UseRH

novembro 4, 2022

Avaliação 360: o que é, como fazer e exemplos práticos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nesse artigo você saberá tudo sobre avaliação 360, mas antes, uma reflexão: você já foi selecionado para passar por um “body scanner” no aeroporto?

Segundo informações da Polícia Federal, essa máquina de escaneamento corporal é capaz de refletir todo o corpo humano e, com o auxílio de um computador, formar uma imagem tridimensional de quem passa por ela, revelando mais do que os olhos comuns são capazes de enxergar.

Podemos comparar uma Avaliação 360 a um grande aparelho de escaneamento de desempenho, capaz de produzir uma imagem tridimensional – feedback completo.

Os reflexos que construirão a imagem de cada colaborador participante serão emitidos pelos demais profissionais que convivem com ele.

E o objetivo é identificar fatores que interferem de forma positiva ou negativa no desempenho de cada um e que podem ser melhorados ou desenvolvidos para o sucesso do profissional dentro da empresa.

Neste artigo, vamos explicar para você o que é uma Avaliação 360, aprender todos os tipos de avaliação de desempenho, as vantagens de realizar a Avaliação 360 e conhecer uma ferramenta digital que facilita tudo para o RH.

O que é avaliação 360?

A Avaliação 360 é um conjunto de avaliações de desempenho que são realizadas dentro do mesmo ciclo, em sequência, que engloba todas as interfaces de relacionamento profissional dentro da empresa.

Desta forma, quando um colaborador participa do ciclo de avaliações ele terá assumido seus diferentes papéis, atuando como avaliado e como avaliador.

Ou seja, tanto terá recebido pareceres sobre seu desempenho vindos dos colegas, do líder e até mesmo de clientes, como também terá fornecido pareceres.

Além de vivenciar esses diferentes papéis, cada um ainda faz uma análise de si mesmo e depois discute com o líder o resultado.

É dessa forma que compõe-se uma visão completa, “de todos os ângulos”, do desempenho de cada participante. E é por isso que essa forma de avaliar foi popularmente denominada de 360 graus.

Tipos de avaliação de desempenho

Conforme explicamos, a dinâmica entre os participantes é organizada em diferentes tipos de avaliações, que representam a relação que existe entre eles no trabalho, e são elas:

Avaliação 90º

Quando o gestor avalia os liderados e fica responsável por dar o feedback sobre eles. O líder irá conversar individualmente com cada um e dar retorno sobre suas entregas e pontos apresentados na avaliação.

Avaliação 180º

É o ciclo de avaliação que além do líder avaliar o liderado, o liderado se avalia também (autoavaliação), relatando suas conquistas, expressando seus desejos e objetivos profissionais, apontando suas forças e fraquezas e ações que gostariam de realizar.

Por isso, dizemos que o colaborador tem uma visão 180º (dele olhando para ele mesmo e do superior olhando para ele).

Você também vai gostar de ler:

Avaliação 270º

Nesta avaliação, além do líder avaliar o liderado e do liderado fazer uma autoavaliação, o liderado também avalia o próprio líder, no papel de subordinado direto.

É uma excelente ferramenta para revelar como está a gestão.

Infelizmente, em muitas empresas o liderado não sente segurança de relatar problemas ou fazer avaliações negativas de seus líderes, sob o medo de sofrer retaliações.

Nessas situações, garantir o alto sigilo em relação aos dados dos participantes e das respostas das avaliações, com formulários anônimos, é muito importante para o sucesso do processo.

Avaliação 360º

É o somatório de avaliações que contempla todas as interfaces de relacionamento de um profissional dentro da empresa, sendo realizadas em um mesmo ciclo e em sequência.

Ou seja, o colaborador é avaliado pelo líder, faz a autoavaliação, avalia o próprio líder e também avalia e é avaliado por seus pares de trabalho – colegas de uma mesma equipe que se reportam a um mesmo líder – e parceiros de negócio, como fornecedores.

Então, quando uma pessoa passa por todas as avaliações – Líder, Autoavaliação, Superior Imediato, Pares e Parceiros – em um mesmo ciclo de avaliação de desempenho, ela está sendo submetida a uma Avaliação 360.

Como fazer Avaliação 360?

A Avaliação 360 é baseada no desempenho, buscando identificar as competências que interferem no desempenho e que possam ser aprimoradas.

Para isso, a empresa define os critérios de avaliação e quais competências serão exigidas dos colaboradores, sempre alinhadas com a estratégia organizacional.

Exemplo:

A empresa definiu 5 competências essenciais que seus colaboradores devem ter:

AutodesenvolvimentoComunicaçãoFoco em resultadoRelacionamento interpessoal Responsabilidade.

O formulário, então, conterá a relação de todas as competências com seus respectivos indicadores:

Os participantes, então, receberão o formulário e darão as notas que acreditam corresponder ao desempenho de quem estão avaliando, em cada indicador, formando um retrato do domínio daquela pessoa sobre as competências.

Cabe ao RH coordenar e dar suporte à realização de todo o ciclo de avaliação de desempenho, enviando os materiais para os gestores e demais participantes, assim como receber e arquivar as avaliações no dossiê dos colaboradores.

Caso o departamento tenha um software para realização do processo, a dinâmica será mais ágil, menos burocrática e facilitará a visualização dos resultados.

