UseRH

6 tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas para o seu RH usar

Adotar práticas de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D) é importante para fortalecer o capital humano da empresa, alinhar objetivos e contar com colaboradores capacitados.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Adotar práticas de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D) é importante para fortalecer o capital humano da empresa, alinhar objetivos e contar com colaboradores capacitados. 

Entretanto, existem diversos tipos de treinamento para desenvolvimento de pessoas, e as empresas precisam identificar quais que melhor atendem às suas necessidades.

Neste artigo você vai conhecer os principais tipos de treinamento para desenvolvimento de pessoas usados nas empresas. Continue a leitura e fique por dentro.

A importância do treinamento e desenvolvimento

Com a pandemia, cresceram as lacunas de competências profissionais, principalmente em função da acelerada transformação digital que ocorreu, como também pelas mudanças nos formatos de trabalho.

O profissional de Treinamento e Desenvolvimento precisou se aperfeiçoar para atender a essas novas demandas.
Segundo o Relatório de aprendizagem no local de trabalho 2022 do Linkedin, os líderes inovadores de T&D estão lidando com visões holísticas do uso dos treinamentos corporativos pela gestão de Recursos Humanos.

“Eles estão buscando novas soluções para conectar o desenvolvimento de competências a planos de carreira, mobilidade interna e retenção de funcionários e, além disso, trazer um senso de cuidado e humanidade com o bem-estar, diversidade e inclusão dos funcionários”, diz o relatório.

Além de estarem lidando com as transformações do mundo do trabalho, 74% dos profissionais de T&D que responderam ao relatório concordam que ficaram multifuncionais e 72% concordam que seu trabalho se tornou mais estratégico.

Não à toa, a demanda por especialistas de T&D cresceu 94% até metade de 2021, de acordo com o relatório do Linkedin.

O que é treinamento corporativo?

O treinamento corporativo é como se fosse um guarda-chuva que abrange todos os tipos de treinamento para desenvolvimento de pessoas em uma empresa.

Ele pode ser oferecido quando a organização identifica as necessidades dos colaboradores, associadas às da empresa. Seu objetivo é desenvolver habilidades específicas do colaborador para melhorar o desempenho de toda a organização.

6 tipos de treinamento e desenvolvimento

Conheça abaixo seis das principais práticas de Treinamento e Desenvolvimento utilizadas nas empresas e saiba como elas podem ajudar também a sua.

1 - Treinamento e desenvolvimento de integração ou onboarding

O treinamento de integração tem como objetivo preparar um novo colaborador para que ele inicie suas atividades da empresa.

É um treinamento estrategicamente desenvolvido para transmitir missão, visão e valores, e explicar mais sobre o papel do funcionário na equipe, para que ele entenda a sua importância na empresa e execute o seu trabalho com mais clareza e objetividade.

Além disso, é um treinamento que possibilita ao colaborador iniciar seu trabalho com o pé direito, minimizando problemas na integração que podem resultar em demora na entrega de resultados, conflitos na equipe, erros, etc.

O treinamento de integração faz parte do onboarding do novo colaborador na empresa e é realizado logo após a sua admissão, em duas etapas:

Treinamentos iniciais

É a primeira etapa do treinamento de integração, realizada depois que o colaborador é apresentado à equipe.

Treinamentos em profundidade

Voltado para as funções técnicas que o colaborador vai desempenhar no setor.

Saiba mais sobre o treinamento de onboarding acessando o e-book  Onboarding Transformador, da Rhopen Consultoria.

2 - Treinamento técnico ou hard skill

O treinamento técnico dá suporte para o colaborador melhorar e desenvolver suas habilidades técnicas, como manusear um novo equipamento de trabalho ou aprender um novo conteúdo que impacte diretamente nas suas tarefas dentro da organização.

Treinamentos obrigatórios, como NR-5: CIPA, NR-6: EPI, NR-22 e NR-32 são alguns exemplos de capacitações técnicas.

É um dos treinamentos mais valorizados dentro das empresas, pois contribuem para o aumento da produtividade e performance.

3 - Desenvolvimento de Liderança

O treinamento de liderança tem por objetivo preparar colaboradores para exercerem papéis de liderança dentro da empresa.

Por meio desse tipo de treinamento é possível desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de bons líderes nos gestores. Ele também prepara o líder para delegar tarefas, gerenciar sua equipe e guiá-la rumo aos melhores resultados possíveis.

É um dos treinamentos mais importante dentro do ambiente corporativo, e serve tanto para colaboradores prestes a assumir papéis de liderança quanto para gestores experientes que precisam treinar suas habilidades de liderança.

4 - Treinamentos motivacionais

Tem por objetivo motivar os colaboradores, lembrar do valor que eles têm e conectá-los novamente à empresa. 

Geralmente são realizadas palestras motivacionais, dinâmicas em grupo, congressos, confraternizações, entre outras ações.

Devem ser realizados para todos os níveis hierárquicos da empresa, inclusive – ou principalmente – com a gestão, que por vezes é fonte de motivação para os demais colaboradores.

5 - Treinamento de equipe

Esse treinamento busca melhorar o time como um todo, aumentando o potencial da equipe de alcançar objetivos em conjunto e performar.

Geralmente são apresentadas técnicas de integração e comunicação, que provocam interação para melhorar, consequentemente, a entrega das demandas e execução de projetos.

Tem foco na colaboração entre os membros da equipe, fazendo-os entender que o trabalho em conjunto facilita a conquista de resultados, com cada um entregando o melhor de si e auxiliando uns aos outros. Estimulam também o relacionamento saudável e o respeito mútuo à individualidade.

