UseRH

fevereiro 8, 2024

Top 10 dicas para uma integração de novos colaboradores bem-sucedida

homem dando as mãos com tablet
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Iniciar em um novo emprego pode ser assustador para muitas pessoas. Não só pelos desafios correlatos à recém-assumida função, mas também por ter que se inserir e criar conexões com uma nova equipe e se adaptar a outra cultura e rotinas.

Com a liberdade geográfica que as novas tecnologias propiciaram, tudo isso pode vir acompanhado de um novo idioma, fuso horário e expressões.

É por esses e outros motivos que empresas estão investindo em processos de admissão e onboarding mais organizados e completos. Buscam, assim, integrar a nova pessoa colaboradora ao time e prepará-la para enfrentar diferentes cenários dentro da organização.

Para auxiliar o RH a criar um processo de integração que faça a diferença para quem está chegando na empresa, convidamos a nossa coordenadora de RH Soanne Rezini para dar dicas testadas e aprovadas sobre o processo.

Veja só o que mais você vai encontrar no artigo:

– O que é integração de novos colaboradores?

– Como integrar novos colaboradores?

– Por que fazer integração de novos colaboradores?

– Quais são as principais dificuldades das empresas ao fazer integração de novos colaboradores?

As top 10 dicas para uma integração de novos colaboradores bem-sucedida.

O que é integração de novos colaboradores?

A integração é um processo de socialização dos novos colaboradores, apresentando a história, estrutura, serviços e programas da empresa, além dos setores e colegas, assegurando a adaptação e a retenção desses profissionais na empresa. 

Logo após a admissão, o novo colaborador é iniciado em uma série de atividades, como treinamentos e apresentações que também visam aproximá-lo da cultura da empresa e dos novos colegas de trabalho.

Como integrar novos colaboradores? Existe um passo a passo? Qual é?

O processo de integração de novos colaboradores pode variar de empresa para empresa, mas existem algumas etapas que são comuns à maioria das organizações. 

Geralmente, começa com a apresentação do ambiente e cultura da empresa, treinamento e capacitação nas áreas específicas, integração com o time e alinhamento das suas responsabilidades. 

Algumas empresas também fornecem informações sobre os benefícios oferecidos, a missão e a história da empresa.

Quais são as principais dificuldades das empresas ao fazer integração de novos colaboradores?

Toda integração tem desafios. Porém, muitas dificuldades que o RH enfrenta e que reduzem a eficiência do processo estão relacionadas à falta de planejamento e estruturação.

Além disso, empresas que sofrem com a alta rotatividade ou passam por um período de grande volume de contratações podem ter a capacidade de acompanhamento e suporte aos novos colaboradores comprometida.

Ocupados com rotinas operacionais, existem equipes que não conseguem tempo para dedicar-se ao processo de integração. Essa dificuldade pode ser causada também pela falta de recursos e ferramentas adequadas de admissão e onboarding.

A falta de uma comunicação clara e eficaz sobre as expectativas e responsabilidades dos novos colaboradores ainda no período de integração, por parte da gestão, é outro fator que compromete o objetivo da integração.

As top 10 dicas para uma integração de novos colaboradores bem-sucedida

Para o seu RH encarar esses desafios e sair campeão na admissão, convidamos a nossa coordenadora de RH, Soanne Rezini, para listar 10 dicas práticas já aplicadas em projetos de onboarding. 

Soanne é psicóloga e tem vasta experiência em RH, incluindo 7 anos de atuação no Grupo Rhopen como consultora em projetos de estruturação e reestruturação de processos para RH.

Confira as dicas da especialista!

1. Prepare o conteúdo do treinamento

Defina se o modelo utilizado será presencial ou online e elabore uma apresentação. Observe se ocorreram atualizações de procedimentos e informações institucionais, para que seja transmitido somente o que está valendo. 

Nesse momento, é relevante passar informações como: identidade empresarial, benefícios, regulamento interno e código de ética.

2. Agende a integração

Programe junto às áreas envolvidas os treinamentos que serão aplicados no decorrer da integração e no período de experiência, para que todo o conteúdo esteja pronto e atualizado. 

Monte um cronograma e entregue para o novo colaborador ter ciência do seu compromisso.

3. Prepare a chegada

Ter um kit boas-vindas é um grande diferencial para que o novo colaborador se sinta acolhido e pertencendo ao time. 

Monte um kit com materiais que façam sentido para o seu negócio, como: garrafa, caneta, caderno, mochila, entre outros. O kit precisa estar pronto para ser entregue no primeiro dia do novo colaborador, seja no presencial ou no remoto.

4. Organize as boas-vindas

Faça contato com o candidato selecionado para confirmar seu início na empresa. Demonstre o sentimento de agrado e o quanto a empresa está feliz por recebê-lo como membro da equipe.

Deixe organizado todas as informações e materiais necessários para a chegada do novo colaborador. Se o modelo for online, explique que ele receberá o link de acesso ao treinamento de integração por e-mail. Acolha este novo colaborador!

5. Escolha quem será o “anjo da guarda” do novo colaborador

Defina uma pessoa do time para ser o “anjo da guarda” do novo colaborador nos primeiros dias de trabalho. 

Ele será responsável por apresentar o setor e suas particularidades, os processos, a empresa, dicas, entre outras informações que ajudarão o novo integrante a iniciar essa nova jornada com mais facilidade.

6. Ministre um super treinamento

Defina qual modelo será utilizado pela empresa, presencial ou online. Sendo presencial, o RH deve ministrar o treinamento repassando ao novo colaborador todas as informações necessárias e apresentando o “anjo da guarda”. 

Sendo online, é imprescindível que o novo colaborador seja avisado com antecedência sobre o recebimento do link de acesso aos treinamentos por e-mail, e que dúvidas podem ser direcionadas ao líder imediato ou RH. Faça-o se sentir parte da empresa já!

7. Mensure a experiência do novo colaborador

Crie uma rotina de mensurar a experiência do novo colaborador. Isso ajudará a medir a conexão cultural do novo colaborador, se ele se sente acolhido e, principalmente, se ele está entregando e gerando valor para a empresa.

8. Crie um ambiente seguro

É fundamental criarmos um ambiente seguro para o novo colaborador. Orientá-lo – quando necessário – no desenvolvimento das atividades, auxiliá-lo em dúvidas e acompanhá-lo no período de adaptação junto à liderança gera confiança e engajamento do novo colaborador.

9. Tome feedback

Manter o feedback constante em parceria com a liderança é fundamental nesse processo para melhoria contínua. 

Por meio dele, será possível identificar se há contratempos, como: desconforto com a equipe, problemas de alinhamento com os valores da empresa, dificuldade na realização das tarefas entre outros. Esses fatores podem impedir o desenvolvimento e o interesse do novo colaborador.

10. Invista em uma plataforma de admissão e onboarding

Ter a ferramenta certa faz a diferença na organização e na execução do processo de admissão e integração de novos colaboradores. 

O que geralmente ocorre é uma gestão baseada em planilhas e comunicações fragmentadas, o que exige muito do profissional que está responsável pela admissão.

Com uma plataforma de admissão e onboarding, é possível automatizar etapas e tarefas operacionais, centralizar informações, documentos e comunicações, dando agilidade ao processo.

Além disso, existem plataformas especializadas em gestão de aprendizagem, como a Universidade Corporativa da UseRH. Nela, as empresas dispõem de ambiente online de treinamento personalizado, com trilhas de conteúdo exclusivas.

Por que fazer integração de novos colaboradores? Quais os benefícios?

A integração de novos colaboradores é necessária para garantir que o colaborador tenha uma transição suave e bem-sucedida para a nova empresa. 

Isso pode resultar em uma série de benefícios para a organização, incluindo:

– Melhoria da produtividade e eficiência dos novos colaboradores;

– Redução do tempo de adaptação e aprendizado;

– Aumento do comprometimento e engajamento dos colaboradores;

– Aumento da retenção de talentos;

– Melhoria da cultura organizacional.

Uma pesquisa da O.C. TANNER, por exemplo, mostrou que 69% dos funcionários têm maior probabilidade de permanecer na empresa por pelo menos 3 anos após uma ótima experiência de integração.

Além disso, pessoas contratadas em empresas com programa de integração mais longos relatam ser mais proficientes em suas funções 4 meses antes do que em empresas com programas de onboarding mais curtos, de acordo com a mesma pesquisa.

Esses resultados são alguns dos muitos que corroboram a importância de ter uma gestão de RH preocupada com a chegada dos novos colaboradores à empresa.

Conclusão

A integração de novos colaboradores é um processo crucial para garantir que a chegada de um novo profissional à empresa seja tranquila e bem-sucedida. 

Neste artigo, vimos que é importante que as empresas sejam proativas na preparação para o onboarding, incluindo a criação de um plano estruturado, a comunicação clara das expectativas, a oferta de treinamento adequado e a criação de um ambiente acolhedor e inclusivo.

Outro aspecto destacado neste artigo é a importância de manter a comunicação e o feedback contínuos durante o processo de integração, para garantir que o novo colaborador se sinta integrado e compreenda bem o seu papel na empresa.

Se sua empresa está procurando uma maneira eficiente de realizar a integração de novos colaboradores, fique atento ao lançamento do módulo Onboarding da UseRH. 

Com este novo recurso, sua empresa poderá atender às principais necessidades do DP e RH para admissão e integração bem-sucedidas.Para saber mais, basta solicitar informações pelo whatsapp.

Por fim, não perca a oportunidade de se inscrever na newsletter da UseRH. Nela você encontrará a melhor seleção de conteúdos de recursos humanos e gestão de pessoas, além de informações exclusivas sobre os produtos da UseRH. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter

Email:
Nome: