciar suas metas de aprendizado.

Promover eventos de networking, onde os profissionais possam se conectar com outros especialistas também é uma forma de proporcionar aprendizado de maneira informal.

Além de dispor de uma universidade corporativa, as organizações podem estabelecer parcerias com instituições de ensino, como faculdades e escolas especializadas. Assim podem ofertar cursos de curta duração, descontos ou programas para colaboradores.

Conclusão

Criar uma cultura de aprendizagem contínua é um investimento estratégico que proporciona diversos benefícios para a empresa.

Ao estimular o aprendizado constante dos colaboradores, a organização se torna mais competitiva, inovadora e adaptável às mudanças do mercado.

É por meio dessa cultura que a empresa fortalece seu capital humano e assegura um futuro sustentável em um ambiente de negócios em constante evolução.

Portanto, cabe aos gestores de RH adotarem as estratégias e ferramentas propostas neste artigo para promover esse ambiente de aprendizagem contínua e impulsionar o sucesso da empresa no cenário empresarial atual.

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