UseRH

março 8, 2023

Como realizar a promoção de funcionário na empresa?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A forma como a empresa trata e se relaciona com seus colaboradores é um ponto que influencia diretamente na produtividade e sucesso do negócio. Isso porque os membros de uma instituição respondem por grande parte do rendimento e boa performance de uma empresa. Por conta disso, é de grande importância que os gestores tenham atenção a sua gestão de pessoas e saibam utilizar estratégias para garantir a satisfação e engajamento de todos. 

Dentro desse tema, podemos citar a proposta de carreira dentro da corporação como um fator que tem uma grande importância para gerar atratividade e interesse por parte dos trabalhadores. Levando isso em consideração, é essencial implementar um bom programa de promoção de funcionários. Embora possa parecer um procedimento relativamente simples, ele na realidade exige algumas estratégias e conhecimento, para que o gestor possa tomar a melhor decisão durante o processo de realocamento do colaborador. 

Neste artigo falaremos sobre como é possível realizar a promoção de funcionário na empresa. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é promoção de funcionário?

Antes de mais nada é importante falarmos sobre o que vem a ser a promoção de funcionário, Embora possa parecer um tema simples, na realidade muitas pessoas têm dificuldade de entender o que é e qual sua importância para a empresa. De forma prática, essa estratégia visa valorizar um profissional que possui competências específicas equivalentes a um determinado cargo da empresa.

Além do mais, quando os gestores evidenciam a política de crescimento de carreira, há um maior estímulo de proatividade, qualificação, tempo de empresa e desenvolvimento profissional entre os colaboradores. Por conta disso, pense que a promoção é algo positivo para o crescimento do negócio.

Como realizar promoção de funcionário
na empresa?

A princípio, é importante comentar que a avaliação de desempenho pode ser considerada como um dos principais critérios técnicos para justificar a remuneração ou promoção de colaboradores. Ter esse respaldo técnico é muito importante para a empresa pois evita, por exemplo, processos referentes a disparidade de remuneração. Confira agora outras dicas sobre como é possível promover os seus funcionários!

Mapeie as competências dos cargos

O primeiro passo é um dos mais importantes é mapear as competências e necessidades que estão presentes em cada cargo. Isso é necessário para evitar que o gestor coloque alguém que não está apto a cumprir as funções da nova ocupação. Tendo esse conhecimento, você é capaz de encontrar as pessoas certas e qualificadas para estar à frente de cada setor ou departamento da empresa.

Crie planos de carreira diferentes

É normal encontrar na empresa vários tipos de profissionais com suas experiências e qualificações. Por conta disso, é necessário que você saiba criar vários planos de carreira de modo que seja compatível com a sua rede de talentos. Nesse caso, vale reforçar a importância de utilizar avaliações de desempenho para obter critérios técnicos que irão respaldar mudanças de cargos e remunerações para cada colaborador.

Adote ferramentas de gestão

Na atualidade, existem diversas ferramentas automatizadas de gestão que são capazes de monitorar a produtividade e eficiência de cada funcionário, auxiliando os gestores a terem uma melhor noção sobre as competências de sua equipe. Sendo assim, ao adotar um software de gestão, como o sistema de Avaliações da UseRH, você consegue elevar a eficiência de sua gestão de pessoas. 

Portanto, essas foram as principais informações sobre como realizar a promoção de funcionários na empresa. Vale enfatizar que as instituições que não possuem o ciclo de avaliação de desempenho acabam correndo risco de serem, inclusive, processadas por não terem respaldo na remuneração diferenciada de colaboradores da mesma função.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre métodos de avaliação de desempenho? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome: