UseRH

Acessibilidade nas empresas: como uma plataforma LMS pode ajudar?

A acessibilidade é uma das questões mais importantes na atualidade, não apenas no ambiente corporativo, mas em todas as esferas da sociedade.

acessibilidade nas empresas
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A acessibilidade é uma das questões mais importantes na atualidade, não apenas no ambiente corporativo, mas em todas as esferas da sociedade. Nas empresas, a acessibilidade se refere à capacidade de todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou limitações, de acessar e utilizar as ferramentas, tecnologias e informações disponíveis. 

Este assunto tem sido cada vez mais alcançado em virtude da valorização da diversidade e da inclusão no ambiente de trabalho, além da importância de garantir o acesso a todos os funcionários e clientes. Para você ter uma melhor ideia sobre o tema, preparamos este artigo contendo as principais informações. Acompanhe!

Qual a importância da acessibilidade nas empresas?

A acessibilidade é uma questão de direitos humanos e deve ser garantida a todos os indivíduos, incluindo aqueles com deficiências físicas ou mentais, ou que utilizam tecnologias assistivas. 

Melhorar a acessibilidade nas empresas é fundamental para promover a inclusão e a diversidade, garantir a equidade de oportunidades e evitar a exclusão social e profissional de pessoas que possuem proteção ou necessidades especiais. 

Além disso, a acessibilidade pode gerar benefícios para as empresas, como o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos e a fidelização de clientes.

Uma plataforma LMS (Learning Management System) ou universidade corporativa pode ajudar a melhorar a acessibilidade nas empresas de diversas maneiras. Confira agora os principais pontos!

Melhora o engajamento

Em primeiro lugar, essas plataformas permitem a criação de conteúdos acessíveis, como vídeos com legendas e audiodescrição, materiais com linguagem simples e clara e recursos que podem ser utilizados por pessoas com deficiências físicas ou mentais.

Dessa forma, esse recurso pode ajudar a melhorar o engajamento dos funcionários, pois oferece uma experiência de aprendizado mais interativa, flexível e atraente, o que contribui para a formação de equipes mais motivadas, comprometidas e produtivas.

Possibilita a interação

Outra vantagem importante é que as plataformas LMS possibilitam a interação entre os usuários, favorecendo a troca de conhecimentos e a colaboração. Na prática, a empresa pode disponibilizar cursos que promovam a inclusão, acessibilidade e diversidade para os colaboradores, melhorando o ambiente de trabalho corporativo.

Fácil utilização

Não podemos deixar de citar outro benefício importante no que se refere à funcionalidade dessa ferramenta, pois a LMS é de fácil utilização. A plataforma da UseRH, por exemplo, dispõe de um ambiente intuitivo e de fácil manuseio. Isso permite que todos os funcionários possam acessar o conteúdo e participar dos cursos e treinamentos, independentemente de sua experiência em tecnologia. 

Qualidade de vida no trabalho

Cuidar dos profissionais enquanto desempenham suas funções também ganhou destaque e relevância em tempos recentes. Com os vários casos da síndrome de burnout, os investimentos em bem-estar e saúde se tornaram constantes nas empresas.

Nesse sentido, os programas de saúde mental no local de trabalho e a conscientização sobre o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal estão ganhando importância.

Esse cuidado é primordial para ter um ambiente agradável e atrair talentos para o seu negócio.

Solução adaptada às necessidade do usuário

As plataformas LMS são consideradas como uma solução adaptada, ou seja, podem ser personalizadas de acordo com as necessidades e demandas de cada empresa, o que facilita a implementação de soluções acessíveis e inclusivas. 

Conclusão

Portanto, a acessibilidade e a inclusão são fundamentais para as empresas que desejam construir equipes diversas, motivadas e produtivas. Vale comentar que a oportunidade de trabalhar remotamente, em conjunto com as ferramentas de gestão de pessoas, oferece às empresas a chance de se conectar com talentos em todo o mundo e garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de crescer e desenvolver suas carreiras.

Gostou do artigo? Então siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome: