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10 motivos para ter onboarding e offboarding na sua empresa

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Dar boas-vindas e se despedir cordialmente de alguém são ações esperadas de alguém que tem educação e respeito pelo outro.

 

No mundo corporativo, exige-se demonstrações de hospitalidade e consideração na relação entre a empresa e o colaborador.

 

Ao longo do tempo, entendeu-se que essa postura impacta no engajamento e na produtividade do colaborador e na atração e retenção de talentos da empresa, além da construção do seu employer branding.

 

Os processos responsáveis por boas-vindas de sucesso e despedidas amistosas são o onboarding e o offboarding, respectivamente.

 

Neste artigo, vamos conhecer 10 vantagens de aplicar onboarding e offboarding na sua empresa.

 

Neste artigo você vai ver:

  • Diferença entre onboarding e offboarding

  • Como aplicar o onboarding e o offboarding [dicas práticas]

  • Conclusão

Continue a leitura e compartilhe com a sua equipe!

Diferença entre onboarding e offboarding

O significado de onboarding, em tradução livre, é “integração”. Aplicado ao mundo corporativo, o onboarding na empresa representa o processo de integração de um novo colaborador, que vai desde a sua admissão até os treinamentos que vão habilitá-lo a executar as suas atividades no dia a dia.

 

Já o offboarding pode ser traduzido livremente como “desembarque”, e se refere ao processo de desligamento do colaborador de uma empresa, seja de forma voluntária ou por meio de demissão.

 

Então, enquanto o onboarding cuida da chegada do novo colaborador, o offboarding cuida da saída de um colaborador da empresa.

 

Esses dois processos têm sido vistos com crescente cuidado pelas empresas, pois se entende que fazem parte da jornada do colaborador, sendo marcos importantes, e impactam na imagem da empresa enquanto marca empregadora.

 

Por isso, trouxemos 10 razões para você aplicar o onboarding e o offboarding na sua empresa.

 

10 motivos para ter onboarding e offboarding na sua empresa

1 – Engaja o novo colaborador

Uma das grandes vantagens de ter um onboarding bem estruturado e executado é a integração mais rápida e eficiente do colaborador à cultura da empresa, o que faz com que ele se engaje mais rápido.

 

Em uma pesquisa da Bamboo RH, 91% dos entrevistados disseram que acreditam que o processo de onboarding faz com que o colaborador se conecte mais com a equipe e 89% acreditam que o colaborador fica mais alinhado à cultura organizacional.

2 – Facilita a rotina do RH e da empresa

Não é maravilhoso quando já sabemos qual é o próximo passo que devemos dar? O onboarding estruturado traz o detalhamento das documentações, etapas, responsáveis e tarefas, evitando possíveis gargalos, reduzindo erros e, assim, propiciando maior agilidade.

3 – Reduz o turnover

Inúmeras estatísticas comprovam a relação entre onboarding e retenção de talentos. Uma delas, da O.C. TANNER, afirma que 69% dos funcionários têm maior probabilidade de permanecer na empresa por pelo menos 3 anos após uma ótima experiência de integração.

 

Consequentemente, a implementação de um programa de onboarding reflete na redução do turnover nas empresas, moldando um bom relacionamento a longo prazo entre a organização e o colaborador.

4 – Reduz a curva de aprendizado

Além de facilitar a absorção da cultura da empresa e engajar os colaboradores, o onboarding, quando bem executado, também contribui para acelerar o tempo que o colaborador leva para:

  • Aprender as suas atividades;

  • Conhecer os processos internos da empresa;

  • Habituar-se a ferramentas utilizadas no dia a dia.

Com isso, o colaborador passa a entregar também resultados mais rapidamente, uma vez que a sua curva de aprendizado foi diminuída.

 

É o que confirma a pesquisa da O.C. TANNER, na qual pessoas contratadas em empresas com programa de integração mais longos relatam ser mais proficientes em suas funções 4 meses antes do que em empresas com programas de onboarding mais curtos.

 

Você pode ver todas as estatísticas apresentadas neste artigo e outras em 10 estatísticas que provam que o onboarding é capaz de reduzir o turnover de colaboradores.

5 – Fortalece a marca empregadora

A admissão organizada e segura, a assimilação rápida e intensa da cultura da empresa, integrando o novo colaborador à equipe e às atividades. Além disso, dá a ele todo o suporte necessário para iniciar o seu trabalho e apresentar resultados. 

 

Essas ações contribuem para o bem-estar e experiência positiva do novo colaborador e que fortalecem a imagem da empresa como marca empregadora. 

6 – Esclarece os motivos de saída 

Entender o que leva as pessoas a se desligarem da empresa aponta falhas no processo de recrutamento e seleção, falta de fit cultural entre colaborador e empresa e até mesmo deficiências de gestão, como falta de benefícios adequados e de um plano de carreira.

 

Para fazer esse levantamento dos motivos de saída, basta aplicar uma Avaliação de Período de Saída ou Entrevista de Desligamento como parte do processo de offboarding.

 

Com esses dados em mãos, o RH terá um direcionamento mais estratégico de ações para retenção de talentos.

 

Você pode ver dicas de como realizar a entrevista de desligamento no nosso artigo Checklist top indicadores de desempenho de RH.

7 – Evita situações e sensações de injustiça

Um processo de offboarding bem estruturado também evita a criação de situações de constrangimento e a sensação de injustiça, caso a demissão seja uma iniciativa da empresa.

 

A transparência da gestão e a disposição em esclarecer todas as dúvidas do colaborador e respeitá-lo nesse momento – por vezes delicado – contribui para a manutenção do bem-estar do ambiente de trabalho.

 

Quem nunca foi pego de surpresa com a saída de um colega e várias suposições sobre o que aconteceu?

 

Boatos e conversas de corredor causam insegurança na equipe e podem prejudicar a sua produtividade. Portanto, quanto mais claro for o processo, melhor.

8 – Reduz o risco de relatos negativos na internet

Hoje em dia é muito comum que pessoas compartilhem na internet suas más experiências nas empresas. 

 

Existem sites próprios para avaliar a passagem pela empresa, como o Glassdoor, onde as pessoas podem dizer como é trabalhar na empresa sob sua própria perspectiva e atribuir uma nota à organização, como fariam com um hotel ou serviço. 

 

Desta forma, evitar o “estresse demissional” pode mitigar o risco de a empresa ter que gerenciar relatos negativos na internet de ex-colaboradores insatisfeitos e inconformados com a demissão.

 

O momento da demissão é difícil para o gestor, e saber fazê-lo é um dos desafios da relação empresa x colaborador. Por isso, veja 10 dicas de como demitir um funcionário, de acordo com a Rhopen Consultoria.

9 – Padroniza processos e evita atrasos

Uma vantagem óbvia de ter o offboarding definido é a padronização do processo de saída de todo colaborador, facilitando o dia a dia dos responsáveis, que vão saber exatamente o que fazer e em qual momento. 

 

Com isso, são reduzidos os riscos de erros e atrasos com documentação, por exemplo.

10 – Manutenção do bom relacionamento

Como já dissemos, a experiência de saída de uma pessoa de uma empresa pode ser positiva ou negativa, isso irá impactar na imagem que ela faz da organização.

 

E é por esse motivo que uma correta execução do offboarding contribui para que a empresa mantenha um bom relacionamento com os ex-colaboradores, deixando a porta aberta para novas oportunidades.

 

 

Como aplicar o onboarding e o offboarding [dicas práticas]

O primeiro passo para implantação tanto do onboarding quanto do offboarding é montar um planejamento com todos os detalhes de cada processo. 

 

No artigo Integração na empresa: como estrutura um processo otimizado e efetivo damos um passo a passo de como montar o onboarding do zero, o que inclui:

 

  • Orientar o novo contratado sobre os documentos que precisa entregar e sobre o regime de trabalho; 

  • Construir uma trilha de apresentação da empresa, com história, missão, valores e a cultura organizacional; 

  • Comunicar com antecedência à equipe sobre a chegada do novo colaborador e preparar uma boa recepção; 

  • Alinhar as expectativas e explicar as principais funções do novo colaborador;

  • Criar uma rotina de treinamentos e capacitações.

O offboarding também possui etapas. No artigo Como demitir um funcionário? Veja o que fazer com estas 10 dicasa Rhopen Consultoria propõe um passo a passo para diminuir o desconforto que geralmente existe neste momento:

 

  • Marcar uma reunião com o colaborador assim que a decisão for tomada;

  • Dar a notícia sem usar intermediários, sendo o responsável o supervisor direto, com o suporte de uma pessoa do RH;

  • Não demitir de surpresa, sem antes tentar outros recursos de correção de rota, como avisos, orientações e treinamentos;

  • Ser claro e objetivo durante o comunicado, sem alongar a conversa e abrir margem para dúvidas do que está acontecendo;

  • Manter a cordialidade, ser gentil e respeitoso;

  • Justificar a demissão, pontuando as falhas de desempenho e comportamento;

  • Explicar os próximos passos, o que é preciso providenciar de documentação e colha as assinaturas necessárias para a rescisão do contrato;

  • Enviar um comunicado por escrito com os pontos mais importantes da orientação passada na reunião, para consulta;

  • Comunicar o time sobre a demissão, sendo claro e objetivo, mas sem entrar em muitos detalhes;

  • Excluir todos os acessos do funcionário, tanto físicos quanto eletrônicos.

Conclusão

Aprendemos que o onboarding e o offboarding são dois processos de gestão de pessoas importantes para um bom início e encerramento da jornada de um colaborador na empresa.

 

Vimos também os benefícios que as práticas envolvidas no onboarding e offboarding trazem tanto para colaboradores quanto para a empresa, e dicas práticas para aplicá-los na gestão da sua empresa.

 

Uma forma de dar fluidez, segurança e agilidade ao onboarding na sua empresa é usando uma plataforma onboarding digital, como a que será lançada em breve pela UseRH.

 

Essa plataforma irá permitir a construção de fluxos de onboarding personalizados, de acordo com o modelo de contratação do novo colaborador. Nela, o DP poderá receber e validar todos os documentos de admissão e acionar, automaticamente, as demais áreas envolvidas no processo de integração.

 

A plataforma de onboarding da UseRH também terá integração com outras plataformas, como a de Avaliações e de Universidade Corporativa, formando um grande sistema completo de gestão de pessoas.

 

Para saber mais sobre esse lançamento, fale com um de nossos especialistas pelo WhatsApp agora mesmo!

 

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