A inclusão social dos Baby Boomers no EAD

Ao implementar o ensino à distância na empresa, é necessário considerar diversos fatores e, claro, planejar bem. Uma das questões que pode surgir durante esse processo é: será que mesmo os(as) funcionários(as) mais velhos(as) da empresa irão conseguir utilizar o curso ou treinamento online com facilidade e fazer bom aproveitamento dos mesmos?

Este é um dos desafios enfrentados pelo RH 4.0, que está constantemente procurando maneiras de utilizar a tecnologia a favor da empresa. Mas isso não precisa ser um problema e pode inclusive funcionar de maneira positiva, aumentando a inclusão social deste grupo de colaboradores(as) na empresa, com o uso do EAD Corporativo. Confira no post!

Quem são os Baby Boomers?

Os Baby Boomers são as pessoas que nasceram nos anos de 1946 a 1964, logo após a Segunda Guerra Mundial. Neste período, houve uma explosão de nascimentos de bebês, que dá o nome a essa geração. Eles são os pais da geração X (nascidos entre os anos 1960 e 1979) e avós da geração Y (nascidos entre 1980 e 1999), que por sua vez, são pais da geração Z (nascidos a partir de 2000). Neste momento, temos interagindo entre si, ainda, a geração Belle Époque (nascidos entre 1920 e 1939).

Nascidos em período de prosperidade econômica, os Baby Boomers ainda cresceram em um ambiente fortemente familiar. Devido às circunstâncias da época a geração foi otimista e competitiva, valorizando as conquistas pessoais e dando grande importância a suas carreiras, por isso, muitos deles alcançaram importantes postos nas empresas.

Baby Boomers e o uso da tecnologia

Hoje, existem dois tipos de usuários da computadores: os que nasceram e cresceram na era digital, e os imigrantes digitais, que passaram a ter contato com este tipo de tecnologia já em uma idade avançada da vida. Mesmo assim, a maioria dessas pessoas possui o desejo de continuar sendo ativas e efetivas no meio social, por isso querem ter acesso a estes equipamentos.

Apesar dos anos de experiência em suas áreas, os Baby Boomers podem sofrer preconceitos em seu local de trabalho ou para conseguir um novo emprego em relação ao mundo tecnológico, uma vez que para a execução de diversas tarefas, hoje é necessário ter domínio no uso de computadores e alguns deles ainda possuem resistência no aprendizado de novas ferramentas.

Mas isso não deve ser pego como generalização, nem como regra! Como dissemos, a maior parte desta geração quer estar incluída socialmente em todos os âmbitos que envolvam o conhecimento de novas tecnologias, inclusive no trabalho. E essa pode ser uma oportunidade de recriar esses profissionais dentro do mercado onde atuam.

EAD é oportunidade de inclusão social 

O EAD é um fator muito importante de inclusão social dos Baby Boomers, representando o acesso à educação de uma maneira facilitada para esta geração, uma nova oportunidade para que eles se mantenham atualizados e não percam competitividade no mercado.

Por isso, ao pensar na transformação digital e na inclusão de treinamentos virtuais na sua empresa, lembre-se também desta parcela de colaboradores, que pode precisar de instruções especiais, mas que merecem as mesmas oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Conheça como nossa Plataforma de EAD pode contribuir para a inclusão social dos Baby Boomers na sua empresa. Agende uma demonstração da UseRH!