Como criar uma Universidade Corporativa?

A Universidade Corporativa é uma ferramenta inteligente de investimento em capital humano e consequente evolução da empresa. Por meio dela, é possível disponibilizar treinamentos alinhados com a missão, a visão e os valores da empresa, e especializados de acordo com as necessidades dos colaboradores.

Como qualquer outro investimento, antes de começar a montar uma Universidade é necessário saber qual a melhor maneira de fazer isso, para assim tirar o maior retorno para sua empresa e para os funcionários. Por isso, no post de hoje, trazemos algumas dicas para você implantar este método de EAD Corporativo. Leia mais!

1 – Fazer um diagnóstico inicial da empresa

Avaliar o cenário atual da empresa e ponderar seus principais objetivos com a Universidade Corporativa é o primeiro passo. Uma dica para começar é fazendo um benchmarking, ou seja, analisando o que fazem outras corporações no mesmo seguimento da sua e como elas tratam a educação de seus colaboradores. Analise os pontos positivos do que já é feito e como você pode trazê-los para a realidade da sua empresa.

2 – Planeje como será a UC

Essa é uma etapa que pode levar algum tempo e necessita paciência, mas prometemos que valerá a pena! O planejamento é fundamental para tirar o maior proveito possível da Universidade Corporativa para sua empresa e seus colaboradores. É necessário definir pontos como: quais cursos serão ofertados, se eles serão terceirizados ou produzidos internamente, e quem serão os responsáveis pelas aulas e pela produção.

Você também deve considerar que diferentes setores da empresa precisarão de tipos de treinamento distintos, que podem ser divididos, e isso deve ser esquematizado de maneira clara previamente.

3 – Escolher uma plataforma LMS

Hoje em dia, a maioria das Universidades Corporativas é construída dentro de uma plataforma LMS (Learning Machine System). Por meio dela, é possível gerenciar o desempenho dos colaboradores, que a utilizam para ter acesso aos cursos e realizar atividades. Na hora de escolher a ferramenta que será utilizada, considere alguns fatores:

- Se é possível ter acessos a indicadores de desempenho dos colaboradores;

- Se é possível hospedar vários cursos para equipes diferentes simultaneamente;

- A possibilidade de personalização da página;

- Quais formatos de conteúdo a plataforma suporta (Word, Power Point, vídeos, etc.);

- Qual custo-benefício ela oferece.

4 – Produção de conteúdo

Esta etapa pode ser bastante trabalhosa, mas terá que ser feita apenas uma vez, ao contrário das aulas presenciais que são repetidas inúmeras vezes. Os cursos que passarem por atualizações, depois podem ser apenas editados. Ter um conteúdo de qualidade na sua Universidade Corporativa será o que vai torná-la uma poderosa ferramenta de aprendizagem para os colaboradores.

Por isso, foque em questões mais práticas, úteis e relevantes para o dia a dia de trabalho na empresa. A UC é justamente uma oportunidade de enfatizar as questões mais importantes de acordo com a companhia, como não aconteceria em uma universidade comum, onde o conhecimento adquirido é mais generalizado.

5 – Divulgação

Com sua Universidade Corporativa pronta, chegou a hora de divulga-la entre os colaboradores. Para isso, além de utilizar mensagens eletrônicas, você pode promover reuniões entre os líderes e suas equipes, com demonstrações práticas de utilização da plataforma e como os cursos vão contribuir para o trabalho que realizam diariamente.

E não para por aí! Depois que a UC já tiver sendo utilizada, vem a mensuração dos dados, pesquisas de opinião e a implementação de possíveis melhorias.

Quer colocar todos esses passos em prática? Agende agora uma demonstração da UseRH e saiba como podemos contribuir para o seu negócio!