Vantagens de fazer Avaliação 360

Realizar a avaliação 360 tem vantagens para a empresa, principalmente quando o RH trabalha de forma estratégica, planejando as ações de acordo com os objetivos da empresa e necessidades do negócio.

A partir do resultado da avaliação, as empresas conseguem:

– Fazer o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) da empresa, identificando pontos de capacitação do colaborador;

– Medir o desempenho individual do colaborador, visando auxiliar nos processos de promoção ou progressão salarial;

– Auxiliar na criação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos colaboradores, visando melhoria e aprimoramento do trabalho dele;

– Valorizar e reconhecer colaboradores que tiverem desempenho superior;

– Promover o desenvolvimento da liderança, buscando aprimorá-los na gestão de pessoas, principalmente nas ações de feedback, acompanhamento e gerenciamento.

[FERRAMENTA] Avaliação 360 sem dor de cabeça

A Avaliação 360 é muito comum em grandes empresas, por produzir uma análise completa e também complexa, com muitas variáveis contribuindo para o seu resultado.

Essa complexidade se dá ainda na sua execução, que pressupõem que cada colaborador será avaliador em, no mínimo 3 avaliações, receberá pareceres de outras 3.

Portanto, ter uma estrutura tecnológica faz total diferença para a execução sem dor de cabeça de uma Avaliação 360.

RHs que ainda trabalham com uma estrutura analógica, realizando suas atividades e avaliações em planilhas, sofrem com um alto volume de trabalho.

Entre eles, podemos citar que o trabalho é extremamente manual, tem alto risco de perda de dados, baixo sigilo sobre as informações dos participantes, a comunicação de prazos com gestão costuma ser desgastante e há muita burocracia, o que inviabiliza rodar tantas avaliações ao mesmo tempo em uma empresa com milhares de funcionários.

A compilação dos resultados é outro desafio para os RHs que ainda usam planilha, porque perdem muito tempo tabulando e fazendo recortes de dados para extrair informações estratégicas.

Falamos sobre todas as dificuldades de executar avaliação de desempenho com planilhas neste artigo: Avaliação de desempenho: os problemas de usar planilhas e como substituí-las .

Já plataformas especializadas em gestão de Recursos Humanos, como a UseRH, desenvolveram sistemas intuitivos baseados na rotina do RH para facilitar o seu dia a dia.

Com isso, as atividades operacionais são automatizadas e as estratégicas ganham rapidez e praticidade. Veja como fazer Avaliação 360 fica mais fácil pelo módulo de Avaliações da UseRH.

Crie formulários, aplique em toda a empresa e veja os resultados em tempo real

O módulo de Avaliações da UseRH, por exemplo, reconhece a estrutura hierárquica organizacional automaticamente dentro de uma campanha de avaliação de desempenho, o que facilita a distribuição das credenciais para os participantes e a tabulação dos resultados, feita em tempo real pela plataforma.

E, é claro, o sistema tem todos os tipos de avaliação de desempenho que formam a Avaliação 360 e mais duas opções personalizáveis: “Avaliador indicado” e “Avaliação por Grupos”.

avaliação 360

A criação das campanhas de avaliação também é fácil. É possível construir formulários personalizados ou usar modelos prontos disponibilizados pela UseRH.

Com o formulário pronto e disponibilizado para os colaboradores, esta é a visão que cada participante terá ao responder à avaliação.

Além disso, os resultados da avaliação são visualizados pelo RH com facilidade depois de todos responderem à avaliação, inclusive o próprio avaliado:

tela da UseRH com o resultado da avaliação de desempenho

Como podemos ver, a somatória das notas de todas as competências avaliadas formam a nota do desempenho geral (360) do colaborador.

Automatize atividades e reduza burocracias

Além disso, a comunicação com os gestores e colaboradores sobre prazos é feita de forma automática pelo sistema, que realiza um escaneamento do processo para averiguar pendências, dispensando a necessidade de sucessivos comunicados por e-mail.

Chega de imprimir uma infinidade de formulários, colher assinaturas e arquivar papéis. O sistema solicita assinatura eletrônica de cada participante antes de liberar o formulário para ser respondido.

Mais segurança para os dados

Todos os participantes das avaliações recebem um acesso individual à plataforma para realizar a ação de avaliar.

Isso significa que há maior segurança sobre o acesso à informação, pois cada um só consegue acessar o que possui permissão.

Contar com o auxílio de uma ferramenta como essa é agregar valor ao trabalho do RH. Muitas decisões importantes para o futuro de uma organização podem ser baseadas nas informações estratégicas extraídas dos relatórios da avaliação de desempenho.

Isso significa que o RH contribui diretamente com os demais setores e aumenta a própria produtividade.

Conclusão

A Avaliação 360 é uma forma de avaliar os colaboradores de uma empresa de maneira integral, somando perspectivas diferentes sobre o desempenho de cada profissional.

O resultado fornece insumos para diferentes ações do RH e dos demais setores da empresa.

Por ser complexa, devido às muitas variáveis envolvidas, recomenda-se a adoção de tecnologia para otimizar a realização da Avaliação 360.

O sistema de Avaliações da plataforma da UseRH tem excelentes recursos para facilitar o processo de Avaliação de Desempenho, dando mais agilidade e autonomia para o RH, além de segurança para os usuários. 

Solicite uma demonstração e saiba mais!

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome: