A transformação digital é, hoje, cada vez mais acelerada e traz diversos desafios para os gestores de RH. Afinal, da mesma forma como as empresas trazem os avanços tecnológicos para seu ambiente interno, os profissionais que não estavam habituados com essas novas lógicas de operação também precisam de um olhar mais atento neste momento.
E isso vale não só para questões relacionadas com o uso das ferramentas, mas, até mesmo, sobre lógicas de pensamento, condutas adequadas (por exemplo, saber identificar tentativas de phishing e não cair nelas), entre outros pontos importantes.
Mas o que são competências digitais? E como desenvolvê-la? Confira a seguir todos os pontos importantes sobre o assunto e tire suas dúvidas.
O que são competências digitais?
As competências digitais são aquelas que trazem as habilidades diretas para conseguir realizar tarefas no ambiente digital, mas, não só questões técnicas, mas também questões comportamentais importantes que serão importantes para o uso das tecnologias no dia a dia.
As pessoas aprendem não só a utilizar ferramentas, mas ter uma lógica voltada para resolução de problemas a partir de estratégias do ambiente digital. Por exemplo, uma competência digital importante é buscar resolução de problemas que surjam no dia a dia em sites especializados.
Qual é a importância das competências digitais?
As competências digitais são fundamentais para a gestão de pessoas e melhoria da produtividade no ambiente das empresas. E traz uma série de benefícios que serão importantes. Estão entre eles:
proporciona uma melhor gestão da privacidade, garantindo que os dados não passarão por violabilidades;
evita falhas que possam comprometer a segurança das informações;
garantir que as boas práticas de conduta continuem acontecendo no ambiente digital (por exemplo, evitar exposição de informações públicas em suas próprias redes sociais, entre outros);
trazer lógicas de operação que são voltadas para o ambiente digital (por exemplo, encontrar formas de gerenciamento de trabalho com o uso de ferramentas).
Como desenvolver competências digitais?
É importante, também, identificar como trazer estratégias importantes para desenvolver essas competências digitais no ambiente organizacional. Confira a seguir algumas dicas que serão úteis neste processo:
– foque na educação contínua e atualizada no ambiente organizacional, motivando seus profissionais a estarem sempre em busca de participar de cursos e treinamentos em sua área;
– incentive a participação em cursos, workshops e treinamentos externos, buscando condições especiais para os profissionais;
– traga especialistas para realizarem treinamentos e palestras internas;
– estimule o networking dos seus profissionais com profissionais que atuam com competências digitais
A importância da adaptação às competências digitais no trabalho
Trazer a adaptação para as competências digitais é fundamental agora, principalmente, para tornar a empresa mais eficiente e, ao mesmo tempo, trazer uma adaptação para os profissionais e qualificá-los para esse novo momento.
A adaptação dos profissionais pode ajudar no fortalecimento das suas carreiras profissionais, habilitando-os para cargos de liderança no futuro, além de viabilizar possibilidades de melhor remuneração. Isso pode ajudar, inclusive, em maior engajamento neste projeto.
As competências digitais são cada vez mais cruciais em um mundo cada vez mais conectado. Por isso, é fundamental que a gestão de pessoas esteja engajada em proporcionar essa evolução nos colaboradores. Por isso, a gestão de RH precisa estar atenta a isso.
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