UseRH

5 ferramentas essenciais para a inovação no RH

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O que é preciso fazer para ser um RH inovador? Ter as ferramentas corretas de gestão de pessoas é um passo fundamental para inovar no RH.

Isso não significa apenas adquirir ferramentas e tecnologia, mas escolher a ferramenta certa para otimizar processos que não estão funcionando bem, explica nossa CEO Jaciara Pinheiro.

Desta forma, o uso das ferramentas de inovação trarão resultados positivos, aumentando o bem-estar dos funcionários e a produtividade, por exemplo.

Neste artigo, vamos elucidar critérios importantes da inovação no RH e apresentar uma lista de ferramentas essenciais para a sua empresa inovar na gestão de pessoas.

Neste artigo você vai ver:

  • – O que é inovação no RH?
  • – Por que usar tecnologia no RH?
  • – Lista das 5 ferramentas essenciais para a inovação no RH?
  • – Conclusão

Advertimos que essa leitura pode trazer melhores resultados para a sua empresa. Continue e compartilhe!

O que é inovação no RH?

Inovação no RH é ter recursos e estratégias para atender a todos os colaboradores da empresa de forma a fazer com que o negócio funcione por meio das pessoas.

Para isso, as empresas podem contar com ferramentas e tecnologias que otimizam os processos do setor e que reúnem dados para análise e tomada de decisão estratégica.

Características do RH inovador

Um RH inovador está sempre aberto a novas ideias e buscando melhorar a sua eficiência. Por isso também é menos burocrático e operacional.

O RH inovador automatiza ações operacionais e visa ter uma gestão humanizada e estratégica.

4 características da inovação no rh

Benefícios da inovação no RH

Com essas características, o RH trás resultados positivos para a empresa. Veja alguns dos benefícios da inovação no RH:

Agilidade dos processos diários

Ao focar no clima organizacional e no bem-estar dos colaboradores, é possível torná-los mais dedicados, proativos e comprometidos com os objetivos da empresa. Consequentemente, gera uma dinâmica maior nos processos diários. Ou seja, tornam-se mais ágeis.

Mais tempo para cuidar das pessoas

A inovação pode ser direcionada para priorizar o lado humano e a ter mais tempo para realizar a gestão. Isso resulta em uma maior qualidade nos departamentos, valorizando o bem-estar dos colaboradores como uma prioridade.

Aumento do engajamento

Um RH inovador se preocupa com o bem-estar pessoal dos colaboradores, buscando estratégias para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Com isso, há um maior engajamento dos profissionais com a empresa, pois reconhecem a preocupação e os esforços da organização, comprometendo-se em produzir mais em troca do negócio.

Ambiente mais colaborativo

A introdução de inovação no RH promove a interação entre as equipes, favorecendo o compartilhamento de ideias em reuniões, brainstormings e debates, promovendo um ambiente colaborativo.

Maior competitividade

Um RH inovador pode aumentar a competitividade da empresa, levando-a a um novo patamar no mercado. Isso facilita a aproximação com talentos e clientes, e pode resultar em uma divulgação e exposição mais efetivas da marca.

Pensamento inovador

A inovação no RH estimula ideias criativas e transformadoras dos colaboradores. Isso os incentiva a praticar a criatividade no dia a dia e transformar problemas em desafios a serem explorados. Em resumo, um RH inovador estimula o pensamento criativo dos colaboradores.

Como ter um RH inovador?

Uma das formas de ter um RH inovador é adotando as ferramentas e tecnologias adequadas de gestão de pessoas.

Segundo a CEO da UseRH Jaciara Pinheiro, uma empresa que não tem tecnologia deveria começar essa transformação entendendo principalmente quais são os seus principais desafios dentro da área de RH, identificando os pontos de gargalo.

“O RH deve questionar qual é o processo que tem maior envolvimento de hora/homem e maior risco de problema, de quebra de confiabilidade? Onde é a área que você normalmente gera pior experiência de interação com o seu colaborador?”, sugere.

Desta forma, a inovação começa prioritariamente naquilo que é a dor do RH, e onde os resultados irão acontecer mais rápido e motivar a empresa a buscar novas soluções para outros problemas.

Jaciara Pinheiro reforça que tentar inovar em algo que não gera impacto — que não resolve uma dor — dificilmente essa inovação terá valor para as pessoas. “A tecnologia precisa ser vista como valor agregado. Para isso, ela tem que ajudar a solucionar desafios para o negócio”, explica.

Por que usar tecnologia no RH?

A tecnologia vem como uma aliada para ajudar o RH a tratar desafios de uma forma mais fluida, sem depender de TI para tudo, afirma Jaciara.

Isso quer dizer que existem ferramentas de gestão de pessoas que são difíceis de implementar e operar, mas que as novas tecnologias tornaram mais fáceis e acessíveis.

Uma pesquisa realizada e divulgada recentemente pela Flash People com 200 empresas, mostrou que 80% das organizações entrevistadas utilizam, pelo menos, 3 ou mais ferramentas diferentes de gestão de pessoas em sua rotina.

A pesquisa identificou também que 7 em cada dez empresas precisam gerir 5 ou mais ferramentas. Desta forma, ferramentas que deveriam auxiliar na tomada de decisão dos gestores acabam onerando o tempo e tornando a área ainda mais operacional.

Esse cenário tem feito com que as empresas busquem tecnologias que reúnam mais de uma ferramenta de recursos humanos em uma única plataforma, aponta Jaciara Pinheiro.

“Um dos desafios que mais as empresas vêm vivendo nesse mundo com o advento de muita tecnologia é conseguir que os materiais sejam mais integrados. Em função disso, planejam ter um único sistema. Esse maior grau de integração gera maior confiabilidade de dados para ter relatórios mais consistentes e experiência de usuário melhor. E é disso que o RH precisa”, conclui.

Lista das 5 ferramentas essenciais para a inovação no RH

Agora que você já entendeu o que é inovação no RH e como a tecnologia contribui e facilita esse processo, confira as 5 ferramentas que não podem faltar em um RH inovador.

Plataforma de treinamento

Treinar e capacitar colaboradores gera motivação e engajamento, mas também aumenta o nível de qualificação e preparo para entregar maior resultado e agilidade.

Colaboradores atualizados e imersos em uma cultura de aprendizado contínuo também trarão soluções inovadoras para a empresa.

Então, vale a pena investir em uma Universidade Corporativa — plataforma online de treinamento —, onde a organização disponibiliza cursos e capacitações, trilhas de conhecimento.

 Testes de aprendizagem e acompanhamento de indicadores de progresso são outras ações que podem ser realizadas.

Outra vantagem de ter uma plataforma de treinamento é que ela é ideal para a educação corporativa à distância. Ou seja, para treinar colaboradores em regime remoto de trabalho.

Essa tecnologia reduz custos com deslocamentos para treinamentos presenciais e locações de espaços, além de aumentar a vida útil das capacitações e economizar o tempo dos gestores, que não precisam repetir treinamentos ao vivo.

A plataforma de Universidade Corporativa da UseRH tem todos esses recursos e também gamificação e relatórios personalizados.

Plataforma de treinamento

A gestão de desempenho é um processo do RH que auxilia a empresa a alcançar objetivos estratégicos por meio da melhoria contínua do desempenho dos colaboradores.

Uma plataforma de gestão de desempenho une as ferramentas necessárias para entender o desempenho dos colaboradores e promover a melhora dele, como avaliação de desempenho e PDI — Plano de Desenvolvimento Individual.

Na UseRH, a plataforma de gestão de desempenho permite criar campanhas de avaliação de desempenho e automatizar grande parte do processo. Ao final do ciclo, é possível registrar feedbacks e gerar PDIs a partir das competências identificadas.

Ferramenta de gestão de metas

Outra ferramenta que é indispensável em um RH inovador é uma plataforma onde as empresas realizam a gestão do planejamento estratégico, objetivos e metas.

É essencial que essa plataforma dê uma visão clara do progresso das metas e dos resultados ao longo do ano.

Ferramenta integrada de admissão e onboarding

Dois processos que sugam o tempo e energia do DP e do RH é a admissão e o onboarding de novos colaboradores. Por terem etapas muito burocráticas e que dependem de comunicação com outros setores, são recorrentes atrasos, erros e ruídos.

Com uma ferramenta integrada de admissão e onboarding, o DP e o RH podem, por exemplo, receber e validar documentos online e automatizar comunicações.

Com isso, a admissão e a integração do colaborador é muito mais ágil.

Em breve a UseRH irá lançar uma solução que irá tornar o processo de contratação melhor e mais rápido.

Software de departamento pessoal e folha de pagamento

Empresas de grande porte são as principais afetadas com erros e inconsistências na folha de pagamento, tendo prejuízos milionários com gastos desnecessários.

Mas já existe um software que realiza auditoria de folha de pagamento de forma automatizada por meio de inteligência artificial. Em apenas 30 minutos ele realiza uma varredura completa em busca de inconsistências.

O Robô IG, tecnologia desenvolvida pela fábrica de software do Grupo Rhopen já gerou uma economia de mais de R$ 40 milhões para 40 empresas.

Ferramentas integradas de RH

Para que o RH não continue se desdobrando na gestão de tantas ferramentas, o ideal que ter uma plataforma all-in-one, onde todas as ferramentas conversam entre si dentro do mesmo sistema. Desta forma, são produzidos insights relevantes para a gestão.

Pensando nisso, a UseRH tem desenvolvido as suas soluções de RH com integração entre elas, de forma com que a Universidade Corporativa emita dados para o módulo de Avaliações, vice e versa.

O objetivo é ser uma plataforma completa para a gestão de RH, dispensando a necessidade de outras plataformas e otimizando processos de implantação.

Você também pode gostar:

Conclusão

Neste artigo, vimos que a inovação no RH é resultado de uma gestão aberta a novas ideias e que otimiza processos para ser mais estratégico e cuidar de pessoas.

Para isso, ela faz uso de ferramentas e tecnologias integradas, como as ofertadas pela UseRH.

Para conhecer os módulos Universidade Corporativa e Onboarding da UseRH, fale com um de nossos especialistas e agende uma demonstração agora mesmo!

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome:

Quero treinar e desenvolver meus colaboradores com a plataforma da UseRH:










Cargo Atual:

Funcionários:
Eu concordo em receber comunicações: