UseRH

setembro 29, 2021

Avaliação de treinamento de colaboradores: você sabe a importância?

Avaliar o treinamento dos colaboradores é fundamental para os profissionais de RH avaliarem se o mesmo foi um sucesso, bem como se foi atrativo e atingiu seus objetivos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A avaliação de treinamento é fundamental para os profissionais de RH avaliarem se o mesmo foi um sucesso, bem como se foi atrativo e atingiu seus objetivos.

Com a coleta e análise de dados é possível entender se o treinamento ministrado foi o melhor, se a linguagem foi ideal para o público-alvo, se o formato escolhido atingiu a expectativa ou se o tema abordado foi atrativo. Ou seja, é através da avaliação que se consegue mensurar os resultados do treinamento na empresa.

Mas afinal, o que é uma avaliação de treinamento?

A avaliação de treinamento é a coleta de dados referente aos colaboradores que estão envolvidos em um processo de aprendizagem corporativa. 

Esses dados e informações são analisados e interpretados para gerar uma avaliação eficiente sobre o desenvolvimento dos colaboradores em relação ao que estão aprendendo. Por exemplo, pontuação em testes e exames, rapidez na aprendizagem, registro da velocidade com que avançam nos módulos, etc.

Assim, é possível identificar as dificuldades e obter análises precisas que irão auxiliar na definição dos materiais de aprendizagem mais relevantes para os colaboradores. 

Esse fator contribui para a construção de estratégias de desenvolvimento de competências mais eficazes e que irão trazer melhores resultados para a organização.

Qual a importância das avaliações dos treinamentos nas empresas?

Ser capaz de medir resultados como engajamento do colaborador, seu ganho de experiência, sua melhora no trabalho em equipe, entre outros benefícios provenientes dos treinamentos, irá auxiliar as organizações a fazerem um melhor uso desses dados coletados e a continuar o desenvolvimento do programa de treinamento. Assim, é possível mostrar a sua eficácia.

Os responsáveis pelo T&D geralmente são cobrados a demonstrarem por meio de resultados o quão relevante são os treinamentos na empresa. 

A diretoria, por sua vez, busca ver sentido em cada vez mais investir na capacitação dos colaboradores.

 Para justificar os investimentos, uma forma de argumentar é mostrar, através das avaliações, o retorno que esses investimentos estão dando para a empresa.

Como ter uma avaliação de treinamento eficiente?

Veja a seguir como fazer a coleta e análise de dados de forma eficiente:

1. Coleta de dados dos indicadores

Após a aplicação do treinamento, colete os dados referentes aos objetivos nos indicadores da própria empresa. 

Por exemplo: se o treinamento era para aprender a ter argumentos de venda sobre um novo produto, verifique se, depois do treinamento, a compra do item aumentou. 

Se a resposta for negativa, busque entender os motivos para melhorar a eficiência dos treinamentos. Se for positiva, avalie os fatores de sucesso para replicar em novos desafios.

2. Formulário

Elaborar um formulário breve e objetivo, com perguntas de múltipla escolha, para o público que realizou o treinamento também é um dado que pode ser cruzado na análise do engajamento do público.

As perguntas devem ter por objetivo descobrir qual a reação do público com o treinamento. 

3. Conversa do cafezinho

Nunca subestime a conversa rápida, do dia a dia, em que você pode colher feedbacks informais. 

A cultura de feedback numa empresa é valiosa e o colaborador deve se sentir à vontade para conversar sobre melhorias que ele percebe que poderiam ser tomadas para um processo (inclusive de aprendizagem) ser mais efetivo.

4. Avaliação

Crie uma avaliação para medir o conhecimento antes e depois do treinamento. Elabore as perguntas considerando indicadores objetivos.

Lembre-se: o sucesso dos treinamentos em uma empresa com o efetivo engajamento dos seus colaboradores exige um processo de avaliação organizado, abrangente e contí­nuo.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir as nossas redes sociais para  saber mais sobre o assunto!

Para conhecer  mais sobre a nossa Universidade Corporativa, acesse aqui.

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome: