Nem todas as empresas conseguem obter o mesmo resultado ao investir na qualificação de seus colaboradores e na modernização do seu campo produtivo. Isso se deve ao fato de que é preciso também se atentar aos métodos de avaliação de desempenho, pois é por meio dessas métricas que os gestores identificam com clareza como está o andamento e eficiência dos seus planos de ação, projeto e metas.
Com isso, é possível realizar ajustes pontuais e garantir que o time gere o máximo de rendimento possível. A esse respeito, dentre os principais recursos para fazer o estudo de performance temos a famosa avaliação de desempenho 360º.
Mesmo sendo bastante relevante, muitos gestores não a conhecem. Para ajudar nessa situação, criamos este conteúdo contendo 3 vantagens de aplicar essa estratégia em seu negócio. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
O que é a avaliação de desempenho 360º?
Antes de mais nada é importante falarmos sobre o que é avaliação de desempenho 360º. Esse método visa dar ao colaborador uma devolutiva de todos os demais profissionais que trabalham a sua volta e que possuem uma relação direta ou indireta com ele dentro da empresa. Assim é possível contar com avaliação de colegas de trabalho, chefe, subordinados etc.
Devido a algumas semelhanças, muitas pessoas confundem esse tema com o feedback 360º.
Dessa forma, podemos enfatizá-la como uma ferramenta usada para mensurar a performance dos colaboradores, dando ao colaborador uma visão de todos os profissionais que trabalham a sua volta.
Por mais que possam parecer, essas duas expressões possuem algumas características próprias e individuais. Para diferenciá-las, podemos apontar que a primeira serve para validar o comportamento, as competências, os valores ou os resultados de um colaborador e direciona o avaliador para tomada de decisão referente a gestão da equipe.
Já o feedback 360 é visto como um processo qualitativo em que o foco é o discurso. Sendo assim, a importância está na classificação do comportamento e no jeito que o gestor repassará a informação ao colaborador.
Quais as suas vantagens?
Veja agora as 3 principais vantagens alcançadas pela avaliação de desempenho 360º!
1. Melhora da performance
O primeiro resultado que podemos observar com a implementação desse modelo de avaliação é a melhora da performance dos profissionais. Isso porque ao ter o conhecimento do seu desempenho, o colaborador buscará meios de se desenvolver e adequar a necessidade da empresa.
2. Informações completas
Como esse tipo de recurso conta com a opinião de várias pessoas, é possível encontrar diversos pontos relevantes dados pelo feedback de cada um. Com isso, é possível encontrar diversos pontos importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador.
3. Motivação do colaborador
Avaliação 360º é uma importante ferramenta de desenvolvimento, que traz ao colaborador informações necessárias para o seu desempenho e crescimento profissional. Com isso, é possível estimular a motivação e reconhecimento do colaborador.
Portanto, essas foram as principais informações acerca do que é e quais as vantagens de implementar a avaliação de desempenho 360º. Vale comentar que essa avaliação pode ser feita por meio de formulário. Nesse caso, a UserRH fornece módulos capazes de contribuir para a avaliação de desempenho por meio de formulários personalizados, acompanhamento de resultados, segmentação de avaliações e várias outras ferramentas.
Gostou do artigo? Então confira também nosso post sobre planejamento estratégico para 2023 em seu setor de RH!