UseRH

abril 11, 2023

[CHECKLIST] 10 sites de conteúdo grátis para montar um PDI eficaz

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Plano de Desenvolvimento Individual, também conhecido como PDI, é uma ferramenta estratégica da gestão de pessoas no desenvolvimento de colaboradores dentro das empresas.

Para construir um PDI eficaz, é importante ter metas claras e conteúdo de qualidade para alcançá-las.

Que tal auxiliar seus colaboradores nessa jornada? É por isso que fizemos este artigo.

Neste artigo você vai ver:

  • O que é um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?
  • Por que é importante ter um PDI?
  • Como fazer um PDI eficaz?
  • Onde encontrar conteúdo gratuito para montar um PDI?
  • Conclusão

 

Continue a leitura e compartilhe com seus colaboradores essa lista incrível de conteúdo.

O que é um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?

Plano de desenvolvimento individual

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um plano de ação traçado para alcançar um objetivo de crescimento.

No âmbito corporativo, auxilia pessoas a se prepararem para assumir novas funções e desenvolverem suas carreiras.

Assim, o PDI é uma ferramenta usada para orientar tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional. Para isso, alinha os interesses e aspirações individuais com os objetivos organizacionais.

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) geralmente é construído pelo colaborador junto com o seu gerente e com suporte do RH, após uma avaliação de desempenho, como explica o autor Idalberto Chiavenato (2008) no livro Gestão de Pessoas.

Esse plano de ação é composto por metas de crescimento de curto prazo norteadas pelas necessidades identificadas na avaliação de desempenho, como adquirir competências técnicas e comportamentais.

Para organizar as metas em ordem de prioridade, monta-se um cronograma ou roteiro de desenvolvimento, que forma o documento final do PDI.

Por que é importante ter um PDI?

O PDI tem foco no desenvolvimento dos colaboradores e direciona o crescimento deles, de forma a torná-los habilitados para executar melhor o que fazem ou assumir novos desafios.

Desta forma, a liderança da empresa pode utilizar o PDI como ferramenta de formação de novos gestores, por exemplo. Associado ao plano de carreira, o PDI é usado para preparar uma pessoa para uma promoção.

Com funcionários mais capacitados, a empresa obtém melhor desempenho e aumento de produtividade dos colaboradores.

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) atende o colaborador de maneira personalizada, traçando uma trajetória de crescimento. Com isso, faz com que o colaborador se sinta valorizado, o que impacta diretamente no engajamento.

Outros benefícios obtidos pela empresa a partir da aplicação do PDI são:

  • – Aumento da probabilidade de cumprimento das metas;
  • – Colaboradores mais motivados;
  • – Ações organizadas;
  • – Colaboradores e gestores mais próximos;
  • – Melhora da retenção de talentos.

 

Já o colaborador desfruta de clareza sobre a sua carreira, os próximos passos a dar e resultados projetados.

Vale ressaltar que o cumprimento do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é de inteira responsabilidade do colaborador. Com isso, ele desenvolve a capacidade de autogerenciamento e tem controle sobre o seu próprio desenvolvimento e futuro.

Como fazer um PDI eficaz?

Para construir um PDI eficiente, existem alguns passos a serem seguidos:

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma outra ferramenta de gestão de pessoas usada para mapear as competências dos colaboradores. Por meio da avaliação de desempenho, o RH identifica lacunas entre as competências exigidas pela empresa e as que os colaboradores têm.

As lacunas são as competências que precisam ser desenvolvidas e que, portanto, constarão obrigatoriamente no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

O PDI pode ser usado ainda para aperfeiçoar competências já existentes. Ou seja, melhorar os pontos fortes do colaborador também apontados pela avaliação de desempenho.

Definição de metas e objetivos

Após mapear as competências, é hora de definir as metas ou ações de desenvolvimento.

Para facilitar a montagem do cronograma (próximo passo), é preferível o uso da metodologia SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time based). Ou seja, cada meta deve ser:

  • S (Específica): clara quanto ao que deseja alcançar e porquê.
  • M (Mensurável): que seja possível medir e apontar qual o indicador de sucesso que será usado para aferir o resultado.
  • A (Atingível): que seja atingível e não impossível de alcançar, seja por recurso ou tempo.
  • R (Relevante): alinhada com o objetivo e relevante para alcançá-lo.
  • T (Temporal): que tem um prazo para ser alcançada.

Montagem do PDI

É hora de organizar as metas em um plano e pesquisar os recursos disponíveis para realizá-las, que podem incluir livros, cursos, podcasts, mentorias, entre outras.

Esses recursos não precisam necessariamente ter um custo alto, uma vez que existem muitas plataformas de conteúdo gratuito e de qualidade na internet.

Além disso, a própria organização pode viabilizar alguns desses recursos via programa de treinamento e desenvolvimento. Por meio de uma Universidade Corporativa, a empresa pode disponibilizar os próprios treinamentos.

Com as metas e os recursos selecionados, reúna tudo em um cronograma. 

Plano de Desenvolvimento Individual para Clarice, analista de DP, para concorrer a uma promoção para “Líder técnico de DP”.

Competência

Ação

Prazo

Recurso

Indicador

Liderança

Participar da trilha de Liderança

6 meses

Gratuito. Inscrever-se no RH.

Certificado do curso.

Gestão do tempo

Ler o livro “Scrum”

2 meses

Gratuito. Disponível na biblioteca da empresa.

Apresentar para a equipe insights que podem ser úteis para o dia a dia.

Comunicação

Ler o livro “Preciso saber se estou indo bem”!

4 meses

Gratuito. Disponível na biblioteca da empresa.

Apresentar para a equipe insights que podem ser úteis para o dia a dia.

Acompanhamento

O colaborador é o dono do seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), portanto ele é o responsável pelo cumprimento de cada meta estabelecida no cronograma. Ao gestor, cabe acompanhar periodicamente o plano e orientar e auxiliar o colaborador em caso de dificuldade.

Onde encontrar conteúdo gratuito para montar um PDI?

Diversas instituições de ensino e organizações disponibilizam conteúdo gratuito e de qualidade na internet, com certificação, que podem ser utilizados na elaboração do PDI e auxiliar na formação de novas competências profissionais.

Listamos abaixo dez plataformas onde gestores e colaboradores podem encontrar materiais gratuitos para montar um PDI eficaz.

#1 FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) disponibiliza diversos cursos online gratuitos de curta duração em parceria com a OEG – Open Education Global, um consórcio de países para ofertar conteúdos e materiais didáticos gratuitos online. 

#2 Coursera

A Coursera é uma plataforma global de aprendizagem online que oferece formação gratuita em diversos idiomas em parceria com mais de 275 empresas e instituições líderes em todo o mundo.

Google, IBM, Universidade de Yale, Universidade de Michigan e Imperial College London são algumas das empresas envolvidas parceiras.

#4 Omie.Academy

A Omie.Academy é uma comunidade de empreendedores que oferta conteúdo gratuito para os membros da comunidade, além de promover eventos ao vivo com especialistas e certificações.
Entre os cursos ofertados estão: Vendas Consultivas, Liderança e Gestão de Pessoas, Programação Neurolinguística, Business Process Outsourcing (BPO).

#5 Udacity

Udacity é outra plataforma que oferta cursos gratuitos com foco em tecnologia criados a partir de colaborações com a indústria. Pelo mesmo motivo, a Udacity não emite diplomas tradicionais.

#6 edX

A edX é uma das maiores plataformas de educação à distância, com mais de 4 mil cursos em diversos idiomas, incluindo o Português. A organização tem parceria com mais de 230 instituições líderes, como MIT, Universidade de Harvard, Google, Amazon e IBM.

#7 BID

BID é a sigla para Banco Interamericano de Desenvolvimento, organização que trabalha para melhorar a qualidade de vida na América Latina e no Caribe.

O BID oferece cursos em diferentes áreas de conhecimento em português e espanhol.

#8 Rock University

Esta é uma plataforma voltada para profissionais de marketing e pessoas que desejam aprofundar o conhecimento na área.
Na Rock University é possível estudar sobre SEO, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para Web, Estratégias de E-mail marketing, entre outros.

#9 Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco há 22 anos oferece cursos 100% online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento, como Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Metodologias e Aprendizagem, Negócios e Inovação, Produtividade, Programação e Tecnologia da Informação, e níveis (iniciante, intermediário e avançado). 

Atualmente são 82 cursos livres e com certificado.

#10 Meta for Business

Por meio da plataforma Meta Blueprint, a Meta – dona do Facebook, do Instagram e WhatsApp – disponibiliza cursos sobre marketing digital e para aprofundar os conhecimentos sobre seus serviços.

#11 [BÔNUS] Universidade Corporativa

Já pensou em disponibilizar conteúdo gratuito e personalizado para seus colaboradores e acompanhar de perto o progresso deles?

Essas são duas das vantagens de ter uma universidade corporativa.

Na UseRH, o módulo de Universidade Corporativa tem recursos para o T&D criar trilhas de treinamento, formar turmas e ainda realizar encontros ao vivo.

Grandes empresas investem em ter uma universidade corporativa e oferecem capacitações, cursos e treinamentos por meio de um ambiente online para os colaboradores.

Ferramenta online de PDI

Para criar o PDI, muitos RHs ainda sugerem o uso de planilhas. Porém, esse recursos, embora digital, não contribui para uma gestão eficiente quando a empresa tem um alto volume de colaboradores.

Isso porque é um documento individual que precisa ser periodicamente revisto para auxiliar o colaborador, e o gestor junto do RH precisam fazer o controle desse movimento internamente.

Uma alternativa às planilhas é a ferramenta de PDI da UseRH. Ela compõe os recursos do módulo de Avaliações da plataforma, e é ideal para empresas que querem incentivar o desenvolvimento de seus colaboradores e acompanhar de perto o seu plano.

A ferramenta de PDI da UseRH está integrada à ferramenta de Avaliação de Desempenho. Desta forma, ela gera automaticamente uma demanda de PDI ao final do ciclo de avaliações.

Quando o colaborador conclui a criação do seu PDI, o gestor é comunicado para aprovação e recebe notificações quando cada meta de desenvolvimento é concluída.

Com este sistema fica muito mais fácil para RHs e gestores acompanharem simultaneamente o cumprimento do PDI de vários colaboradores.

Você também pode gostar:

Conclusão

Neste artigo vimos o que é o PDI e porque essa ferramenta é tão importante para a gestão de pessoas e desenvolvimento dos colaboradores.

Disponibilizamos ainda uma lista com 10 sites selecionados com conteúdo gratuito e de qualidade para compor um PDI eficaz.

Por fim, conhecemos os recursos de PDI e Universidade Corporativa da UseRH, que facilitam o dia a dia de gestores de RHs com soluções práticas para desenvolvimento e treinamento de colaboradores.

Conheça melhor a UseRH conversando com um de nossos especialistas pelo WhatsApp.

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome: