Mensurar o impacto dos treinamentos e o desempenho dos colaboradores é essencial para alinhar estratégias e atingir metas.
O setor de Recursos Humanos precisa garantir que seus colaboradores alcancem o melhor desempenho possível e consiga produzir resultados de excelência para a empresa.
Em contrapartida, esse colaborador se prepara para alcançar novos desafios profissionais e se desenvolve dentro de sua área de atuação ou até fora dela.
Porém, tão importante quanto investir em programas de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores, é preciso que o Recursos Humanos se certifique da efetividade desses programas e do aproveitamento de cada colaborador, visando a formação de uma equipe de alta performance.
É nesse sentido que se faz importante a avaliação de treinamento, para que a empresa mensure se os investimentos estão trazendo os resultados esperados.
Qual a importância de investir em treinamentos?
Por mais que haja cuidado na seleção de talentos, é natural que os funcionários não tenham todas as competências necessárias ou que apresentem questões que ainda precisam ser desenvolvidas. Para isso, a empresa pode contar com a ajuda de treinamentos, que vão preencher essas lacunas e deixar os profissionais mais preparados para atender demandas e executar tarefas com mais precisão.
Dentre os diversos benefícios que os treinamentos trazem para as equipes, podemos citar:
– Alinhamento aos objetivos da empresa;
– Melhoria nos serviços prestados;
– Desenvolvimento dos colaboradores;
– Melhoria do trabalho em equipe;
– Diminuição da rotatividade.
Além disso, funcionários bem treinados possuem avaliações de desempenho melhores, recebem mais feedback positivos e, consequentemente, são mais motivados e engajados.
Por si só, esses benefícios geram vantagem competitiva para a organização e, com isso, colocam a empresa em rota de crescimento, gerando valor para a marca empregadora e sucesso nos negócios.
Como realizar a avaliação de treinamento?
Uma série de aspectos podem e devem ser levados em consideração ao avaliar a eficácia dos treinamentos: o uso no dia a dia das informações adquiridas, o retorno em lucro comparado ao valor investido no treinamento, o aumento da qualidade do trabalho após as aulas, etc.
Entretanto, neste artigo, vamos nos concentrar apenas no modelo de avaliação considerado referência no setor de RH: a Avaliação de Kirkpatrick.
Criado com o intuito de avaliar programas tradicionais de treinamento, o modelo recebeu o nome do seu criador, o professor Donald Kirkpatrick, e indica 4 níveis de avaliação:
1º nível – Avaliação de Reação
Identifica a percepção dos participantes em relação ao treinamento e seu grau de satisfação, englobando: conteúdo, palestrante, experiência de aprendizagem e relevância do treinamento para o seu desenvolvimento.
Considera que a percepção inicial é muito importante, porque se o colaborador tiver uma reação negativa, com certeza seu aproveitamento será mínimo ou nem acontecerá. Reações positivas tendem a melhorar o envolvimento dos colaboradores com o treinamento e, consequentemente, seu aproveitamento final.
2º nível – Avaliação de Aprendizagem
Nesse nível, é avaliado se o treinamento gerou aprendizado, relacionando os resultados aos objetivos estipulados no planejamento das aulas. Essa avaliação pode ser feita por meio de um teste escrito ou de desempenho.
No entanto, para obter dados confiáveis, é muito importante medir o conhecimento antes e depois do treinamento. Afinal, o objetivo dos treinamentos é ampliar a capacidade analítica de cada colaborador, munindo-o de conhecimentos que o auxiliarão na resolução de situações problema em sua rotina, além de aumentar suas habilidades profissionais.
3º nível – Avaliação de Comportamento
A mudança de comportamento é a prova de que os colaboradores incorporaram o conteúdo do treinamento.
Essa avaliação pode ser realizada por meio da análise do trabalho ou do desempenho dos participantes.
Aqui, é muito importante entender se o colaborador inseriu na sua rotina o aprendizado adquirido no treinamento.
4º nível – Avaliação de Resultados
É a métrica mais valorizada pelos diretores das empresas, pois avalia o impacto direto do treinamento nos resultados da organização: aumento de vendas, redução de custos, maior satisfação dos clientes, etc. No entanto, é menos utilizada, já que as empresas a consideram pouco clara para executar.
Entretanto, para que essa avaliação seja feita de forma eficiente, é preciso se atentar para alguns pontos importantes:
1. Realize a medição antes e depois do treinamento, assim será possível entender quais conhecimentos foram realmente absorvidos pelos colaboradores;
2. Ofereça um intervalo de tempo para a obtenção de resultados, afinal não se coloca nenhum conhecimento em prática em curto prazo;
3. Repita a avaliação se julgar necessário, pensando que cada colaborador pode ter um tempo diferente de assimilação e prática de novos conhecimentos;
4. Utilize algum método de controle, como um PDI ou um contrato de metas por exemplo, para acompanhar os objetivos e o que foi alcançado;
5. E por último e não menos importante, compare os benefícios e o investimento realizado e crie indicadores, de forma que a diretoria possa visualizar os ganhos relacionados ao custo do processo.
Por que avaliar o desempenho dos treinamentos?
A avaliação de treinamento é importante para a empresa identificar se os investimentos estão trazendo os resultados desejados. Assim, ela pode redesenhar suas estratégias para alcançar os objetivos definidos.
Treinamentos realizados sem controle e sem avaliação posterior do seu impacto são inúteis e pouco colaboram para o crescimento da empresa e melhoria dos processos.
Avaliar o desempenho dos treinamentos contribui para a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento dos colaboradores; permite à organização avaliar melhor as habilidades dos colaboradores, além de continuamente ajudar a melhorar os instrumentos de avaliação.
Com a plataforma USERH, por exemplo, é possível você avaliar um curso aplicando um teste de satisfação ou solicitando recomendação ao final de cada módulo. Você também pode aplicar provas de proficiência ao final de cada módulo para analisar o desempenho dos seus colaboradores.
Neste recurso, você consegue elaborar testes de múltipla escolha, tarefas e enquetes! Na múltipla escolha, o aluno seleciona a opção que achar mais correta; já na tarefa, o aluno descreve a resposta que será submetida ao avaliador; por último, as enquetes são perguntas abertas em que não existe resposta correta.
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