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junho 29, 2022

Confira 7 passos para começar a usar hoje a gamificação nos seus treinamentos corporativos

Com certeza você já deve ter ouvido falar em gamificação e nas vantagens de aplicá-la nas empresas: aumento da motivação, da interação e do engajamento dos colaboradores. Mas como fazer isso?
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No mundo dos treinamentos corporativos, usar a gamificação significa planejar um treinamento baseado na mecânica dos jogos para torná-lo mais lúdico e interessante.

Apesar de ser geralmente associado ao universo gamer e a pessoas mais jovens, desde os anos 1980 são realizados estudos a fim de atestar os resultados da aplicação de jogos na educação e em outras esferas da vida prática.

Mas o que é essa tal “mecânica dos jogos”?

São os elementos que compõem um game e que devem ser replicados para que o treinamento proporcione experiência semelhante a dos jogos. Desafios, recompensas, feedbacks, narrativas, pontuação, ranking e regras claras são alguns deles.

Inspirando-se nessas características, a chance do sucesso do seu treinamento gamificado dar certo são elevadas.

Mas por quê replicar esses princípios faz tanta diferença?

A resposta está no comportamento humano e na forma como aprendemos:

Por necessidade: como quando precisamos melhorar o desempenho ou concorrer a uma promoção;

Por curiosidade ou prazer: para saciar um desejo interno por conhecimento;

Com autonomia: sem pessoas dizendo o que fazer, como e quando;

Com contexto e propósito: entendendo o objetivo e o porquê;

Com motivação e recompensa: enxergando o benefício a ser alcançado;

Respeitando nossa história de vida: fazendo associações entre o novo conhecimento e o que já sabemos.

Aprenda a seguir a colocar em prática os princípios da gamificação nos seus treinamentos corporativos em 7 passos.

7 passos para aplicar gamificação

1º Entenda o público e o seu contexto

Você estará fazendo o reconhecimento do território. Realize entrevistas e aplique questionários para descobrir pontos de melhoria, entender a cultura da empresa e o perfil dos colaboradores – ou jogadores, se preferir.

Desta forma você poderá adequar a linguagem, histórias e recursos aos seus interesses, conhecimentos, rotina e outras características ao público e ao contexto.

2º Estabeleça objetivos

Estabeleça uma meta para o treinamento, que seja preferencialmente mensurável, e cujo objetivo final funcione como uma motivação, porque recompensa a equipe.

Exemplo: após um treinamento de vendas, a equipe precisa ser capaz de aplicar o novo processo de atendimento e aumentar a velocidade de vendas em 25%.

Desta forma você poderá adequar a linguagem, histórias e recursos aos seus interesses, conhecimentos, rotina e outras características ao público e ao contexto.

3º Defina e comunique as regras do jogo

Defina as regras do treinamento e deixe-as claras desde o início. Desta forma, seu colaborador saberá qual o comportamento esperado da parte dele e a recompensa ao alcançar o objetivo.

4º Invista na experiência

Aqui somamos os princípios de gamificação apresentados acima com os recursos que serão empregados (plataforma, canais de comunicação, atividades etc) para viabilizar a melhor experiência de treinamento possível.

Por isso, é importante considerar: com as ferramentas que eu tenho hoje, consigo aplicar o planejamento? Meus colaboradores terão uma aprendizagem dinâmica e interativa?

5º Escolha a tecnologia

Caso os recursos disponíveis não sejam os mais adequados para o desenvolvimento e aplicação do seu treinamento gamificado, busque novas tecnologias.

Uma plataforma com gamificação pode resolver o seu problema, facilitando a montagem do conteúdo com ferramentas próprias dessa metodologia.

Veja alguns critérios que te ajudarão a escolher a nova tecnologia:

Potencial de personalização: veja se você consegue, por exemplo, atribuir pontuação pelos critérios que desejar;

Recompensa: confira a possibilidade de promover conquistas dentro da plataforma e visualizar um ranking de usuários;

Dados e relatórios gerenciais: dados são fundamentais para direcionar decisões. Por isso, a solução precisa te dar uma visão clara de cada atividade, conquistas por usuários, jornada e evolução dos alunos. Assim você poderá medir a adesão, o engajamento, o desempenho, os custos e outras informações estratégicas;

Ser responsivo para dispositivos móveis: isso significa que seu colaborador poderá acessar o treinamento do celular ou tablet.

Por isso, é importante considerar: com as ferramentas que eu tenho hoje, consigo aplicar o planejamento? Meus colaboradores terão uma aprendizagem dinâmica e interativa?

6º Dê feedback e recompensa

Dê feedback ao final do treinamento, para que os participantes fiquem cientes do progresso. Entregue também a recompensa, para coroar o esforço da equipe e de quem se destacou.

7º Mensure

Com um bom relatório de dados, você conseguirá saber se está indo na direção correta e quais os ajustes necessários na jornada.

Aplique uma avaliação de reação ao final do treinamento para medir como foi a experiência com a plataforma, com o conteúdo, com a metodologia e outros pontos que considerar relevantes;

Outra forma de mensurar o sucesso do treinamento é, obviamente, pela aprendizagem do novo processo. Então, invista em testes dentro do conteúdo e instigue-os a colocarem o conhecimento em prática. Colha feedbacks sobre a execução no dia a dia.

E, como no início foi definido e apresentado ao time uma meta mensurável, nada mais justo do que medir o resultado esperado. Por isso, acompanhe o desenvolvimento da equipe e faça análises comparativas dos resultados antes e depois do treinamento.

Seguindo esses sete passos ao planejar o seu treinamento corporativo, você estará aplicando os conceitos da gamificação. Vai torná-lo mais interessante, facilitará a assimilação e tanto você quanto a equipe terão clareza sobre evolução e resultados.

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