Como tornar o EAD mais atraente e interativo

Tornar o ensino atraente para os alunos sempre foi um desafio para as instituições de ensino. A escola e o “aprender” é intimamente ligado a uma obrigação na cabeça da maioria das pessoas e isso acaba fazendo que algo tão importante assuma um papel negativo na vida dos alunos desde muito cedo.

Com a evolução da pedagogia e também da tecnologia, surgiram métodos alternativos aos tradicionais, que podem ser considerados maçantes e ineficazes na sociedade acelerada que vivemos. O EAD traz diversas ferramentas capazes de aumentar a interação aluno X ensino e ainda melhorar o engajamento e o interesse nos estudos, sendo uma das modernas soluções empresariais de RH. Leia mais sobre o assunto!

A importância da interatividade no EAD

O MEC estabelece alguns parâmetros para avaliar cursos a distância e a maneira como professores, tutores, coordenadores e alunos interagem entre em si é um importante fator avaliado e muito valorizado, por isso, mesmo remotamente, a interação é incentivada a todo tempo e a tecnologia oferece diversos meios para isso.

Bons cursos a distância possuem equipes de tutores e professores especializados que, além de produzirem os conteúdos das aulas, auxiliam o aprendizado de alunos, que mesmo assim devem ser os protagonistas de seu aprendizado. Confira algumas formas de interação no ensino remoto:

Fórum de discussão

Os fóruns de discussão são bastante comuns entre os fãs e entusiastas de algum assunto, e também um método simples e eficaz de estimular a interação no EAD, estando presentes na maioria das universidades corporativas. Além de poderem participar através de comentários próprios, ou comentando em falas de outros alunos, os fóruns ainda são um ambiente para sanar dúvidas e questionamentos sobre o conteúdo estudado.

Chat

O chat é uma maneira mais instantânea e imediata de interação através da troca de mensagens entre os alunos e professores. Caso você não possua uma equipe sempre disponível, pode estabelecer o horário certo em que os tutores estarão online para tirar dúvidas ou dar explicações mais aprofundadas sobre os conteúdos.

Videoaulas

As videoaulas são, sem dúvida, um dos métodos que mais aproxima os alunos dos professores, mesmo à distância. Estudos comprovam que a aprendizagem visual apresenta um grau de efetividade maior, o que comprova o uso deste método como um conteúdo facilitador de aprendizagem e também de interatividade.Gamification

A gamification, ou gamificação, é uma das tendências do EAD Corporativo, caracterizada pela utilização do ambiente de jogos em contexto educacional. A técnica pode ser utilizada para engajar mais colaboradores no treinamento virtual e permitir que eles tornem os treinamentos mais proveitosos e positivos.

Transmissões ao vivo

As lives tornaram-se uma febre na pandemia e são grandes aliadas do EAD. Elas permitem que os alunos possam fazer perguntas e tirar dúvidas, participando em tempo real, praticamente do mesmo modo que acontece em uma sala de aula presencial.

Conte com uma plataforma LMS

As plataformas LMS são ferramentas que possuem todas as ferramentas necessárias para tornar o EAD possível da maneira mais eficaz, além de permitir que seus gestores façam o acompanhamento dos alunos e emitam certificados. Conheça todas as funcionalidades da UseRH e saiba como ela pode fazer a diferença na sua empresa. É só agendar uma demonstração gratuita!