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6 dicas de como avaliar o fit cultural dos candidatos

O fit cultural pode ser definido como o processo de identificar se o candidato tem um perfil que se encaixa ao perfil da corporação contratante.
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O fit cultural pode ser definido como o processo de identificar se o candidato tem um perfil que se encaixa ao perfil da corporação contratante. Essa análise é extremamente importante para a empresa, pois minimiza as chances de cometer erros na contratação. Por conseguinte, diminui a rotatividade e amplia a segurança dos colaboradores. 

Essa avaliação requer bastante planejamento e conhecimento sobre a cultura organizacional, além de um processo de recrutamento e seleção preciso e disciplinado. Muitos gestores têm dúvidas no momento de realizar esse processo.

Neste artigo, vamos ensinar dicas valiosas sobre como definir o fit cultural dos candidatos. Ficou interessado? Então, siga a leitura do texto e confira!

1. Conheça a cultura organizacional

O primeiro passo para ser capaz de fazer uma boa análise do fit cultural dos seus candidatos é ter conhecimento da cultura organizacional. Afinal, ela servirá como base para direcionar o restante do processo seletivo de modo a fazer com que o profissional contratado de fato tenha o perfil para atuar na empresa.

2. Realize uma entrevista comportamental com os candidatos

A entrevista comportamental é muito importante para conseguir observar o perfil psicológico do candidato. Dessa forma, fica mais fácil saber se o profissional tem as mesmas aspirações da corporação na qual está querendo se inserir. Essa entrevista tem a capacidade, inclusive, de apontar as potencialidades do indivíduo. Com isso, além de contratar, será possível ter o direcionamento das ações necessárias para desenvolver o talento.

3. Avalie o histórico de trabalho

Avaliar o histórico de trabalho do candidato também é um passo importante para verificar seu fit cultural. Afinal, se o profissional atuou em empresas com culturas muito distintas, é provável que ele já tenha uma bagagem pouco favorável e que pode gerar conflitos e vice-versa. Se o aspirante à vaga atuou em organizações com culturas similares, a probabilidade de ter um perfil mais adequado amplia-se.

4. Faça dinâmicas

Realizar dinâmicas é uma excelente forma de avaliar como o candidato se sai na prática. Com isso, é possível observar os níveis de liderança, flexibilidade, resiliência, competitividade, entre outras características importantes de acordo com as aspirações da corporação.

5. Entenda se o candidato equilibra a cultura ao desempenho profissional

Contratar um profissional que tem um histórico exemplar é muito bom, porém, se o candidato não se enquadrar à cultura da organização, as chances de ele não conseguir se adaptar são muito altas. Por isso, é preciso avaliar se o aspirante à vaga tem, além da especialização necessária, o perfil ideal para integrar o quadro de funcionários.

6. Avalie as opções de candidatura com bom senso e sabedoria

Por fim, é necessário avaliar as opções de candidatura com bom senso e sabedoria, levando em conta a realidade da corporação. Assim, as chances de realizar uma contratação sem erros ampliam-se e a cultura da organização é mantida, tornando a empresa mais competitiva.

Como vimos, para avaliar o fit cultural, é necessária a elaboração de um processo seletivo estratégico e embasado na cultura organizacional. Contratar pessoas que já estão alinhadas à cultura da empresa é uma estratégia interessante para garantir a produtividade e o sucesso da corporação.

E então, gostou do nosso artigo? Que tal contratar agora mesmo uma empresa que pode ajudar a avaliar o fit cultural dos seus candidatos? Entre em contato conosco e aproveite uma equipe especializada em fazer processos de recrutamento e seleção de qualidade!

Conteúdo cedido a partir de uma parceria com a RHOPEN CONSULTORIA.

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