Muitas vezes estudam casos de sucesso e realizam atividades práticas que simulam situações do dia a dia em equipe, desafios em conjunto, dinâmicas colaborativas, entre outras técnicas.  

6 - Treinamento comportamental ou soft skills

O treinamento comportamental visa reforçar os valores e a cultura organizacional da empresa nos colaboradores, de forma que fiquem evidentes em suas ações.

Com isso, a empresa espera que o trabalho de cada indivíduo e equipe seja realizado em concordância com a cultura da empresa.

Por exemplo:

Uma empresa tem o valor “Transparência”. Ela espera que todos os seus colaboradores ajam de igual forma no trato com os clientes, com os colegas de trabalho e com os gestores. 

Haverá uma dissonância, então, caso um colaborador omita uma situação x ao seu gestor ou minta para um cliente sobre um prazo.

Desta forma, não existe um conteúdo específico para os treinamentos comportamentais, pois vão depender das necessidades de alinhamento com a cultura da empresa, como falta de comunicação, absenteísmo, conflitos e etc.

Acesse nosso infográfico exclusivo sobre o tema.

[Bônus] Benefícios do treinamento e desenvolvimento nas empresas

Agora que você conhece seis dos principais tipos de treinamento e desenvolvimento praticados nas empresas, que tal se preparar para defender os investimentos nessa estratégia na sua organização?

Para isso, esteja afiado sobre os benefícios do T&D. Veja os principais:

Redução de lacunas de competência

Um programa de treinamento e desenvolvimento bem elaborado inclui primariamente reduzir os gaps de competência existentes entre o que os colaboradores têm e o que necessitamos para alcançar os objetivos da empresa.

Para isso é realizado um Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) para identificar as competências técnicas e comportamentais que precisam ser desenvolvidas ou aperfeiçoadas.

Fortalecimento da cultura organizacional

Programas de treinamento e desenvolvimento fazem parte do esforço múltiplo de consolidar crenças, valores e competências comportamentais, aliado ao trabalho da liderança, do recrutamento e seleção, entre outras frentes.

A educação corporativa tem um papel importante na construção de uma imagem positiva da empresa enquanto marca empregadora, pois valoriza as pessoas, aumenta a motivação do trabalhador, dissemina a cultura interna, melhora a comunicação e eleva a produtividade.

Desenvolvimento de talentos

Investir na melhoria dos profissionais que já fazem parte da empresa é uma forma de enfrentar a escassez de talentos enfrentada por diversas empresas.

Essa estratégia, unida a uma visão de longo prazo, pode ser aplicada para formar lideranças para sucessão, mais engajadas e alinhadas com a cultura da empresa.

No artigo Por que é importante investir no desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores? você encontra outros motivos para promover a evolução integral dos seus colaboradores.

Plataforma online para treinamento e desenvolvimento de pessoas

Para realizar esses tipos de treinamento e desenvolvimento, muitas empresas adotam plataformas online de gestão de aprendizagem, como a da UseRH.

Nessas plataformas, o T&D concentra todos os treinamentos corporativos, monta trilhas de cursos de capacitação de acordo com a estratégia traçada e ainda acompanha o desenvolvimento do colaborador.

Por serem online, o RH aumenta a sua capacidade de alcance de treinamento, podendo capacitar novos colaboradores a qualquer distância.

Outra vantagem é a economia de tempo. Ao montar uma trilha de onboarding padrão, o RH dispensa a repetição de conteúdo por gestores, liberando-os para outras atividades.

Na Universidade Corporativa da UseRH, além de todas essas vantagens, o RH ainda consegue aplicar testes, realizar aulas ao vivo e emitir certificados automaticamente.

Para aperfeiçoar a estratégia, os administradores da plataforma da Universidade Corporativa contam com um dashboard com métricas de desempenho e progresso, como status de aprovado/reprovado e a quantidade de acessos pelos alunos.

Alinhada às tendências de educação, a Universidade Corporativa da UseRH ainda dispõe de gamificação e um ranking de engajamento dos colaboradores com a plataforma. Desta forma, o RH pode promover ações para valorização dos melhores alunos.

Recentemente a plataforma passou por um upgrade, recebeu novas funcionalidades e um redesign, todas as melhorias com foco na experiência do usuário.

Conclusão

Existem diversas formas de investir na capacitação e no desenvolvimento dos colaboradores. 

Entre as práticas mais usadas de treinamento e desenvolvimento estão os de integração e onboarding, técnico ou hard skill, de liderança, motivacionais, de equipe de comportamento ou soft skill.

As empresas que aplicam programas de treinamento e desenvolvimento desfrutam de benefícios longevos, como redução de lacunas de competências, fortalecimento da cultura interna e desenvolvimento de talentos.

Para facilitar a aplicação dos programas, atualmente as empresas dispõem de tecnologias que dão mais agilidade ao trabalho de T&D.

Uma das mais atualizadas com as necessidades do RH é a Universidade Corporativa da UseRH, que oferece ferramentas para gestão de aprendizagem à distância.

Entre as possibilidades de trabalho estão a montagem de trilhas de cursos sequenciais, emissão automática de certificados, criação de fóruns de discussão, aplicação de testes de aprendizagem, além de relatórios e gamificação.

Para conhecer mais sobre a Universidade Corporativa da UseRH, fale com um de nossos especialistas pelo WhatsApp.

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome:

Quero treinar e desenvolver meus colaboradores com a plataforma da UseRH:










Cargo Atual:

Funcionários:
Eu concordo em receber comunicações: