UseRH

4 ferramentas úteis para a comunicação corporativa + [BÔNUS]

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Em meio às inúmeras mudanças provocadas pela pandemia de covid-19 no mundo do trabalho está a forma da empresa se comunicar com os colaboradores, a chamada comunicação corporativa.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a comunicação interna (83%), a gestão de crises e risco (71%) e os eventos (70%) foram os processos mais impactados pela pandemia, conforme publicado na revista vocêrh

O resultado evidencia as alterações iniciadas na crise e que continuam com a expansão das equipes em home office.

Neste artigo, você vai conhecer algumas ferramentas usadas para melhorar a comunicação corporativa em tempos de trabalho remoto. Continue lendo!

O que é comunicação corporativa?

Segundo alguns autores, a comunicação corporativa é o meio pelo qual os públicos de interesse percebem a empresa, ou seja, sua imagem e reputação. Por isso, é tão importante o modo como ela é feita.

Bem conduzida, pode proporcionar melhora do clima organizacional, fortalecer a cultura da instituição e a sua marca e evitar ruídos.

Já as falhas de comunicação, por sua vez, atrapalham não só as relações humanas no ambiente de trabalho, como também geram dificuldades para alinhar demandas e processos, afetando diretamente o alcance dos resultados.

Por isso, durante a pandemia, os comunicadores tornaram-se protagonistas e ganharam relevância, pois lidaram com o desafio de orientar os colaboradores em trabalho remoto.

4 ferramentas úteis para a comunicação corporativa remota + [BÔNUS]

Gestores de recursos humanos e de comunicação encontraram novos meios para uma comunicação coerente, coesa, clara e acessível para os diferentes perfis de profissionais. O objetivo é sempre manter um diálogo aberto e todas as pessoas integradas.

Separamos uma lista de soluções que podem ser empregadas em diferentes estratégias de comunicação corporativa:

1. Redes Sociais

Algumas empresas buscaram diversificar os canais de comunicação, criando  redes sociais privadas e de  acesso  restrito aos colaboradores, por exemplo. É possível fazer isso com o  Instagram e o  Facebook

Uma das vantagens é que essas redes ajudam a fortalecer o  vínculo de comunidade entre os funcionários e a organização, compartilhando principalmente fotos e vídeos do dia a dia no trabalho.

2. E-mail e newsletter

Outras empresas intensificaram a frequência de comunicados por e-mail e newsletter. Para isso, recorreram a plataformas de automação como o RD Station Marketing, onde é possível criar mensagens personalizadas e com a identidade da marca.

Esse recurso é perfeito para divulgar informações que competem a toda equipe, como notícias, eventos e comunicados oficiais, porém é de baixa interação.

3. Serviços compartilhados

De forma muito diferente das anteriores, os servidores compartilhados se tornaram o braço direito das equipes remotas para armazenar e compartilhar arquivos com segurança. Os mais conhecidos são o Google Drive, DropBox e OneDrive.

Eles passaram a ser usados também como repositório de cursos, treinamentos, manuais e outros conteúdos de consulta, que podem ter diretrizes e normas de trabalho.

4. Videoconferência

Mas existe uma classe de ferramentas que se destaca entre todas as outras: a de videoconferência. Elas foram popularizadas por proporcionarem interação em tempo real, sendo muito usadas para reuniões, encontros e até mesmo treinamentos.

As mais comuns são Google Meet, Teams e Zoom. Todas têm versões premium que oferecem outros recursos úteis para a experiência de comunicação corporativa.

[BÔNUS] Plataforma que une soluções com custo acessível

Já pensou encontrar uma ferramenta que tenha um pouco de todas essas soluções? Assim é a USERH.
O sistema foi pensado para que empresas montem um ambiente virtual de aprendizagem, construindo cursos e treinamentos e disponibilizando para seus colaboradores.

Podem ser usados diferentes formatos de conteúdo: vídeo, .PDF, .PPT, scorm, entre outros, adicionar testes e avaliações e ainda criar fóruns de discussão para os cursos, onde os alunos compartilham dúvidas e interagem.

Mas, além dos recursos de aprendizagem, a plataforma também dispõe de um sistema de notificações muito útil para a comunicação corporativa.

O gestor pode programar o sistema para avisá-lo quando o colaborador concluir um curso, por exemplo, ou explorar o modo manual para enviar um comunicado para todos os funcionários de um setor cadastrado na plataforma. A mensagem vai chegar no perfil de cada colaborador e por e-mail.

É possível usar esse recurso em estratégias de endomarketing, enviando boletins para anunciar o profissional que foi destaque do mês, divulgar um evento ou avisar sobre o funcionamento da empresa no feriado.

A plataforma para universidades corporativas da USERH também tem uma biblioteca de conteúdos. Então, além de criar cursos personalizados, sua empresa pode disponibilizar materiais extras para toda a base de colaboradores.
Workshops e encontros online podem ser realizados pela ferramenta de aula ao vivo da USERH. Faça a sua transmissão, grave e disponibilize lá mesmo.

Venha conhecer mais sobre essa ferramenta! Converse com a nossa equipe.

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome:

Quero treinar e desenvolver meus colaboradores com a plataforma da UseRH:










Cargo Atual:

Funcionários:
Eu concordo em receber comunicações: